Moro e Dallagnol, de heróis a vilões

 


Desde a Vaza Jato, o império de ética e moralidade erguido em torno do ex-juiz Sérgio Moro e do então procurador Deltan Dallagnol só fez desmoronar. O cargo no ministério da Justiça no governo do capitão seria a gota d’água.

Se fatos novos não continuassem a se suceder.

O mais recente foi a denúncia de extorsão sofrida da dupla pelo advogado da Odebrecht, Tacla Duran. Agora, chegou a vez do proprietário da empresa, Emílio Odebrecht, em seu livro de memórias publicado pela Topbooks.

No Estadão, o empresário acusa a força- tarefa de criar uma “fábrica de delações” para forjar provas. Ele relata blitz de madrugada nas celas dos executivos da construtora, em Curitiba, para forçar depoimentos por meio de humilhação.   

Era a tática para assegurar o fluxo de operações.

Como se sabe a operação prendeu Marcelo Odebrecht, filho do empresário e outros quatro diretores da construtora, então, a maior do país, que sofreu um apagão de contratos, bloqueio de recursos e fechamento de canteiros de obras.

O próprio Emílio foi condenado por lavagem de dinheiro. Chegou a assinar um acordo de delação premiada, ação que terminou anulada. Ele acusa Moro de forçar a barra com a versão do 'departamento de propina' da empresa. 

“O que existiu foi um sistema de geração de recursos não contabilizados, o popular ‘caixa 2′”.

“Não sejamos hipócritas: desde a invenção do capitalismo é comum empresa média ou grande manter pelo menos 1% de seu faturamento alocado. Não é certo, mas assim é, e serve para atender contingências inesperadas”, defende.

O caixa 2 era usado para pagamentos em espécie a fornecedores e contribuições a campanhas. “O encaminhamento dos inquéritos relacionados ao tal ‘departamento de propinas’ à Justiça eleitoral comprova que os ilícitos penais anunciados simplesmente não existiram”.

Para quem costuma ir a Petrópolis, como eu, a BR-040 – que liga Rio a Juiz de Fora – é um exemplo nítido dos nefastos efeitos da Lava Jato sobre a construção civil nacional.  

PS: Caros leitores, amanhã farei uma pausa. Terça estou de volta. Bom feriado!

Comentários

  1. Francesco Guerra
    A Odebrecht estava começando a se expandir demais (v. Miami) e isso preocupou os EUA. A consequência disso foi a Lava Jato, que, no entanto, teve uma pluralidade de causas. Com relação ao Moro no governo Bolsonaro, eu sempre pensei que isso foi provocado pelo fato do Moro saber que a Vaza Jato está próxima a estourar.

    ResponderExcluir
  2. Airton Genaro
    Pois é , como dizem "desde que o mundo é mundo" os governantes tem atuando junto ao governo as "eminencias pardas" do regime que se prestam a arquitetar planos para controlar o poder em benefício das elites e dos donos do dinheiro "graúdo"...

    ResponderExcluir
  3. José Augusto Macedo
    Menos, menos...Achar Emílio um probo e honesto, não corruptor, aí já é demais. Independente das trapalhadas e idiotices da força tarefa, os fatos, TODOS, são irrefutáveis!! Até pessoal do PT "entregou a rapadura". E o LULADRÃO deveria, estar na cadeia até hoje, não fosse a chicana jurídica do Fachin, que deveria ter sido afastado do STF. Nunca vi um CEP (Código de endereçamento postal), interferir na política...Mas por aqui, o Judiciário Tb é politizado...

    ResponderExcluir
  4. Edmundo Morais
    A culpa da corrupção de Lula e das empreiteiras é da Lava Jato. Que raciocínio esplendoroso. A culpa não seria dos corruptos e corruptores, mas sim de quem combateu a corrupção, que faz o povo não ter saúde, educação, estradas, portos, aeroportos, salários dignos para o funcionalismo etc. Defender corrupção é inversão dos valores, é ir de encontro ao que é certo, do que é correto, ético.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celina Côrtes
      Autor
      Edmundo Morais Não qdo esse combate é feito por meios escusos, como foi o caso

      Excluir
    2. Daisy Grisolia
      Edmundo Morais combateu? Desde quando juíz vendido que forja provas está combatendo alguma coisa?

      Excluir
    3. Edmundo Morais
      Daisy Grisolia , Eu não gosto de Bolsonaro como não gosto de Lula. Votei em Simone Tebet. No 2o turno votei em Lula, para evitar Bolsonaro, que estava levando o Brasil para uma ditadura. Mas nunca me enganei com o Sr. Lula, que está trilhando o caminho do que tem de pior. As declarações na China e aos Emirados Árabes Unidos comprovam o que digo. E no plano interno, a frente ampla que se esperava não passa de conversa para boi dormir. Já se passou 5 meses e até o momento nada de consistente. Muita enrolação e pouca entrega. Continua com uma visão pequena, tacanha, atrasada, como o PT. Mais cedo ou mais tarde vai começar o modus operandi anterior, com pedágios, indicações sem o preparo devido para ocupar funções e outras coisitas mais. Pau que nasce torto morre torto.

      Excluir
  5. Suzana Almeida
    Emoji batendo palmas, com "excelente!"

    ResponderExcluir
  6. Daisy Grisolia
    Simone Tebet ? Aquela que nem apoio de seu proprio partido conseguiu? Politica é um pouco mais complicado...Lula está indo.muito bem se considerarmos a terra arrasada que recebeu para governar e não fosse a turma dos que torcem para tudo dar errado ( direitona enrustida, com vergonha de ser direita) estaria melhor ainda. FHC quando saiu do governo disse em uma entrevista; " esqueçam o que escrevi como socioĺogo, governar é outra coisa!" A " frente ampla " já começou a cobrar seu preço...daqui a pouco, aparece o nome para ele...ou vc acha que ela é feita de santos abnegados? Santa ingenuidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daisy Grisolia
      Edmundo Morais quem nasceu torto é o Brasil...

      Excluir
  7. Edmundo Morais
    Daisy Grisolia E a esquerdinha enrustida que defende a corrupção, o que vai dizer? Que o Brasil já nasceu torto? Não. Torto e tonto é quem insiste em não querer enxergar o óbvio ululante. E tortos somos todos nós que não conseguimos eleger uma pessoa honesta, centrada, de bom senso e que saiba administrar. Como foi o grande presidente FHC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que FHC foi um grande presidente, mas infelizmente está fora de combate. Não sou lulista, só que ele era o único capaz de derrotar as trevas bolsonstistas. Pode estar cometendo seus erros, mas vai numa linha que só me traz alívio

      Excluir
    2. Daisy Grisolia
      Edmundo Morais quem nasceu torto é o Brasil...

      Excluir
  8. Daisy Grisolia
    Edmundo Morais kkkk doce ilusão...eu estava lá nos bastidores, jovem e encantada como vc continua hoje...não há santos em politica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daisy Grisolia
      Edmundo Morais combateu? Desde quando juíz vendido que forja provas está combatendo alguma coisa?

      Excluir
  9. Celene Fonseca
    São métodos absurdos, criminosos, inadmissíveis em uma democracia. Porém ele conseguiu provar que alguns integrantes de partidos estavam fazendo caixa na Petrobras. Entre eles, e disparadamente na frente membros do PP, o partido que se tornou depois coleguinha inseparável de Bolsonaro.

    ResponderExcluir
  10. Leonardo Lazarte
    O bebê da Lava Jato está expondo publicamente sua cara, agora como deputado, não precisa de narrativas, nem de acusações. Ele mesmo se mostra tal qual é. Por exemplo na fala em que afirma que quem organizou as invasões de 8 de janeiro foi o governo atual. Haja convicções!

    ResponderExcluir
  11. Celene Fonseca
    Leonardo Lazarte obrigada

    ResponderExcluir
  12. Christina Dezouzart Cardoso
    Esse Emílio Odebrecht se presta a cada coisa......Mas era amigão do Lula né.....???? Sim, em muito se parecem no caráter......
    Será que pensam que podem remover minha memória? Me fazer uma lavagem cerebral para tentar reescrever a história para tentarem recuperar respeito e prestígio? Quanto a mim, podem tirar o cavalo da chuva.
    Há provas do que fizeram. Não são só palavras
    Conseguem provar que não o fizeram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas dessas provas feitas via chantagens como as que Emílio denuncia

      Excluir
  13. Elide J Zsa
    Quer dizer que nenhum deles transgrediu as leis, nem participou de atos de corrupção ou se prevaleceu ativa ou passivamente?
    A cara de pau dessa laia sem vergonha e de quem lhes dá crédito e apoio é um espanto!
    Até onde vai a leniencia , seja por pertencimento a um grupo, por sectarismo ideológico ou fanatismo por indivíduos de caráter duvidoso ?
    Nada se cria se não é alimentado.
    O lobo da desonestidade é forte porque sempre tem desavisados ou doutrinados que lhes dão sobrevivência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estive entre os incondicionalmente críveis na Lava Jato. Não mais.

      Excluir

  14. Reinaldo Müller
    Uma das premissas da Operação Lava-jato era destruir as excelentes construtoras brasileiras que possuíam um grande expertise em sua área de atuação. Com a ajuda "predadora" do Tio Sam.

    Se os donos e executivos destas construtoras cometeram ilícitos, que fossem eles a serem penalizados e responsabilizados, perante à Justiça.

    Os funcionários e o "know-how" das empresas deveriam ser preservados.

    ResponderExcluir
  15. Fernando Blanco
    Este é um exemplo perfeito em que sujos e mal-lavados se merecem.
    Ninguém ali foi preso injustamente (eu sei porque tive a "sorte" de ver a coisa por dentro), ainda que pelos métodos abjetos da dupla batman-robin de Curitiba.

    ResponderExcluir
  16. Christina Dezouzart Cardoso
    Celina Côrtes , incondicional eu só tenho o amor pela minha família. No mais, observo e analiso fatos, busco coerência e tiro conclusões. Sem medo de mudar de opinião se houver fato novo e convincente. E, além de eu ter memória boa , hoje temos o Google para refrescar a memória sobres os fatos e suas cronologias. Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Leonardo Lazarte
    O bebê da Lava Jato está expondo publicamente sua cara, agora como deputado, não precisa de narrativas, nem de acusações. Ele mesmo se mostra tal qual é. Por exemplo na fala em que afirma que quem organizou as invasões de 8 de janeiro foi o governo atual. Haja convicções!

    ResponderExcluir
  18. Christina Dezouzart Cardoso
    Celina Côrtes , e agora Você vai confiar no que o Emílio diz. Quando o que ele disse antes não te agradou ( e tinha provas, inclusive do Departamento de "Operações Estruturadas" ( na realidade a contabilidade paralela das propinas) da Odebrecht, você não acreditou ( ou esqueceu?) foi isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fecho com o que Emílio diz, porém, dada a sequência de provas, dá pra suspeitar que seja verdade

      Excluir
  19. Edmundo Morais
    Celina Côrtes De jeito nenhum. Não houve meios escusos, nunca houve. O que houve foi uma tecnicidade jurídica, que não afetava o mérito dos processos, mas que Gilmar Mendes, Lewandowski e Tofolly enxergaram um meio de colocar Moro como parcial(sic). Na verdade Lula nunca foi declarado inocente. Ele foi e sempre será o que sempre foi. O Brasil conhece os métodos e comportamentos de Lula; e também a lisura, competência e honestidade de Sérgio Moro, que desempenhou muito bem as funções que lhe foram atribuídas pela Constituição. Sérgio Moro foi Juiz Federal concursado, ao contrário de vários Ministros do Supremo, indicados não para observar a Lei e cumprir a Constituição, mas para defender os seus patrocinadores. Como exemplo, podemos citar o Tofolly, que não passou em dois concursos para Juiz. Gilmar Mendes, que se tornou empresário da educação, quando a Constituição veda e recebe patrocínio para seminários da sua Faculdade. E o que dizer de Lewandowski, indicado por D. Marisa? Além de outras indicações que dispensam apresentações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a chantagem que dupla fez com Tacla Duran de US$ 5 milhões (com provas gravadas) para ele não ser preso, foi o quê?

      Excluir
  20. Marialva Thereza Swioklo
    Raciocínio errôneo , falaciano. Quer dizer que todas as nossas estradas estão em pêssimas condições por culpa da Lava Jato ??
    Quer dizer que as empreiteiras são isentas de qualquer culpa ? Foram elas obrigadas, sob varas, a praticar a corrupção em todos os
    setores do governo brasileiro?
    De fato, estamos vivendo tempos estranhos ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são todas as estradas, mas especificamente a BR-040,obra na qual a Odebrecht estava envolvida, cuja reforma iria estimular a recuperação econômica de Petrópolis. Fiz uma reportagem sobre esse projeto em 2019, quando estava no JB, mostrando os mega viadutos pichados, que não levam a lugar nenhum, assim como o túnel que não liga nada a coisa nenhuma, Quatro anos depois está tudo do mesmo jeito

      Excluir
  21. Eliane Lima
    Super esclarecedor o seu texto!! Vou publicar em minha página, ok?

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Elide J Zsa
    Quer dizer que nenhum deles transgrediu as leis, nem participou de atos de corrupção ou se prevaleceu ativa ou passivamente?
    A cara de pau dessa laia sem vergonha e de quem lhes dá crédito e apoio é um espanto!
    Até onde vai a leniencia , seja por pertencimento a um grupo, por sectarismo ideológico ou fanatismo por indivíduos de caráter duvidoso ?
    Nada se cria se não é alimentado.
    O lobo da desonestidade é forte porque sempre tem desavisados ou doutrinados que lhes dão sobrevivência!

    ResponderExcluir
  24. Hilma Passos
    Uma total inversão de posições. Chega a ser risível!

    ResponderExcluir
  25. Marialva Thereza Swioklo
    Celina Côrtes sou de Petrópolis . Vou procurar saber com meu irmão o que está acontecendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí você vai entender pq aquela obra (o filmezinho do projeto era fantástico, um sonho) pq aquela obra não sai do lugar

      Excluir
  26. Iolanda Helena Duarte
    Marialva Thereza Swioklo vergonha meu Deus de tudo isso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

Tudo muito inverossímil

Pela Internacional Democrática