Compromisso com a democracia

Há dois dias fiz um post sobre minha decisão de cravar Lula no 1º turno, mesmo não sendo petista ou lulista. Além das reações de aprovação dos leitores, trago aqui o manifesto do grupo apartidário Prerrogativas. Com igual objetivo.

Formado por juristas, advogados, artistas e professores, o Prerrogativas foi fundado em 2015 e começou a ganhar notoriedade a partir de 2020.

Participaram da live de lançamento do manifesto, no último sábado, o senador Randolfe Rodrigues, mentor da iniciativa, o ex-senador Cristovam Buarque e a empresária Rosângela Lyra, CEO da Dior ex-Lavajatista, entre outros.

O grupo vê as eleições como um plebiscito, que aprove ou rejeite o governo federal. A ideia é turbinar a candidatura do ex-presidente, para garantir sua vitória no 1º turno.

Para Cristovam Buarque - e olha que ele foi demitido do ministério da Educação por Lula pelo telefone -, a eleição do líder petista em 1º turno evitaria a recusa de outros candidatos a votar, ou ao menos apoiar o ex-presidente contra Bolsonaro. Poderia ser um risco diante do antipetismo ainda existente.

Mesmo para alguns integrantes do grupo a decisão não é fácil. “Muitos de nós fomos e ainda somos críticos, discordamos de fatos ocorridos e posições tomadas por ele no passado, mas estamos olhando para o futuro”, alega o manifesto.

“Não há dúvida que a história está fazendo Lula representar a alternativa que o Brasil deve abraçar neste plebiscito de 2022“,prossegue.

Buarque vê o movimento como um compromisso com a democracia. “Por um lado não vejo nas outras alternativas algo que de fato importe”, argumenta ele no Poder360.

Já Rosângela Lyra, representante da elite paulistana, acha Lula um “excelente candidato”. Para ela,  “a elite tem bastante preconceito com as pautas da esquerda, pautas progressistas. Querem ver o pobre assistido, auxiliado, mas lá longe“.

Não há razão que justifique adiar para o segundo turno, correr o risco das incertezas decorrentes de disputas secundárias, e principalmente os riscos de atos fora da Constituição”, propõe o manifesto.

“Por isso, apelamos a todos os democratas, os candidatos e seus eleitores, para que nos unamos no primeiro turno a Luiz Inácio Lula da Silva”, diz ainda o documento.

Estou com eles e não abro.

Comentários

  1. Provavelmente todos estão preocupados com a viagem do presidente a Rússia e em especial, o significado da presença do filho Carlos na comitiva. Provavelmente estão bem a par do que foi negociado e seu significado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, quem lida profissionalmente com a Internet sabe bem o tamanho da encrenca

      Excluir
  2. Luiz Cezar Barata
    Cada qual com seu talvez!

    ResponderExcluir
  3. José João
    Eu também tô com Lula com tudo isso que aconteceu com ele condená-lo cem prova e essa lava jato foi uma farsa os resultados estão ai, com o juiz que o condenou e se candidatou. Esse juiz quebrou o país e essas empresas da grande da construção civil, que davamo emprego

    ResponderExcluir
  4. Miguel Gomes
    A maioria votou no Bozo para tirar o PT do poder. Agora, para tirar o Bozo, querem o PT de volta. Esqueceram que o Bozo foi eleito pelo antipetismo. E ainda querem no primeiro turno para que o debate fique restrito às confusões naturais do primeiro turno, sem aprofundar, sem apresentar propostas, sem que o povo possa pensar. A quem interessa isso? E Lula, que tem 76 anos e como vicê Alkimin, que nunca se bicaram. Resumo querem colocar em 2026 o Alkimin no Planalto. E como os petistas já disseram que fazem o diabo para ganhar eleição, Lula já está beijos e abraços como os golpistas, o centrão e os ladrões de sempre. Me parece coisa de doido. Por isso, #PrefiroCiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Votei no Ciro em 2018 e votaria de novo agora, se minha prioridade máxima não fosse expulsar Bolsonaro desse ringue. E Lula é o único que tem chances de prestar esse favor ao Brasil

      Excluir
  5. Me parece que este é um movimento para dar xeque-mate nas pretensões do Bozo. Quem sabe veremos ainda candidatos abrindo mão de sua candidatura em favor de uma inequívoca vitória de Lula no primeiro turno.
    Será um verdadeiro fora Bolsonaro!

    ResponderExcluir
  6. M Christina Fernandes
    Mas seu Lula tinha que fazer algumas revisões de seus discursos, suas convicções também.
    No caso da eleição passada em que estava preso já me forçou a votar no Haddad sem eu sequer conhecê-lo.
    Numa entrevista de mais de uma hora ainda preso, ouvi ele responder sobre a situação da Marina Silva que ficou com 3%: "coitadinha".
    Lula um político experiente não enxergou que ali em 2018, eleitores de Marina perceberam que ela realmente não tinha chances e mudaram seu voto já no primeiro turno.

    ResponderExcluir
  7. M Christina Fernandes
    Temos que lembrar que Lula não executou nada das pautas da 'esquerda' nos oito anos de seu governo, Reforma Agrária, nem pensar, peitar lucros abusivos dos Bancos, nem pensar, muito pelo contrário.
    Acho que o apoio à sua candidatura já no primeiro turno não deve ser irrestrito.

    ResponderExcluir
  8. M Christina Fernandes
    Também não esqueçamos da esperança do brasileiro minguando a cada eleição com a enorme quantidade de votos brancos, nulos e abstenções que vão para a lixeira, e políticos espertos não se dão conta propositadamente.

    ResponderExcluir
  9. Rosa De Lourdes Azevedo Dos Santos
    #LULAPRESIDENTE2022

    ResponderExcluir
  10. Pedro Honorio Miranda Miranda
    Sou Lula. Sou pt de A a Z.

    ResponderExcluir
  11. Cesar Leal Gouvea
    Melhor ele do que afundarmos

    ResponderExcluir
  12. Ricardo Corrêa Pimenta
    Eu também, Celina. E estou repetindo isso há tempos. Espero que as lideranças de esquerda tenham suficiente juízo e sensatez e se unam para uma vitória no 1° turno. Não devemos e não podemos correr o risco de um segundo turno. É só imaginar o avanço destrutivo de mais quatro anos de bolsonarismo no poder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celina Côrtes
      Autor
      Ricardo Corrêa Pimenta Seria a treva, não merecemos!

      Excluir
  13. Maria Amélia Louback
    Estou com Lula, 13 na cabeça

    ResponderExcluir
  14. Alessandra Fortes
    Se Deus quiser ele vai detonar o genocida.

    ResponderExcluir
  15. Antonio José Ferreira Liborio
    Meu voto já está garantido.

    ResponderExcluir
  16. Tania Fa da Cunha
    Assino embaixo. Lula no primeiro turno!

    ResponderExcluir
  17. Tania Fa da Cunha
    Gostaria de compartilhar, você permite?

    ResponderExcluir
  18. Bruno Rosa
    Pt no primeiro turno? Nunca mais.

    ResponderExcluir
  19. Bruno Rosa
    Meu voto é propositivo, não o de X contra Y. Política não é futebol.

    ResponderExcluir
  20. Bruno Rosa
    E essa farsa de primeiro turno, nunca aconteceu e nunca vai acontecer. Deixem de ser ingênuos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

Tudo muito inverossímil

Pela Internacional Democrática