Que tal pagar para ir à praia?

 


Já pensou em chegar na praia e ter de pagar para desfrutar do espaço mais democrático do país? É o objetivo da PEC que dará margem à privatização de praias, uma obsessão do governo anterior que está no Senado e já passou pela Câmara.

E quem mais se movimenta pela aprovação é justamente Flávio, o 01, relator da PEC e filho você sabe de quem. O ex-presidente queria a criação de “Cancúns brasileiras”, defendidas também pelo ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, o papa das privatizações.

A votação na CCJ, a principal do Senado, dividiu os parlamentares na última segunda-feira. Para especialistas, o texto em votação abre brechas na lei para a criação de praias privadas. Fora os altos riscos ambientais no país já tão traumatizado pela calamidade do Rio Grande do Sul.

Como o texto já foi aprovado na Câmara, irá à promulgação se for endossado pelo plenário do Senado.

Uma tragédia social e ambiental..

Conforme o Portal Metrópole, a gestão do litoral brasileiro é definida por lei de 1988. "As praias são bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direção e sentido, ressalvados os trechos considerados de interesse de segurança nacional ou incluídos em áreas protegidas”, diz o texto.

Já segundo O Globo, a definição das áreas de marinha é prevista pelo decreto-lei nº 9.760, de 1946, que criou a Linha do Preamar Média e delimita o fim da área marítima.

Em maio de 2019 o capitão já propunha: “Podemos ser protagonistas de fazer com que a Baía de Angra seja uma nova Cancún. Do que nós dependemos para começar a tirar esse sonho do papel? De uma caneta Bic, revogando o decreto que demarcou a estação ecológica de Tamoios”.

Sabe-se que ele chegou a ser multado por praticar pesca ilegal em Área de Proteção Ambiental. Multa nunca paga e que levou à perseguição do profissional responsável por ela.

Já a Economia iniciou estudos para privatizar imóveis em praias em 2019. O projeto “Praias do Brasil” envolveria as pastas de Meio Ambiente, Infraestrutura e Turismo.

Hoje as áreas pertencem à União e a proposta pretende repassar a propriedade a estados e municípios gratuitamente, e ainda a ocupantes privados através de pagamento.

São os terrenos de marinha que impedem o fechamento de praias para entes privados. Com a extinção destes, o proprietário se torna o único dono do terreno e pode fechar o acesso ao mar. A medida afetaria 521 mil propriedades.

Pelo menos por enquanto Rodrigo Pacheco adiou os debates sobre a pauta, afinal, já são mais de 60 mil votos no site do Senado contra o projeto e apenas mil a favor. 

É um pesadelo, trevas em formato de PEC.

Comentários

  1. ⚒ Walace Hoelzle
    Cambada de safados e ainda liberaram a fake news. Temos que exigir que está palhaçada seja desfeita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reinaldo Müller
      Walace Hoelze, temos de destiuir (atraves da voto) muitos 'representantes do povo'. O MAL contaminou o Congresso Nacional. Vamos tentar reduzir o número de parlamentares e criar um filtro de escolha mais convincente. Eleger cientistas políticos, professores, sociólogos, antropólogos, economistas. Mesmo assim ainda cometeremos erros, mas em menor número. Empresários não podem e não devemse candidatar a cargos políticos. Erradicar a reeleição!

      Excluir
    2. Reinaldo Müller
      Walace Hoelzle, ok. Está acrescentado: religiosos.

      Excluir


  2. Cesar Vitor Morschbacher Morschbacher
    Canalhas.

    ResponderExcluir
  3. So vejo a hora de ver esses dois pelas costas

    ResponderExcluir
  4. Airton Genaro
    Pois é, desculpem a "sutileza" desse comentário...está na Constituição Brasileira que foi outorgada ao povo brasileiro para que seus representantes dos três poderes eleitos que façam cumprir as leis...e os "fdp" das bancadas votam para "remendar" a Constituição em benefício das "elites dominantes financeiras"...rindo na cara dos "otários" que votaram neles

    ResponderExcluir
  5. Carlos Alberto Baião
    Até quando ficaremos a mercê desses criminosos abutres que infestam o Congresso Nacional? Querem tirar todos os direitos que ainda restam ao povo brasileiro. Ainda chegarão ao direito de tributar o oxigênio que existe na atmosfera. Estão impedindo o acesso natural e gratuito ao mar e já falam em tributar a luz solar que alimenta seu uso como energia. Tais aberrações não têm limites. E você, caro eleitor, vota nestes trastes. Significa que vota contra si mesmo, seus filhos e netos, enganados por aves de rapina que agira decidem a favor deles continuarem a mentir para você liberando legalmente as fake news. De brava gente brasileira estão o tornando em inergúmena e bestial gente brasileira. Ainda há tempo para vc recuperar a inteligência e racionalidade. Vote com consciência e responsabilidade a começar pelas eleições desse ano, eliminando essas excrescências do cenário político brasileiro. O Brasil pede socorro.

    ResponderExcluir
  6. Carlos Minc
    😔🤔🥸💃🐙🦀🦩🐬💥🐳🪂💪🏽🌻🌲

    ResponderExcluir
  7. Valdir Almeida Costa
    Deve colocar os milicianos para comandar

    ResponderExcluir
  8. Edson Andrade
    Só um sujeito asqueroso deste tenha essa ideia. Pior é que tem gente lá no Congresso achando muito bonito isso.

    ResponderExcluir
  9. Maria Do Socorro Nóbrega
    A familicia gananciosa não descansa, quer tirar até seu direito de ir a praia

    ResponderExcluir
  10. Rubens Santos
    Quem sabe esses estúpidos que elegeram essa corja se lembrem disso.

    ResponderExcluir
  11. Marcelino Oliveira
    coisa de canalha e aproveitadores do dinheiro

    ResponderExcluir
  12. Rubenita Lins
    Marcelino Oliveira do povo e do Brasil

    ResponderExcluir
  13. Rubenita Lins
    Ideia de genocida, fascista e mentiroso!?!

    ResponderExcluir
  14. Lícia Queiroz
    Vamos mudar isso! Nós podemos. É trabalhoso, cansativo, muitas vezes, desalentador, mas possível! Precisamos resgatar o país dessa mediocridade e bandid@gem!

    ResponderExcluir
  15. Juscilene Fagundes
    Lei nº 7.661 de 16 de Maio de 1988
    Institui o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro e dá outras providências.
    Art. 10. As praias são bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direção e sentido, ressalvados os trechos considerados de interesse de segurança nacional ou incluídos em áreas protegidas por legislação específica.
    § 1º. Não será permitida a urbanização ou qualquer forma de utilização do solo na Zona Costeira que impeça ou dificulte o acesso assegurado no caput deste artigo.
    § 2º. A regulamentação desta lei determinará as características e as modalidades de acesso que garantam o uso público das praias e do mar.
    § 3º. Entende-se por praia a área coberta e descoberta periodicamente pelas águas, acrescida da faixa subseqüente de material detrítico, tal como areias, cascalhos, seixos e pedregulhos, até o limite onde se inicie a vegetação natural, ou, em sua ausência, onde comece um outro ecossistema.

    ResponderExcluir

  16. Fátima MELO
    HAHAHA mais essa!!! 😬😬😬😬

    ResponderExcluir
  17. Paulo Jose Jaber
    "Cai fora!! Eu sou o dono desta praia!!" "Vou chamar os seguranças."
    Este país está ficando uma beleza!

    ResponderExcluir
  18. Mario Correa
    Todo o litoral é concessão da marinha do Brasil ou era. Vai saber ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a Constituição, todo o litoral do Brasil é da Marinha

      Excluir
  19. Luci Carvalho
    Eu não voto nesse tipo de político, nunca!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

Tudo muito inverossímil

Pela Internacional Democrática