Caminhoneiros, o avesso do agro

 


Greves de caminhoneiros são de triste memória pelo potencial de estrago que têm capacidade de provocar. No 7 de setembro, foi a categoria que aderiu mais incondicionalmente aos chamados de Bolsonaro para o golpe e comemoraram o que acharam ter sido a decretação do estado de sítio.

Como se fosse vitória da causa pela liberdade...

Agora eles prometem voltar à carga, na paralisação convocada para o 1º de novembro. Dessa vez, os motivos são todas as promessas não cumpridas pelo governo, como a redução do preço do diesel, o preço mínimo do frete e aposentadoria por 25 anos de contribuição, entre outras reivindicações.

Provavelmente eles também não sabem que o maior fator no aumento do preço dos combustíveis não é o ICMS demonizado pelo presidente da Câmara, em mais um movimento para puxar o saco do chefe.

E sim o dólar nas alturas, não só para atender aos interesses de outros aliados, do agronegócio, como pelas crises criadas pelo presidente que desvalorizam nossa moeda. Nesse caso, como satisfazer simultaneamente aliados tão díspares, como os caminhoneiros e o agro?     

A deliberação para a greve surgiu da reunião de representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) e da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), ligadas aos caminhoneiros autônomos que participaram da greve de 2018.

Mais perdido do que cego em tiroteio, resta saber como Bolsonaro vai escapar da nova ameaça, com potencial de turbinar ainda mais a inflação. Ele acaba, por sinal, de demonstrar sua ignorância sobre a crise energética e hídrica.

Bastou uns dias de chuva para o presidente dizer aos apoiadores que ia mandar o ministro das Minas e Energia voltar à ‘bandeira normal’.

Bandeira essa que se chama ‘verde’, quando não é necessário cobrar pelo uso da energia termelétrica.

E a decisão não cabe ao ministro, e sim à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Foi criada, inclusive, a bandeira tarifária de escassez hídrica, justamente para evitar uma explosão de aumentos em 2022.

Seria querer demais que Bolsonaro tivesse entendido isso, assim como nos deixa reféns dos caminhoneiros...

Comentários

  1. Miguel Silva
    Faz arminha e grita mito , quem sabe o diesel baixa.

    ResponderExcluir
  2. Benedito Carvalho
    Eu vejo muito nas estradas e BRs são caminhoneiros com bandeira do Brasil na frente do caminhão comemorando a alta de diesel, bando trouxas

    ResponderExcluir
  3. Ze Do Rosário
    Povim ruim de mira estes caminhoneiro.. daê!

    ResponderExcluir
  4. Ivomires Pinto Ramalho
    Esses caminhoneiros são uma comédia.🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
  5. Rogerio Batista
    PRA QUEM NÃO SABE ESSA GREVE DOS MOTORISTA NÃO E COMONDADA POR ZE TROVÃO E O SERGIO REIS QUE INCLUSIVE FOI MANIPULADA PELO BOZO, A GREVE AGORA E DO SINDICATO DOS CAMIONHEIROS, A COISA AGORA E SERIA.

    ResponderExcluir
  6. VALTER OLIVEIRA CASTRO
    Área de Gestão da Qualidade e/ou Técnico em Segurança do Trabalho
    Falar mais o quê!!!
    Celina, você já disse tudo!!!
    👏👏👏👏👏👏🙏

    ResponderExcluir
  7. Nicola Choueri IL BROKERS
    Fora da rede3º+
    --
    1 d
    (editado)
    Esqueceu de saliêntar algo importante, Celina. A do circo que foi administrada por dois grandes corruptos, conhecidos no país, só foi feita para desgatar o governo, sem nenhum fato concreto contra o governo, e sim uma invenção da esquerda onde julgam o governo à ser os responsáveis, pelas mortes. Não é verdade, pois, os grandes responsáveis na minha ótica são governadores e prefeitos que deixaram o povo utilizar os ônibus lotados, festas clandestinas que são inúmeras. Esta conversa de renúncia é a maior besteira falada pela esquerda. E os outros países que estão sofrendo da mesma forma, mas temos que levar em consideração que o Brasil tem 220.000 de habitantes, e com a ajuda dos médicos e do Sus, conseguiram salvar muitas e muitas vidas. Outro fato a crise financeira é global hoje em função desta pandemia maldita, os países estão ficando mais pobres e com os milhões de vacinas que compraram foram bilhões de dólares em vacinas.

    ResponderExcluir
  8. Elza Ribeiro
    Os caminhoneiros do dia 07.09 eram de Empregados de Empresas tem carteira assinada, agora pelo que eu li, são os autônomos que farão a greve agora.

    ResponderExcluir
  9. Cal Lobo
    Uma boa saída para o Brasil continua sendo o aeroporto Internacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que nossa moeda não vale nada e passaremos fome lá fora...

      Excluir
  10. Marisa Helena Scarlazzari Oliveira
    Chamo o Cacique Cobra Coral pra trazer chuva e encher as reservas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ministério das Minas e Energias já está em tratativas com eles...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

Tudo muito inverossímil

Pela Internacional Democrática