Democracia de mentirinha

 


Não é novidade para ninguém que vivemos uma democracia de mentirinha, a todo momento ameaçada pelo presidente com o fechamento do STF e aparelhamento de nossas instituições. Semana passada, mesmo, o ministro Alexandre de Moraes viu-se obrigado a uma pirueta para escapar dessas armadilhas.

 Bypassou Augusto Aras sobre a operação deflagrada pela PF contra Ricardo Salles. Alguma dúvida de que o PGR iria dedurar o esquema para melar sua realização?

Pois bem, Augusto Aras se indignou. Protocolou ação no STF para que tal tipo de operação não ocorra antes de passar pelo seu crivo. Daqui para a frente, se a ação for acatada, um Salles poderia continuar a aprontar das suas sem ser incomodado, como desejaria o presidente. 

Afinal, todos sabem também que o ministro do Meio Ambiente nada mais faz do que cumprir as ordens do chefe.

Outra situação esdrúxula ocorreu nesse mesmo contexto. Após cobrar satisfação à PF, acompanhado de um funcionário armado, Salles seguiu para uma reunião com o presidente e o ministro da Justiça, a quem a PF é subordinada. 

Trata-se de um caso inédito em que o alvo da operação participa de um encontro com seus superiores, que deveriam estar discutindo sua punição. Tanto o assunto não era esse que Bolsonaro se apressou em declarar em suas redes o “excepcional ministro”.

E agora o novo passo populista e antidemocrático é garantir o aval às fake news espalhadas pelas redes que dão suporte a seu governo. Essa é a finalidade do novo decreto que Bolsonaro está preparando – será parecido com o que seria destinado a governadores e prefeitos contra as medidas de isolamento?

Como disse Pablo Ortellado em sua coluna, o decreto pode até passar. Dificilmente, porém, deixará de ser considerado inconstitucional. Mais difícil ainda será Bolsonaro achar que pode falar grosso com as plataformas, como se elas fossem tão submissas a ele quanto seus cegos seguidores.

E, para concluir, avança no Senado a absurda proposta da volta do voto no papel. Era um dos únicos momentos em que podíamos sentir algum tipo de superioridade diante dos EUA, que levam quase um mês para aferir seus resultados eleitorais.

 Quem fez a melhor comparação foi o ministro Luiz Roberto Barroso: seria como se voltássemos aos tempos do orelhão.          

Comentários

  1. Maria Christina Monteiro de Castro
    este não vai durar...menos por escolha do presidente que pela pressão internacional....outro virá.. Na minha opinião, a Amazônia tem que ser tratada diferente, no todo e não no varejo. Desta vez pegaram, milhares de operações idênticas escapam à fiscali… Ver mais
    · Responder · 1 h
    Celina Côrtes
    Maria Christina Monteiro de Castro Sim tb estive lá. Quase impossível

    ResponderExcluir
  2. Luiz De Toledo Silva
    Esse merda tinha que ser preso
    · Responder · 7 h
    Angela Maria da Silva
    No BRASIL NÃO TEM LEI.

    ResponderExcluir
  3. Sebastian Nunes
    Bandido....
    · Responder · 10 h
    Jorge Nunes
    Esse homem e para está preso.

    ResponderExcluir
  4. 4 comentários
    Fabiana Araújo
    Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e pessoas em pé
    · Responder · 2 h
    Fabiana Araújo
    Pode ser um desenho animado de texto que diz "FORA BOLSO NARO"
    · Responder · 2 h
    Zezé Justi
    #ForaBolsonaro
    · Responder · 1 h
    Iara Cristina Rodrigues
    Revoltante.

    ResponderExcluir
  5. Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "Lana de Holanda @lanadeholanda Burguesia OU Fede Pra vocês entenderem o tamanho do buraco onde nos encontramos: -No Governo Dilma um ministro foi demitido por ter comprado uma tapioca no cartão corporativo. -No Governo Bolsonaro o ministro do meio ambiente está sendo acusado de TRÁFICO INTERNACIONAL e segue firme no cargo."
    · Responder · 1 d
    Simoni Bampi
    Pode ser uma imagem de texto que diz "BRASIL É TERRA DE GADO MINISTRO INVESTIGADO GENERAL INTERROGADO GOVERNO RENEGADO PAÍS CASTIGADO POVO LAR GADO ABNEGADO NE GADO GADO POETA SEU ZÉ"
    · Responder · 1 d
    Rosa De Lourdes Azevedo Dos Santos
    Chega a causar nojo 🤢
    · Responder · 1 d
    Joaquim Rodrigues Feitosa
    Ladrão apoiado por Bolsonaro e endeusado por seus apoiadores PRG parte da PF, poles zé ninguem que gritam mito, p
    · Responder · 1 d
    Zebeto Fernandes Rodrigues
    VER SALLES... quanta tragédia, não compreender a democracia e votar nulo ou se abster nas eleições de 2018. Seja quem for que dispute com este crápula em 2022 no segundo turno, vote no outro, não cometa um crime contra a democracia.
    · Responder · 20 h
    Marialva Thereza Swioklo

    Sou profissional da área ambiental há mais de 03 décadas. Jamais, jamais, jamais presenciei situação tão calamitosa quanto a atual, sob a batuta da dupla criminosa Salles e Bolsonaro. Vieram para destruir os nossos recursos naturais e minerais, bem como as populaçoes indígenas , quilombolas e ribeirinhas. Um plano diabólico. Destruíram os órgãos ambientais como Ibama, ICNBio, substituindo , ainda, técnicos com mestrado, doutorado, concursados por policiais militares e do exército. Uma catástrofe que as gerações futuras , por certo, serão altamente prejudicadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como jornalista, passei muitos anos cobrindo Meio Ambiente, no JB e na revista IstoÉ. Nunca vi nada parecido, tão descarado, e sem freio!!!!

      Excluir
  6. Maria de Fátima
    Lixo não reciclável
    · Responder · 33 min
    Roselane Reis
    Meu Deus é muito lixo junto.😕😡🐂
    · Responder · 32 min
    Mary Seixas
    O Exterminador do Futuro também é contrabandista.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo muito inverossímil

Trump é o Hitler do século 21

Gonet confraterniza com bolsonaristas