Destino inexorável

 


Parece piada de mau gosto. As provas de que o inelegível comandou a tentativa de golpe contra a eleição de Lula começam a pipocar. Ele fica mudo no depoimento à PF e convoca uma manifestação.

Para se defender. De quê? Continuar a enganar os trouxas de que não teve nada a ver com a tentativa de golpe? Provar que é inocente quando tudo e todos depõem contra ele?

Políticos, aliados e alguns governadores prometem marcar presença. Vão fazer coro à mentira? A capacidade dessa gente de torcer a realidade é assustadora.

À frente, o pastor Malacheia, que banca a festa antidemocrática regada a dois carros de som e um tsunami de fake news. Pior é que quem não tem nada a ver com tudo isso tem de aturar a farsa, como se relevante e verdadeira fosse.

A quem interessar possa, agora que Augusto Aras já era, o PGR Paulo Gonet não vai dar vida fácil ao capitão. Como apurou o jornalista Guilherme Amado, há três cenários possíveis para o futuro próximo.

E o que pode distinguir esses cenários são as eleições municipais em outubro. No primeiro, Gonet denunciaria o ex-presidente até junho.

Se Alexandre de Mores, o relator do caso, e Luís Roberto Barroso, presidente do STF, não quiserem que o julgamento coincida com a eleição, o mi(n)to se tornaria réu em agosto e julgamento ocorreria após a eleição. Seria o mais rápido desfecho e ele passaria a eleição já como réu.

Neste caso, seria condenado ainda esse ano.

A análise da denúncia, porém, pode começar só em setembro ou em outubro, o mês da eleição. Mais improvável. Ele se tornaria réu durante a campanha.

A terceira hipótese, também menos provável, seria a denúncia ser analisada em novembro, o que o tornaria réu após a eleição. Nos dois últimos casos, condenação, só em 2025.

Barroso só poderá interferir nesse calendário se Moraes levar o caso ao plenário do STF, onde a decisão será tomada por 11 juízes, inclusive os bolsonaristas Nunes Marques e André Mendonça.

Já se o ex-mandante for julgado pela Primeira Turma, a decisão caberá a Moraes, que preside o colegiado integrado por Luiz Fux, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.

Espera-se que vença a primeira alternativa, menos sujeita a futuras judicializações.

Ou seja, a possibilidade do inelegível escapar das grades é praticamente nula.

 

Comentários

  1. Ivan Mattos
    Ta na Hora Ta demorando demais muito mi mi mi

    ResponderExcluir
  2. Vera Gonzaga De Almeida
    (#O BRASIL SÓ TERÁ PAZ QUANDO O BOLSONARO E SEUS GOLPISTAS FOREM DEFINITIVAMENTE PRESOS URGENTE 😡 GENOCIDA MISERÁVEL COVARDE 😡

    ResponderExcluir
  3. Jean Schleuderer
    1) Realidade distorcida: a 'realidade' é uma Fita de Moebius; entre nós e alhures as versões valem mais do que os fatos.
    2) O que JB pretende com a manifestação de hoje? Sei lá eu! Creio que demonstrar força popularesca e se manter em evidência.
    Só isso e já seria muito.
    3) Muito, porque provavelmente JB não será encarcerado. Não há interesse político por parte da Situação. Mormente porque as provas contra sua 'intenção, mais um desejo' de golpe ainda são circunstanciais, são evidências que serão trombeteadas pela Defesa. Sua prisão fará dele em mártir, um injustiçado e perseguido. Iremos aturar os bolsomínions gritando do lado de fora da prisão: Bom dia Mito!
    A extrema-direita virá com força em 2026 (principalmente se confirmado o consueto mau desempenho do PT nas eleições municipais deste ano) e prescindirá de JB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que vc esteja errado quanto à prisão do mi(n)to

      Excluir
    2. Reinaldo Müller
      Caro Jean Schleuderer! Tu és um homem muito inteligente e lúcido. Tenho grande admiração por ti. Sensato, realista, perspicaz.
      Espero que se engane quanto à prisão do "ex" mandatário. Há provas robustas de sua responsabilização criminal.
      É possível que aliados seus, comprometam-no mais ainda no decurso das investigações. Ele não conseguirá manter uma total fidelização de seus correligionários. Aguardemos.

      Excluir

  4. Bemildo Ferreira
    Fechado com Bolsonaro
    Imagem de uma cela aberta

    ResponderExcluir
  5. Antonio Domingos Domingos
    Ainda na impunidade até quando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E só fazendo m...estou perto da Paulista nesse domingo e esses bolsonaristas são de vomitar. E gente com poder econômico para se instruir e viraram isso...

      Excluir
    2. E só fazendo m...estou perto da Paulista nesse domingo e esses bolsonaristas são de vomitar. E gente com poder econômico para se instruir e viraram isso...

      Excluir
  6. Gilmar Araujo
    Imagem com texto: "" AQUI NO BRASIL EXISTE UMA EXTREMA DIREITA RADICAL MAL INFORMADA E BURRA QUE ACHA QUE PARA IR CONTRA O GOVERNO PRECISA TORCER CONTRA O PAIS MALIFIO SANTAYARA POSERRA"

    ResponderExcluir
  7. Eliane Oliveira
    Todo mundo que vai a manifestação 25/02/2024,concordam com a tentativa de golpe, todos desejam um governo de ditadura militar, todos desejam a escravidão dos trabalhadores, todos têm ciência de tudo o que está ocorrendo, ninguém está sendo enganado, ninguém é gado todos sabem o que está defendendo e acha que desse modo será melhor e mais fácil manter seus privilégios, suas vantagens mantidas a séculos mediante essa aplicação política,eles têm medo de que uma mudança política eles venham perder dinheiro,e pra não perder dinheiro vale a pena inclusive matar pessoas,é tudo por dinheiro.

    ResponderExcluir
  8. Reinaldo Müller
    Bemildo Ferreira, queira me perdoar. Cometi um equívoco: ao ler > "Fechado com Bolsonaro" (um mantra tantas vezes repetido), deixei de notar a cela. rsrs. Falha nossa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo muito inverossímil

Trump é o Hitler do século 21

Gonet confraterniza com bolsonaristas