Vade retro

 


Sabemos que um dos principais instrumentos para a extrema-direita afiar suas garras foi a habilidade no manejo das redes sociais. Com o empurrãozinho de Steve Bannon e da Cambridge Analytica.

Quem deitou e rolou no método foi Bolsonaro, como analisa o pesquisador e realizador audiovisual, Miguel Antunes Ramos, na Piauí. ”Como um feitiço, ou uma armadilha, enfrentamos a produção deliberada de um estado de afasia coletiva, que imobilizava um país que afundava a olhos vistos”, descreve.

Como explicar que, apesar de metade do Brasil não apoiar e nem ter votado em Bolsonaro, a sensação desde sua eleição em 2018 era de domínio total dos espaços de comunicação?

Ramos cita o slogan usado na campanha em 2018: “É melhor Jair se acostumando”, que coloca a vitória como inevitável. “Eles instauram na linguagem a realidade que queriam produzir. Depois, restaria ao real apenas copiar a imagem.”

 E foi a partir de janeiro de 2018 que as redes sociais do então candidato passaram a ser tomadas por vídeos semelhantes, com Bolsonaro recebido em aeroportos por uma pequena multidão que o carregava nos ombros e gritava: “Mito”!

Em março de 2018, em Curitiba, ele é recepcionado por uma multidão. Na realidade nem é tanta gente assim, ampliada pela concentração em espaço reduzido. A profusão de vídeos, porém, é a novidade política.

Foi o primeiro candidato influencer, com uma imagem nova, que cria a sensação de proximidade com o público. Em vídeo de 28 de julho de 2018, por exemplo, conversa com a câmera, enquanto é atendido por um cabeleireiro. 

O deputado federal, há quase trinta anos, parece um cidadão comum: homem simples, sincero, que corta o cabelo no barbeiro do bairro.

Na facada, em 2018, a lenda se aprofunda. Sabe-se que ele disse no hospital, "já ganhamos". Em vídeo de 20 minutos, sem cortes, frágil, uma sonda sai pelo nariz. O machão viril constrói e associa sua imagem a uma improvável fragilidade. De vítima.

Inclui a fragilidade entre suas potências.

E assim cria um modelo de fanatismo, cego e desinformado. Permanentemente acionado pelo Gabinete do Ódio. Capaz de sugerir que se manter sobre o jet ski é mais essencial que se solidarizar com vítimas de temporais (como fez Lula). 

Vade retro.

 

Comentários

  1. Será que o publico dele vai acordar? Quantos % acordarão?

    ResponderExcluir
  2. Jefferson Boechat
    Duro é reconhecer que, ao menos, 15 milhões de brasileiros adultos, muitos formalmente educados, jamais sairão do transe em que foram colocados, em 2018.

    ResponderExcluir


  3. Roniwalter Jatobá
    O pior governante do Brasil. Sem concorrente.

    ResponderExcluir
  4. Ticiana Azevedo
    Quero ver na matéria na piaui sobre as Americanas e a queda de brancos com o banco central. Será?! Acho difícil

    ResponderExcluir
  5. Carlos Nascimento
    Os democratas e sobre tudo a esquerda brasileira nunca soube se fazer usar dos meios de comunicação para construir e consolidar uma hegemonia atrelada aos direitos humanos e a educação libertária da população, já na década de 80 e 90, o movimento sindical por exemplo, apenas centrado nas maiores categorias de trabalhadores, já produzia e distribuía diariamente mais jornais diários que todas as redes de jornais formais juntas no Brasil, depois veio a TVT (TV dos Trabalhadores) criada pela CUT, programas de rádios profissionalizados, as rádios piratas/comunitárias, depois a chegada das redes sociais com a internet e nada disso nos fez construir um processo dialógico com a população que fortalecesse nossas bandeiras de uma sociedade democrática e plural. Erro de pontaria? Penso que não, criou se com tudo isso aparelhismos a serviço de poucas lideranças da esquerda e de poucos projetos personalistas, por isso ficamos tão suscetíveis a uma estratégia mais organizada e orgânica que infelizmente foi usada para a construção do mal.

    ResponderExcluir
  6. Sua reflexão faz todo o sentido. Acho porém, que será necessário muito estudo para destrinchar essas armadilhas

    ResponderExcluir
  7. William Braym
    O Alexandre de Moraes tá devagar. não sei pq não prenderam ele ainda ...antes durante e após o mandato.

    ResponderExcluir
  8. Eurides Bernardes da Silva
    Deveria" voltar para o INFERNO""esse maldito🤔😈😈👻👽☠️☠️☠️☠️🤮🤮

    ResponderExcluir
  9. Dionê Lira
    O importante é que conseguimos tirar esse cramulhão do Planalto. Nas próximas eleições precisamos estar firmes pra fazer a campanha do candidato ou candidata que Lula apoiar.

    ResponderExcluir
  10. Maria Luiza Duarte Pessoa
    🤢🤮🤮🤮🤮🤮🤮

    ResponderExcluir
  11. Monica Vieira
    Deus está no meio de todos nós.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo muito inverossímil

Trump é o Hitler do século 21

Gonet confraterniza com bolsonaristas