Avanços via golpes baixos

 


Apesar da repetição pelos analistas políticos de que o Presidente não tem mais de onde cavar milagres, ele segue conseguindo comer pelas bordas nas pesquisas de opinião. No último Ipec, por exemplo, cresceu entre os mais pobres.

Motivo? Credito consignado.

Sim, essa mágica multiplicação do Auxílio Brasil, que de repente engorda o caixa sem que ninguém – ao menos os que nada sabem de finanças – saiba como. Embora também não saiba que vai pagar um preço caro pela ‘ajuda’ logo adiante.

A perversidade é tanta que nem os grandes bancos, como o Itaú e o Bradesco, compactuaram com o golpe tão abaixo da cintura. Que já traz os resultados desejados.

E o clima que pintou com as adolescentes venezuelanas, de um homem sexagenário e poderoso que, se estivesse lidando com prostitutas menores de idade deveria denunciar. Porém, preferiu ver no que poderia dar.

Quem apaga o incêndio?

Primeiro o ministro Alexandre de Moraes, que resolveu mostrar o quão equilibrado é ao proibir a divulgação do escândalo pela campanha petista - que era verdade, assim como o do canibalismo, também proibido - a tempo de salvar o capitão do massacre que seria o debate de domingo.

E também a Primeira-dama, que tentou limpar a barra do maridão com ajuda da mentirosa mor, a pastora agora senadora, em encontro secreto – tão secreto quanto o orçamento – com lideranças comunitárias venezuelanas. Seguido de desculpas esfarrapadas.

E assim avançam as intenções de voto. Também poupadas da figura do general e vice candidato, antídoto ao impeachment, cujos vencimentos milionários – bem como os de seus pares palacianos fardados, autorizados a somar as aposentadorias aos salários por decreto do capitão – são um acinte à honestidade e à ética.

Na retaguarda, a recém formada dupla Ciro Nogueira/Sérgio Moro, capaz de qualquer coisa para tirar casquinhas - ou muito mais que isso - do poder. Nogueira, que já foi aliado de Lula e chamou o capitão de fascista, achou o melhor emprego do mundo: dono do Orçamento da União.

E o ex-paladino da justiça, que nem tenta disfarçar as causas de sua aversão ao petismo, não tem o menor pudor em voltar aos braços daquele que já nomeou de corrupto e ladrão. Afinal, a aliança pode lhe render uma vaga no STF ou quem sabe até a volta à competição à presidência em 2026.

Sobre tudo isso aponto dois culpados: Fernando Henrique – apesar de todo o seu acerto com o Plano Real -, ao forçar a barra da reeleição. E Ciro Gomes que, assim como Zema, foi incapaz de ver os riscos que a continuidade do mandatário representa à democracia. Ninguém merece!  

 

Comentários

  1. César Antonio Martín
    👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

    ResponderExcluir
  2. Rosimeri Andrade
    Alguns jornalistas como vc estão se afundando em tantas mentiras e notícias tendenciosas… não consigo entender… que ódio esse com o nosso Presidente??? O único que peitou esse sistema corrupto qua há anos roubaram nosso país… que ódio é esse????
    NADA JUSTIFICA VOTAR EM LADRÃO…

    ResponderExcluir
  3. Você ainda não se deu conta de que o maior LADRÃO se chama Bolsonaro. Ele assinou o orçamento secreto criado pelo general Luiz Eduardo Ramos que desviou R$ 48 bilhões dos projetos essenciais ao Brasil e blindou o presidente dos seus mais de 13o pedidos de impeachment. Conforme a senadora Simone Tebet, foi a maior corrupção já cometida no planeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosimeri Andrade
      Estamos em uma censura mesmo antes da possibilidade ( só possibilidade… pq não vão ganhar…) de voltarem ao poder… imagina depois se acontecer???
      Mas não vão!! O povo acordou !!!
      Esquerda desesperada e estão cometendo crimes atrás do outro … um horror

      Excluir

  4. Celina Côrtes
    Autor
    Quem está desesperado é o presidente. Ele fez sequências de atos inconstitucionais para comprar votos e no fim de semana deu uma de pedófilo com meninas venezuelanas. Desesperado para virar a vantagem de Lula. Que censura é essa, sem quem manda ainda é este governo?

    ResponderExcluir
  5. Meri Laite
    Meri Laite
    Superficial demais culpar FHC ou Ciro Gomes por tão complexa situaçao! A história não se faz assim. O Congresso aprovou a ideia da reeleição, a sociedade deu duas vitórias em primeiro turno a Fernando Henrique.
    Do mesno modo, não irá ser o Lula que vai nos salvar do 00; será a sociedade, serão as circunstâncias históricas, claro com suas mentes brilhantes, como Lula.
    Gosto muito de suas análises, você é contundente sem perder a lucidez; acho que aqui, porém, você dá uma derrapada feia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meri, sei que Lula não será o salvador, porém ele pode começar a desfazer tudo de ruim que foi feito nesses quatro anos. Claro que a decisão da reeleição foi do Congresso, porém foi FHC (de quem sempre fui eleitora), quem deu a largada à reeleição. E, não fosse a teimosia do Ciro, que sabia que não tinha como ganhar e perdeu até para a Simone Tebet, não estaríamos passando por esse estressante segundo turno.

      Excluir
  6. Elaine Gomes
    Ah deu no saco. Gente burra não sabe que passou a campanha a gente vai se ferrar de novo. Afff

    ResponderExcluir
  7. Meu blog virou espaço para diálogo de duas desclassificadas, que nem reproduzi aqui. Como vc disse, deu no saco...

    ResponderExcluir
  8. Ricardo José Lopes Clemente
    Genocida do povo brasileiro irá se tornar o coveiro do povo brasileiro!!!

    ResponderExcluir
  9. Nair Teresinha Santana Das Neves Nunes
    Tem que " cortar a cabeça do dragão do mal" #forabolsonaro

    ResponderExcluir
  10. Rosa De Lourdes Azevedo Dos Santos
    Cruz credo, xô satanás!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo muito inverossímil

Trump é o Hitler do século 21

Gonet confraterniza com bolsonaristas