Cenários para 2022

 


O horizonte de 2022 ainda é turvo. Para o analista político Creomar de Souza, porém, já é possível fazer previsões.

O que mais o tem surpreendido é o salto de Gilberto Kassab de prefeito de São Paulo a eminência parda do jogo político. "Ele trabalha com a ideia de ressuscitar o PSD com a referência de Juscelino Kubistchek", analisa.

"Kassab captou a ansiedade de setores do mercado por um nome fora da dualidade Lula/Bolsonaro e aposta em Rodrigo Pacheco", aponta Souza, que acredita ainda no candidato em chapas, com Lula, o PSDB ou o próprio Bolsonaro.

Este último, a blogueira que vos fala acha menos provável, pelo fato do presidente já ter manifestado sua irritação com a metamorfose do ex-aliado em possível concorrente, assim como ocorreu em relação a Sérgio Moro.

Já Lula vende a ideia de que a desigualdade diminuiu em seu governo. O que é de fato verdadeiro, dentro da conjuntura internacional que lhe foi altamente favorável.

“Ele precisa resgatar militantes que o abandonaram. Tem ido aos movimentos estudantis, sociais, negros, lideranças indígenas, MST, sem teto. Conversa com todo mundo, tentando recuperar o espaço ocupado pelo PSOL.”

Para Souza, Lula só se aproximará do centro após definir seu vice. “Pode ser a Luiza Trajano, o Pacheco, só então ele deve começar a fazer esse diálogo”.

Sobre Ciro Gomes, o inimigo é Lula. “Conforme as pancadas, pode tirar o ex-presidente do segundo turno”, pondera.

“Ciro tem uma plataforma, o desafio é transformá-la em mensagem”. O especialista vê chances do candidato crescer se conseguir um vice que flerte com a direita. “Quem sabe um militar, o general Santos Cruz?”.  

Sobre Bolsonaro, Souza considera o cenário difícil. “Há uma aposta no radicalismo e antissistema. Quanto mais ruído, contudo, maior é a chance dele entrar no segundo turno.”

E, no aguardo dos resultados da convenção do PSDB, vê Dória colado à imagem de direita, artificial, e Eduardo Leite mais próximo das origens da legenda. (Fonte: Canal Meio)

(Ilustração Portal Norte de Notícias)

Comentários

  1. M Christina Fernandes
    Bota horizonte turvo nisso!
    Só a vaidade não vai fazer Bolsonaro desistir da reeleição, precisa deste maldito foro privilegiado; será que vai arriscar?

    ResponderExcluir
  2. Sonia Benevides
    Pode ser prevenção mas nunca soube desse analista chamado Creomar! Parece personagem de Casseta e Planeta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não conhecia, mas confio na qualidade da seleção do Pedro Dória

      Excluir

  3. Daniel Strefezzi Junior
    Meme com várias imagens de Lula e texto: "MEU VOTO É SECRETO"

    ResponderExcluir
  4. Yves Winandy
    Lula precisa resgatar militantes que o abandonaram? Sei não se é por aí. Talvez seja bom avaliar melhor.

    ResponderExcluir
  5. Celina Côrtes
    Yves Winandy Foi a avaliação de analista. Ele disse que esse pessoal se foi com Dilma

    ResponderExcluir
  6. Yves Winandy
    Celina Côrtes nada de relevante, dada a história do PT e de sua militância.

    ResponderExcluir
  7. Luiz Queiroz
    Essas análises que tentam elevar a 3ª via são piada. Ou vai dar Lula no primeiro turno ou vai dar Bolsonaro no segundo. A 3ª via é só pra arrecadar fundo partidário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme o post que farei sábado, a fórmula ódio & algoritmos alimenta os extremos e afasta o centro. O tempo dirá...

      Excluir
  8. Luiz Queiroz
    Celina Côrtes Concordo que os algoritmos alimentam os extremos. Mas o problema da 3ª via é que são Bolsonaros disfarçados de FHC. A intenção é a mesma: Mais dinheiro pros ricos e exploração do trabalhador. Um fala absurdos e os outros todos falam macio, mas com 3ª via o país continuará morro abaixo. E o povo já sacou isso. E olha que pro povo brasileiro sacar alguma coisa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda Cirenza
      Luiz Queiroz concordo com você. estranho também Eduardo Leite ser o mais próximo das origens do PSDB. Já foram melhores.

      Excluir
  9. Luiz Queiroz
    Fernanda Cirenza Não muito melhores.

    ResponderExcluir
  10. Fernanda Cirenza
    Luiz Queiroz só um pouco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

Tudo muito inverossímil

Pela Internacional Democrática