Disputa por melhores soluções

Após o retumbante fracasso do comício do 1º de Maio, não só pelo alvo em ultrapassados sindicalistas, como pelos meios usados de comunicação, o ministro Paulo Pimenta virou uma pedra no sapato de Lula.

Não mais. Como se sabe, o petista confia tanto no auxiliar que o remanejou para o lugar onde poderia ficar na melhor vitrine: as ações de reconstrução do Rio Grande do Sul. Jogada de mestre? O tempo dirá.

O fato é que o governo lançou não só um contraponto às ações neoliberais e negacionistas climáticas do governador Eduardo Leite, como uma fórmula para controlar as finanças que tendem a correr frouxo nessa hora de tanta necessidade.

É tarefa hercúlea. Reconstruir cidades inteiras, estradas e garantir que os R$ 5,1 mil destinados aos mais afetados pela tragédia cheguem à mão de quem realmente precisa.

Como disse o ex-governador Tarso Genro à Revista Fórum, “o governador tornou-se propagandista da queda do muro. Sua palavra tem influência na conduta das pessoas, da máquina pública e da intensa especulação imobiliária, que sempre olhou o muro de forma antipática.”

Tarso refere-se ao Muro da Mauá, de 2,6 km de comprimento, erguido nos anos 1970 justamente como parte de um sistema antienchente para proteger a capital das cheias do Rio Guaíba. Cuja derrubada foi a bandeira usada por Leite para começar a aparecer na política gaúcha.

Tudo para privatizar a região das docas.

Não foi só isso. As comportas e bombas também foram inteiramente negligenciadas, pelo estado e prefeitura.

Como se sabe, o governador manifestou seu desconforto por ter sido informado do ministério comandado por Pimenta pela imprensa. Isso logo após entrar em desespero depois que o estado foi engolfado pela calamidade.

Chegou a criticar doações dizendo que prejudicavam o comércio local. Inacreditável.

Lula terá um braço no contato direto com as prefeituras e o povo gaúcho. Se Pimenta – gaúcho de Santa Maria - for assertivo em suas ações, pode recuperar o terreno perdido pelo PT para o PSDB – agora protagonizado por um negacionista que não teve o menor pudor em derrubar  480 normas ambientais. E colhe os frutos.

Que nesta tragédia toda se salve quem mais precisa: a população gaúcha. Com ou sem política.     


Comentários

  1. Maria Helena Scafutto
    Voltaram os mesmos…decepção!

    ResponderExcluir
  2. Jean Schleuderer
    Paulo Pimenta é um dos poucos bons nomes que Lula dispõe na sua entourage para governar.
    Que possa fazer seu trabalho.
    Que o governador não seja crucificado como o Portador do Mal.
    Ou de nenhum mal nos livraremos.
    Pois o buraco cisma em ser bem mais embaixo.

    ResponderExcluir
  3. Assis Soares De Sousa Soares
    O GADO NAO SE CONTEM COM A DERROTA O DESESPERO E GRANDE EM VER O PRESIDENTE. LULA ENGAJADO NOS PROBLEMAS DO RIO GRANDE DO SUL
    ENQUANTO TINHA ALGUNS HIPOCRITAS NOS EUA QUERENDO COLOCAR O BRASIL PRA TRAZ
    O CHEFE DO GADO DE MOLHO NO HOSPITAL QUANTO DESESPERO

    ResponderExcluir
  4. Jose Amancio
    É só olhar a cara de cachorro molhado desse governador de merda pra ver que ele tem culpa no cartório e está mais perdido do que cego em tiroteio

    ResponderExcluir
  5. Zeza Peixoto
    Difícil demais! O povo sempre sai perdendo nesse jogo espúrio.

    ResponderExcluir
  6. Ivaneide Cerqueira Lima
    Quanta inveja.
    Satanás foi expulso do céu por causa da inveja.

    ResponderExcluir
  7. Carlos Minc
    🤔💪🏽💥💃💃🌈🌲🌻🚴‍♀️🪗📽️🦩🐳🦉

    ResponderExcluir
  8. Giselda Costa
    Supercolaborador
    Esse governador de araque , deveria ser cassado ! Desqualificado despreparado omisso orgulhoso prepotente !

    ResponderExcluir
  9. Neide Alves
    Esse governador do rio grande e outro bozó da vida um despreparado sem noção são uns bandos de lunáticos só anda tri loco vai bota um tipo desse pra governar se eles não sabe governar nem as vidas deles eles tão e preocupados em fazer políticas e não REPRESENtar o povo eles não tão governando estão desgovernando o negócio deles e política eles e o mito deles só tão preocupado com o bem estar deles como diz o Paulo Guedes DEIXAR esses povo se foder todos um bando de doentes manipuladores taí gauchada trouxa vota neles de novo bandos de sem noção agora fica aí relinchando igual cavalos vcs tem merda na cabeça botar um povo desse pra governo o município de vcs poroso que estão aí debaixo de água lambe mais as botas deles o governo aí não tá preocupado em ajudar vcs ele tá preocupado com a política deles bate não sabia que tinha tanto gaúcho trouxa, se lascaram

    ResponderExcluir
  10. Jose Carlos Consentino
    O desmatamento, o governador o racismo, o bairrismo, os homofóbicos os xenofobicos e o nariz empinado da grande maioria do povo gaúcho, trouxe essa desgraça para eles, quem sabe um dia eles serão um pouco mais humildes e reconhecer que são seres humanos normais igual o restante do país

    ResponderExcluir


  11. Junior Ferreira
    Imagem de Eduardo Leite com: "Preocupado com os empresários do RS, Eduardo Leite reclama do 'excesso de doações' e diz que isso vai prejudicar o comércio local. ou seja: parem de doar!"

    ResponderExcluir
  12. Mário Moura
    Difícil é acreditar na competência do Montanha, apelido do Pimenta na listinha da picaretagem da Odebrecht.

    ResponderExcluir
  13. Felipe Azevedo
    Tão negacionista que ontem no programa Roda Viva insistiu e sustentou não ser aquilo a que veio, dentre outras coisas. As jornalistas e o jornalista sequer disfarçaram a total incredulidade na conversa e falatório deste tal governador. Estamos aqui no RS e em Porto Alegre numa verdadeira sinuca de bico: um governador negacionista e um prefeito completamente descarado e alinhado com o bolsonarismo. Não vai ser fácil esta virada de jogo. É dose!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo muito inverossímil

Trump é o Hitler do século 21

Gonet confraterniza com bolsonaristas