Luzes no fim do túnel dos EUA

 


É de perder o sono a perspectiva de uma nova gestão de Donald Trump na presidência dos EUA, que torna-se mais provável diante da errática condução das guerras de Israel e da Ucrânia por Joe Biden.

Só que acaba de se acender uma luz no fim do túnel, com a decisão da suprema corte do Colorado de que Trump está desqualificado para exercer a presidência dos EUA. Assim, seu nome não constará das células eleitorais deste estado.

A causa é que a Justiça do Colorado enxergou o que as demais representantes de outros estados foram incapazes de ver: o ataque contra o Capitólio, incitada pelo ex-presidente, no mesmo 6 de janeiro de 2021em que Biden era diplomado.

Claro que a encarnação do mal recorreu.

Ser excluído das cédulas do Colorado pode não significar grande coisa, a não ser pela possibilidade de que seus pares, dos demais 49 estados da federação americana, acordarem para o óbvio e a decisão se alastre. Não é impossível.

Diz o artigo 14 da Constituição dos EUA que é proibida aos candidatos à presidência a participação em rebeliões. Como ocorreu, na prática. Tudo filmado e todos assistiram. 

Já a rejeição de Biden chega a 60%, inclusive pela idade avançada. Que partido iria concorrer à disputa para a presidência dos EUA sob o forte risco de perder? 

Para isso também já se avizinha uma resposta. A ex-primeira-dama, Michelle Obama, que já havia sido cotada para a vaga em 2020 como uma alternativa a Biden volta a ser cogitada pelos democratas. Com chances de levar.

Se tudo isso se concretizar, o curioso é que a cópia escarrada pelo capitão do seu ídolo americano pode mudar de mão, se Trump se tornar inelegível. Para isso acontecer, porém, será preciso uma dança das cadeiras, até agora paralisadas.

A esperança, contudo, é a última que morre...

Aos que têm a paciência de me ler, desejo ótimas festas com essa árvore de Natal cuja estrela é uma bromélia. Se 2023 foi o ano da democracia, espero que 2024 nos traga a prisão do capitão inelegível...Dia 2 de janeiro estou de volta!

Comentários

  1. Divina Gama
    🙏Li por completo! Muitos votos e desejos para o ano de 2024, principalmente q no Brasil a democracia prevaleça em sua integridade. E q o inelegível continue o sendo para sempre!🙏

    ResponderExcluir
  2. Marcos Alves
    Feliz Natal e um 2024 repleto de realizações para todos a particularmente a você.....saúde, paz e fé sempre

    ResponderExcluir
  3. Carlos Peixoto Filho
    um ano bom pra você e pra família.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo Lelis
    Infelizmente Trump pode recorrer, e ela não quer se envolver em política.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele vai recorrer, se vai ganhar é outra coisa. Li que a candidatura dela estava crescendo, acredito que se ela não quisesse teria dado um basta na largada

      Excluir
  5. Gilmar Santoscoelho
    O maior problema não é só Trump e sim os políticos, democrata ou republicanos,sempre fazendo merda,veja esse democrata enchendo o bolso desses pilantras para financiar guerras ,como Zeliskem, Nathany de grana para matar crianças,ou colocar o próprio povo em desgraça como fez Zeliskem por grana ou poder,e aquele caso um bunda suja o outro bunda mal lavada,bom Natal.

    ResponderExcluir
  6. Antonio Kalb
    Biden não é melhor que Trump! É apenas, menos arrogante. A Michelle Obama será mais do mesmo, pois são todos imperialistas, escravistas, exploradores, etc. E como eternamente só se alternam aqueles dois partidos, qualquer que entre, fará a mesma política.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo, acho Biden melhor que Trump, só que ele não leva. Não acho que Michelle Obama seria mais do mesmo

      Excluir
    2. Rodrigo Gui
      Antonio Kalb qualquer coisa é melhor que extrema direita no poder.

      Excluir
    3. Josemari Bevilacqua
      Rodrigo Gui exato. É disso que se trata. Barrar a extrema direita

      Excluir

  7. Nelson Franco Jobim
    Não é artigo 14. A Constituição dos EUA tem sete artigos. É a Emenda nº 14, aprovada durante a Reconstrução, depois da Guerra da Secessão, que proíbe quem atacou os EUA de exercer qualquer cargo público federal. Mas o presidente da Confederação, Jefferson Davies, nunca foi processado para não prejudicar a reconciliação e, no caso de absolvição, não criar um direito à secessão.

    ResponderExcluir
  8. José Rios
    Como fazer com o presidente da imbecialização para ele não ser reeleito e não ternos de ver mais a cara dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoraria ter essa resposta. Creio, porém, que é possível que a decisão do Colorado se alastre e que Michelle acabe sendo indicada dos Democratas. Difícil, mas não é impossível

      Excluir
  9. Cristina Reis
    Celina Côrtes Paz, Luz e Harmonia

    ResponderExcluir
  10. Acácio de Oliveira
    Celina, muito obrigado pelos seus posts/artigos e pelo seu posicionamento.
    Um Feliz Natal e que 2024 nos traga muita Saúde, Paz, Felicidades e Prosperidade! E que Deus ilumine a Humanidade com Inteligência e Sabedoria, para que tomemos as melhores decisões, em favor das Nações e do Planeta!!! Um Forte Abraço!

    ResponderExcluir

  11. José Rios
    Muito obrigado pelos seus maravilhosos escritos, admiro muito a vc e sua obra. Feliz Natal.

    ResponderExcluir

  12. Homero Mattos Jr
    bom Natal procê também, Celina! 🌲🧑🏽‍🎄🫶🏽

    ResponderExcluir
  13. Branca Moreira Alves
    Celina, parabéns por essa missão a que vc se propôs, essa espécie de catharsis, de “limpeza de alma”, esse “sair da inércia” que traz alguma esperança! Agradeço o esforço diário!
    Assinalo em especial essa msg.de sensibilidade! Obrigada e que vc não se canse! Coragem, “a luta continua” e vamos nos preparando para esse ano de eleições, que Deus e as bruxas nos salvem…🙏👏

    ResponderExcluir
  14. Zoé Freitas
    Ótimo natal amiga e 2024 cheio de amor e paz!
    Foi uma delícia estar acompanhada dos seus textos ao longo do ano…

    ResponderExcluir
  15. Feliz Natal, querida Celina! Parabéns pelo seu trabalho, essa missão que tomou para si, incansável e corajosamente, nestes escritos diários.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir

  16. Meri Laite
    Boas Festas para você também, querida.

    ResponderExcluir
  17. Meri Laite
    Seria demais a Michelle Obama presidente dos Estados Unidos. Já pensou, que luxo?

    ResponderExcluir
  18. Alcebiades Abel Filho
    Administrador
    Celina Côrtes deixo aqui minhas saudações pela coerência e qualidade de suas narrativas que tive a honra de ler e comentar por me conduzir a grandes reflexões.
    Boas festas
    Feliz natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, a honra é todo minha por ser lida por vc! Feliz Natal!

      Excluir
  19. Tite Borges Tigre
    Feliz natal prima poderosa!!!❤️

    ResponderExcluir
  20. Rodrigo Formel
    Como brasileiro que sou dar pitaco na política dos outros ultrapassa o ridículo. Afinal que moral temos para discutir o que fazemos tão mal? Dito isso gostaria muito de ver a Michelle no controle do mundo... digo EUA.

    ResponderExcluir
  21. Sigmar Sabin
    Parabéns pelo artigo, esclarecedor e acendedor de uma fagulha de esperança por menos imbecis chegando ao poder nos próximos anos.
    Feliz e abençoado Natal e uma novo ano renovado em esperança e paz.

    ResponderExcluir
  22. Homero Mattos Jr
    bom Natal procê também, Celina! 🌲🧑🏽‍🎄🫶🏽

    ResponderExcluir
  23. Umberto Trigueiros Lima
    Qual é mesmo a diferença entre Democratas e Republicanos? Digo, para nós, simples mortais latino-americanos?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

Tudo muito inverossímil

Pela Internacional Democrática