Mentiras sobre o PL da mentira

 


Chegam a ser bandeirosos os detratores do PL das Fake News – que deveria chamar-se regulação das plataformas digitais, como no resto do mundo, e será votado nesta terça-feira. São bolsonaristas e lavajatistas. Quase a mesma coisa.

Tanto assim que os aliados do capitão referem-se a ele como o “PL da Censura”, como se o objetivo da proposta fosse cercear a liberdade nas redes sociais. Passamos os últimos quatro anos engolindo falácias como a eficiência da cloroquina no tratamento da Covid-19, para citar um exemplo.

Com as ameaças às nossas crianças, graças ao poder de tão poucos - não eleitos - sobre tantos, como os Elon Musk (Twitter) e Pavel Durov (Telegram) da vida, não dá mais.

A última semana foi pródiga, com o deputado lavajatista Deltan Dallagnol – o mesmo do power point que incriminava Lula – disseminando nas redes que a regulação proibirá a publicação nas redes dos versículos bíblicos.

Mentira sobre o projeto da mentira.

Como se não fosse inconstitucional, do que ele sabe perfeitamente. O senador Eduardo Girão, autor do absurdo de levar um feto ao ministro Silvio Almeida, repetiu a mesma ladainha de Dallagnol. Claro que ambos são contra o projeto.

Afinal, a mentira virou meio de vida.       

“Uma criação espontânea silenciada sempre é sucedida por outra criação espontânea”, argumenta o filho Eduardo Bolsonaro, outro que vê no projeto uma ameaça à vida.

O que não falta a eles são razões para se opor. Afinal, o texto, entre outras coisas, prevê até três anos de prisão a quem divulgar ou promover desinformação. Por essas e outras, eles infestam as redes com a hashtag “Não ao PL 2630″.

Senti na pele a censura da ditadura militar no início da vida profissional, no Jornal do Brasil. Era algo asqueroso, começava pela política e chegava às raias do absurdo de proibir até informações sobre uma epidemia de meningite.

Sim, lidar com qualquer limitação à informação é delicado, porém, nesse momento não há outra alternativa. Tanto que além dos governistas e democratas, 11 entidades do setor de comunicação do país saíram em defesa do PL das Fake News.

A proposta tem de ser muito bem construída. Contudo, tornou-se indispensável.

  

Comentários

  1. Edgard Reymann
    Olha, se no PL tivesse um artigo dizendo que todo bolsonarista fica proibido de se manifestar por qualquer meio, inclusive pela voz, eu aprovava. Esse pessoal já é caso de interdição, acho que tratamento médico nem resolve mais.

    ResponderExcluir
  2. Mariane Hörner Botelho
    Eu vi hj vários criadores de conteúdo da esquerda, gnt de peso, alegando que o PL acabará com a mídia alternativa, a monetização dos canais será revertida à mídia convencional (golpista)
    Alguma coisa errada tem

    ResponderExcluir
  3. José Luiz L Peixoto
    ESTÃO MENTINDO para VOCÊ! Canais de Esquerda não irão acabar PL DAS FA…

    ResponderExcluir

  4. José Luiz L Peixoto
    Direita quer derrubar a PL das Fake News.
    ESTÃO MENTINDO para VOCÊ! Canais de Esquerda não irão acabar.
    PL DAS FAKE NEWS sendo DISTORCIDA

    ResponderExcluir
  5. Ricardo José Lopes Clemente
    Vergonha um país de mentiras, tal qual querem os genocidas do povo brasileiro!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

Tudo muito inverossímil

Pela Internacional Democrática