Parlamentarismo bastardo vai para o brejo

O duelo entre Arthur Lira e o governo Lula é o estrebuchar do que o cientista político Christian Lynch chama de “parlamentarismo bastardo”, criado em 2015 por Eduardo Cunha dos estertores do presidencialismo de coalizão. Na época, uma “reação centrônica” aos avanços da Lava Jato, classificado por eles como semipresidencialismo.

Os objetivos eram deixar de depender do Executivo para obter as verbas necessárias à reeleição de seus membros, além de transformar a imunidade em verdadeira impunidade. O orçamento é conquistado pelas emendas de execução obrigatória, enquanto o Executivo é pressionado a indicar PGRs e ministros do STF garantistas. 

“O céu de brigadeiro do parlamentarismo bastardo, implantado sob Michel Temer, foi a segunda metade do governo Bolsonaro, quando este desiste de seu projeto de governar”, observa Lynch.

Lira assume a presidência da Câmara para restaurar e ampliar o parlamentarismo bastardo. Seu projeto pessoal é esvaziar o poder politico de Renan Calheiros em Alagoas, chegar ao Senado e dominar o governo do Estado.

Só que a derrota do inelegível foi um baque para o projeto de perpetuação do parlamentarismo bastardo. E, se o Centrão apoiasse o golpe, viraria uma nova Arena, partido que se limitava a obedecer aos generais da ditadura militar.

Além de ter pessoal qualificado, junto à experiência do PT e partidos associados para ocupar os cargos mais rendosos e estratégicos, como Educação e Saúde, o núcleo do novo governo seria de esquerda, enquanto o Centrão é de direita. Lula, por fim, é aliado histórico de Renan Calheiros.

Lula não aceita a intermediação de Lira nas relações do governo com os deputados, a base de seu poder. Abre a porta aos que quiserem entrar na sua Arca de Noé, com promessas de benefícios - como se viu agora com os governadores bolsonaristas - exceto à família Bolsonaro e seus aliados.

“Daí a fúria do presidente da Câmara. Lira não só ruge furibundo e ameaça o governo como quer obrigar Lula a escolher o futuro presidente da câmara de sua preferência, Elmar Nascimento.” E o presidente tem prestigiado Marcos Pereira, que também é do Centrão.  

Lira cria teses sem pé nem cabeça para justificar o sequestro do orçamento, como a de que a execução orçamentária cabe aos congressistas e não aos servidores dos ministérios.

Enquanto isso, Lula cozinha o adversário em banho-maria com uma paciência zen. Não reage à agressividade de Lira e não lhe cede em nada, porém. Seu “judiciarismo de coalizão” com o STF pode ajudar impedir as vinganças do Centrão. 

Muda a correlação de forças. E o parlamentarismo bastardo de Lira parece ter ido para o brejo. (Fonte: Canal Meio)



Comentários

  1. DedeAmazonas artwork
    ·
    Lira é um Cunha II

    ResponderExcluir
  2. João Natal Stringhini
    Vivendo e aprendendo.

    ResponderExcluir
  3. Norberto Fernandes da Cruz
    Acho que Lula espera um pouco mais de resultados para puxar a corda, ou melhor, para dar sinal para puxarem a corda. Quem irá puxar é o próprio congresso. Estilo Lula de ser.

    ResponderExcluir
  4. Victor Domenech
    A luta pela democracia não para, lastros de golpistas tem que ser sacudidos do congresso, Lula a luta continua.

    ResponderExcluir
  5. Joao Carlos Ramos
    Artur Lira é um lixo que só tem interesse em benefício próprio e de seus comparsas corruptos esse indivíduo tem que ser investigado e preso junto com os outros ladrões do centrao.

    ResponderExcluir
  6. Hélio Marques
    Rosangela Teixeira Casemiro ... Ou o Unger tá mentindo.

    ResponderExcluir
  7. Giselda Costa
    Esse criminoso bandido chantagista Arthur lira bosolnarento LESA-PÁTRIA E ANTIPATRIOTA URUBU QUE TRABALHA CONTRA O BRASIL 🇧🇷 PRECISA SER CONTIDO E CERCEADO !

    ResponderExcluir
  8. Arnaldo Moreira
    Esse Lira é muito pior que o Eduardo Cunha. É bandido mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Antonio Domingos Domingos
    Canalhas com dinheiro público.

    ResponderExcluir
  10. Markus Ledermann
    Estamos assistindo o embato Brazil vs Brasil no seu mais alto nível?
    quem sabe?!

    ResponderExcluir
  11. Luis Antonio Aragão
    Lira não quer Lira, Lira quer Real

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo muito inverossímil

Trump é o Hitler do século 21

Gonet confraterniza com bolsonaristas