O dia do Patridiota

 


“Aprovaram o "Dia do Patridiota". Todo dia 8 de janeiro, as pessoas vão se agarrar na frente de um caminhão, desfilar pela cidade e, de noite, vão na frente da Igreja das Dores chamar ETs do celular. E depois vão invadir o Palácio Piratini e se registrar na senha do Wi-Fi para saberem quem invadiu”.

O comentário sarcástico é do escritor e jornalista Eduardo Bueno, o Peninha (foto), que assina o canal @buenasideias no Instagram, referindo-se à mais recente iniciativa da Câmara Municipal de Porto Alegre que criou o “Dia do Patriota”.

Era só o que faltava na história do ridículo nacional, para não dizer, abuso com a boa vontade generalizada.

Como se sabe, a efeméride pretende comemorar o 8 de janeiro de 2023, dia dos ataques golpistas de vândalos bolsonaristas à Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Ou seja, não apenas tivemos de conviver com aquela barbaridade, como essas bestas ainda criam uma comemoração oficial à data de triste memória.

A absurda proposta foi promulgada em 7 de agosto pelo presidente da Câmara, Hamilton Sossmeier (PTB) e criada pelo vereador Alexandre Bobadra (PL), apoiador do inominável, cassado pelo TSE por abuso de poder econômico.

Originalmente, o projeto de lei não fazia  menção à data escolhida para festejar os "patriotas", como se autodefinem os apoiadores do capitão – que ainda existem, pasmem!

Por essas e outras, o escritor conterrâneo da iniciativa porto-alegrense chama sua própria cidade de "vanguarda do atraso", "carroça" e "patética, digna de concorrer com Balneário Camburiú (SC)". Debocha ainda dos políticos envolvidos na criação e aprovação da ideia sem pé nem cabeça.

Bueno faz referência a folclóricos manifestantes bolsonaristas, como aquele popularizado por se pendurar num caminhão em movimento que, para evitar que o motorista furasse o bloqueio, foi arrastado por quilômetros naquela posição.

E ainda aos trouxas que protestavam em rodovias ou se aglomeraram sob chuva e sol à frente de QGs da PM , indignados com a derrota do agora inelegível mi(n)to por Lula nas eleições de 2022.

A estes, soma Bobadra, cujo mandado foi cassado em segunda instância e se define nas redes sociais como “cristão” e “conservador”, atributos comuns à maioria dos bolsonaristas. Como seus pares, classifica o recente contrabando de joias pelo capitão de “narrativa das joias".

Ontem, porém, o juiz Luiz Fux suspendeu a esdrúxula lei. Além de argumentar que a data não merece comemoração, diz que de ser alvo de repúdio constante, "para que não se repita".

Comentários

  1. Parece que a Câmara de POA revogou o projeto.

    ResponderExcluir
  2. Carlos Minc
    🤔🥸💪🏽🦋💃💥⭐🦉🪘🌲🐞🦩🚴‍♀️🌏

    ResponderExcluir
  3. Eduardo Jardim Freire
    Grande Peninha, arguto observador da cena nacional...e gremista até onde se pode ser..

    ResponderExcluir
  4. Vital José Cruz Oliveira
    A boiada ta toda alegre dia8.01 no rio grande do sul The dia do patriotarios

    ResponderExcluir

  5. Fabio Betti
    Graças à Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o dia 8 de Janeiro agora será sempre lembrado como o Dia do Idiota!

    ResponderExcluir
  6. Bemildo Ferreira
    Eles encaram tudo como um piquenique com sede em Brasília que saiu do controle por bebedeira de tiozão e de gente sem noção, já que o povo da Direta é ordeiro e respeitador das “quatro linhas”.

    ResponderExcluir

  7. Felipe Albano
    Patriotismo é o último refúgio do idiota

    ResponderExcluir
  8. Eduardo Monte
    Ficaram com medo de morrer logo e se arrependeram primeiro .
    Revogado !

    ResponderExcluir
  9. Rosemary Lopes de Carvalho
    A própria Câmara revogou a lei, não aguentou a pressão.

    ResponderExcluir
  10. Jorge Lúcio de Carvalho Pinto
    Sensacional

    ResponderExcluir
  11. Fabiano Allgayer
    Quer aprender história, o Bueno é o cara.
    E vamos varrer esses arruaceiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sou sua fã. Li todos os incríveis livros lançados por ele, transformou a história em saborosas aventuras!

      Excluir
  12. 3.575 acessos, 61 likes e 4 compartilhamentos no Linkedin

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo muito inverossímil

Trump é o Hitler do século 21

Gonet confraterniza com bolsonaristas