Dia Nacional da Mobilização


 

No domingo 24 de março, todos os que creem na democracia, reagem ao ato do inelegível do último domingo e lembram dos 60 anos da nefasta ditadura têm um compromisso: as ruas.

Assistimos impávidos à demonstração de força do capitão, estarrecidos com gente abraçada à bandeira de Israel – o mais novo país cristão -, multidões que continuam sequestrando nossa bandeira verde e amarela e a se manifestar pelo golpismo.

Como atestou a pesquisa local realizada pela USP.    

Em reunião no início de fevereiro, as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, com a UNE, MST, e PT, concluíram a necessidade de se marcar posição, concretizada no Dia Nacional da Mobilização, que pretende se espalhar pelo país.

Ainda sem locais ou horário marcados, não se sabe se o evento se concentrará num local único para turbinar a participação, como ocorreu na Avenida Paulista. 

A data foi marcada no Seminário Conjunto das Frentes. O dia surge como desdobramento da Operação Tempus Veritatis, que apura a tentativa de golpe de Estado pelo ex-presidente, ex-ministros e aliados. Que, por sinal, reagem com propostas de anistia, o que significa admissão de culpa.

“Convocaremos no 24/03 o Dia Nacional de Mobilização, previsto antes mesmo do ato bolsonarista ser convocado como um dia de luta em defesa da democracia. Fazem 60 anos do golpe de 64 e achamos fundamental vincular a pauta da verdade, memória e justiça com a punição dos golpistas”, defende Daiane Araújo, vice-presidente da UNE. 

Para as organizações presentes na reunião há necessidade de ocupar as ruas para pressionar pela devida punição aos golpistas. Apesar de as ações do STF e da PF serem fundamentais para a defesa da democracia, a esquerda entende que não pode se limitar a observar a ação das instituições.

A data dará sequência ao Dia Internacional de Luta das Mulheres (08 de março) e às ações por Justiça por Marielle. O 24 de março será definido como data nacional, também com o objetivo de destacar os 60 anos do golpe militar.

De triste memória.

Também será divulgado um manifesto em defesa da democracia, de caráter amplo, atraindo signatários para além da esquerda, como a “Carta aos brasileiros e às brasileiras, em defesa do Estado Democrático de Direito”, lida na Faculdade de Direito da USP, em 2022.

Espera-se a adesão maciça do ‘outro lado’, que costuma ser menos mobilizado que a extrema direita. Não é hora de salto. Prometo manter o blog antenado para estimular a mobilização!

Foto: Felipe Campos Melo


Comentários

  1. Lucas Oliveira
    Esse é o problema do Brasil, um querendo mostrar mais força que o outro.
    Ao invés de se unirem pelo bem maior que é a nação.
    Menos impostos, mais saúde, mais dignidade, empregos, educação, e todo blá blá blá que ouvimos nas eleições.
    Mas não!
    Preferem ficar brincando de cabo de guerra!
    E o pior, se dizem inteligentes, historiadores.
    Grande coisa!!! Ler dezenas de livros, e continuarem escravos de políticos que usam o poder em benefício próprio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, teoricamente concordo 100% com vc, porém, acho que o outro lado precisa mostrar que existe. E confesso que temo muito pela capacidade de mobilização

      Excluir

  2. Miguel Francisco Hatzlhoffer
    Ainda sem locais e horários?
    Qual a dificuldade de definir local e horário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começaram pela decisão, anunciada o quanto antes, agora vão partir para os serviços

      Excluir
  3. Miguel Francisco Hatzlhoffer
    Concordo com você. O que está em jogo não é a defesa do governo Lula pois este a curto prazo não sofre ameaças. Nem pedir o afastamento de Bolsonaro pois este estará inelegível. Hoje o que nos ameaça é o ataque vil que a Democracia sofre não só no Brasil mas em todo mundo por essa onda fascista. O movimento deve ser em “DEFESA DA DEMOCRACIA “

    ResponderExcluir
  4. Jean Schleuderer
    Não há duvida de que foi muito grande o afluxo de gente ao palanque bolsonarista do último domingo. Foi apenas mais um factoide do ex-capitão, mas ele continua agregando muita gente.
    Sobre esta convocação da Esquerda: não adianta escondermos que se trata apenas de 'resposta' política a este último palanque bolsonarista.
    E devemos ter muito cuidado, pois se a participação for pequena teremos dados um tiro de canhão no pé.

    ResponderExcluir

  5. Túlio Ribeiro
    A Sociedade Civil estara presente 👊🏿🇧🇷🌳♻️👊🕊

    ResponderExcluir
  6. Alexsandra Andrade
    Segundo o chupetinha, a esquerda não tem a capacidade de colocar o povo na rua....por um lado tenho q concordar

    ResponderExcluir
  7. Luciana Xavier

    Tem que pedir o RG e CPF de quem for. Para manifestação deveriam se cadastrar. Todo o mundo deveria fazer isto.

    ResponderExcluir
  8. Diogenes Nunes Magalhaes
    🤣🤣🤣🤣

    ResponderExcluir

  9. Vitor Morais
    Lembrar é Resistir !!! 💪🏼

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo muito inverossímil

Trump é o Hitler do século 21

Gonet confraterniza com bolsonaristas