Ministro do STF pede afastamento de Bolsonaro

Ministro Marco Aurélio Mello

Em meio à busca por uma boa notícia para amenizar o drama nosso de cada dia – sol produz vitamina D, arma para turbinar a imunidade; pesquisas iniciais com a cloroquina revelam bons resultados no tratamento da Covid-19 – eis que surge um alento: o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, encaminhou ontem à noite à PGR pedido de afastamento de Bolsonaro, sustentado por notícia-crime que lista as ações do presidente que botaram a população em risco durante a pandemia do Covid-19. O andamento da ação, porém, requer parecer favorável da PGR.
Se o parecer for favorável, a denúncia segue para a Câmara dos Deputados, que a envia à Comissão de Constituição e Justiça. O presidente recebe então um prazo para se manifestar e, por último, a solicitação de afastamento é analisada pelo plenário. Ao mesmo tempo, Bolsonaro fica cada vez mais isolado, depois que Trump, sua fonte de inspiração, endureceu medidas de isolamento nos EUA.
Essa luz no fim do túnel pode ser um ponto final a esse inexplicável comportamento errático de nosso mandatário, capaz de gerar mais insegurança e de se expor e a populares à contaminação para desautorizar o ministro da Saúde – a mais equilibrada e técnica voz do governo nessa pandemia. Além das várias ações que tramitam na Justiça contra Jair, nove partidos políticos anunciaram sua intenção de ir aos tribunais solicitando providências em relação ao passeio do presidente pelo DF no último domingo.
Enquanto isso, é esperado muito barulho para a noite deste 31 de março. Nos 56 anos de golpe militar, a Vigília pela Democracia mobiliza o país, também motivada pela pandemia. As ruas continuarão desertas – qualquer apoio ao isolamento é o único que traz alguma segurança nesses tempos de insegurança generalizada – e Bolsonaro será um dos alvos preferenciais do protesto: a partir das 20h, a população é convocada a apitaços e panelaços.
A ação será turbinada por panos pretos pendurados nas fachadas. As redes sociais, por sua vez, vão exibir cartazes, fotos, filmes, debates e depoimentos desde líderes políticos, artistas, professores a trabalhadores das mais diversas áreas. Agora, é a ação ao nosso alcance para preservar vidas! 
Bolsonaro nas ruas do DF neste domingo
   

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

Tudo muito inverossímil

Pela Internacional Democrática