Crime contra a humanidade


Se até hoje nada ocorreu ao mandatário pelos crimes que cometeu durante a pandemia, em julho, a três meses das eleições, ele poderá ser condenado pelo Tribunal Permanente dos Povos por crime contra a humanidade.

E se até hoje o PGR Augusto Aras sequer respondeu às acusações que recebeu da CPI da Covid contra 80 pessoas, encabeçadas pelo presidente, o tribunal étnico internacional, que determina se os direitos fundamentais dos povos foram violados, deve proferir o seu devido veredito.

Embora não tenha poder para aplicar penas, imaginem a repercussão internacional de uma decisão como essa? Vai referendar o que já era de conhecimento geral.

As sessões ocorreram nas últimas terça e quarta-feiras, em Roma – na sede - e em São Paulo. Puxaram gritos indignados entre os presentes de “fora Bolsonaro”. As testemunhas foram ouvidas por 12 jurados de sete nacionalidades diferentes.  

A denúncia foi organizada há mais de seis meses pela Comissão Arns, pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), e pela Coalizão Negra por Direitos e a Internacional de Serviços Públicos.

Já a peça de acusação chamou-se "Pandemia e autoritarismo: as responsabilidades do governo Bolsonaro por violações sistemáticas aos direitos fundamentais dos povos brasileiros perpetradas por políticas adotadas na pandemia de Covid-19".

Trata da disseminação intencional do coronavírus a partir de ações e omissões do governo brasileiro, o que teria afetado sobretudo as populações indígena e negra, além de profissionais de saúde, com violações de direitos humanos e desigualdades que promoveram mortes evitáveis.

Valdirlei Castagna, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde, denunciou a invasão de uma CTI movida a fake news no setor. “Não foi o único caso", frisou.

Já Shirley Marshal, presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, falou da demora na aquisição de vacinas e do chamado gabinete paralelo.

E Maurício Terana , da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, mostrou que a pandemia foi usada como parte de uma política maior anti-indígena em curso no Brasil, “que incentiva invasões de terras e garimpo e que permitiu a expansão da contaminação em terras indígenas".

Convidado a participar do julgamento, o governo disse desconsiderar a existência do tribunal.

A justiça pode até tardar. Não falha, porém. 

Comentários

  1. Sonia Regina Gomes Soares
    Que assim seja

    ResponderExcluir
  2. Regina Costa
    Mas eu tenho fé em Deus, que o dele está guardado,pois ele não dorme.

    ResponderExcluir
  3. Esperamos com muita expectativa esse julgamento.

    ResponderExcluir
  4. Fátima Cardoso
    Noites e dias irão passar mas, o dia D chegará, na hora H, igual a dr. Batalha: tarda mas, não falha!

    ResponderExcluir
  5. Parece que vai ser difícil ele escapar dessa

    ResponderExcluir
  6. Antonio Souto Coutinho
    Enquanto isso, vamos trabalhar para ganhar no primeiro turno nas urnas, tribunais do povo.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Querida, se condenado (o que é mto provável), vai ficar mais sujo que galinheiro, não tem como escapar, mesmo sem pena

      Excluir
    2. Cristina Konder
      Celina Côrtes tomara!

      Excluir
  8. E só uma questão de tempo!! Ele terá que prestar contas e será responsabilizado por tudo!!...

    ResponderExcluir
  9. Pedro Luiz
    Administrador
    Esse é o tribunal "pra inglês ver", então?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tanto. Ele não consegue penalizar, mas consegue denegrir

      Excluir
  10. Pedro Luiz
    Administrador
    Celina Côrtes Mas o que mais pode manchar a imagem de Bolsonaro neste país depois de tudo que ele já fez? É claro que uma condenação dessas é mais um item que pesa contra ele, mas não acho que isso influenciará tanto assim a situação atual.

    ResponderExcluir
  11. Qto ao Brasil concordo. Mas é inegável que vai aporcalhar a imagem internacional

    ResponderExcluir
  12. Jane Sayd
    Pedro Luiz o q fariam os minions com a notícia de uma condenação com o poder de julgar sem o poder de polícia? Será engraçado.
    Talvez não mude, realmente, grande coisa para a nossa situação política no momento.
    Mas é muito importante marcação cerrada para o futuro. Quero q saibam, meus descendentes e os dos outros, q aqui, nesse tempo, houve gente mantendo a cabeça no lugar( e o coração) e brigando para se continuar gente e não virarmos bicho selvagem. Suponho, naturalmente, que temos um futuro, com mudança climática, capitalismo inteiramente descabelado matando todo mundo, com racismo e machismo a todo vapor...e assim não sei com q criatividade se dará esse futuro...

    ResponderExcluir
  13. Pedro Luiz
    Administrador
    Jane Sayd Tem também uma importância para o governo seguinte (assumindo que será Lula), pra minar qualquer capital político restante entre os apoiadores e políticos aliados do bolsonarismo. Quanto ao futuro, as coisas realmente estão bastante obscuras, também não sei por onde e como as coisas começarão a melhorar, se melhorarem. Mas se o Bozo se mantém a gente já sabe que só piorará ainda mais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo muito inverossímil

Trump é o Hitler do século 21

Gonet confraterniza com bolsonaristas