Obra da BR40 atrasa 25 anos

 


Reportagem fácil de fazer a do estado da serra de Petrópolis, em de abril de 2018, dois anos após a paralisação das obras. Eu integrava a equipe do JB quando o jornal voltou a circular no papel. Eram feridas expostas: túnel fechado, mega viadutos que não levavam a lugar nenhum (foto Marcos Tristão).

Passava com frequência por ali nas visitas à minha sogra, idealizadora da charmosa Pousada Alcobaça, em Correas. O trânsito era cada dia mais infernal, em claro sinal de que a estrada já não comportava a demanda. 

Ainda mais com a obra inacabada.

Petrópolis é um dos principais municípios serranos, atraente por seus nobres vestígios – é a única Cidade Imperial das Américas. Principal ligação com Minas Gerais, que chega até Brasília. Muitos cariocas mudaram-se para lá durante a pandemia e é altíssimo o número de pessoas obrigadas a subir e descer a serra diariamente.

Não há qualquer justificativa para tanto desleixo. O abandono é ligado à Lava Jato, já que a Odebrecht, principal empreiteira do projeto, foi desmantelada pela Operação.

Agora o governo fará nova licitação para a concessão da BR-040 entre o Rio e Juiz de Fora, em meio a um imbróglio kafkiano no contrato, ainda da Concer. O objetivo é fazer um leilão em dezembro, porém, se o contrato for assinado em 2025 as obras começam em 2028 e só terminam em 2031.

Isso se tudo correr conforme o esperado.

Quando a Concer anunciou o projeto, que inclui a construção do maior túnel do país e duplicação de vários trechos, divulgou um vídeo cinematográfico, de obras que começariam a ficar prontas em 2016. São 25 anos de atraso...

O próprio ministro dos Transportes, Walton Alencar Rodrigues, descreve a Concer como “a pior concessão rodoviária do país, a mais cara, a menos eficaz”. Contudo, ela poderá participar do leilão, com outros interessados que o ministério prefere não antecipar. 

Vence quem oferecer a menor tarifa.


 

Comentários



  1. José Rios
    O RJ, o estado inteiro, é uma maravilha!
    Tem lugares explêndidos, alguns inclusive pouco conhecidos dos próprios fluminenses!
    Realmente o que falta tristemente é a infraestrutura para quem quiser turistar a exemplo de MG, onde a situação é ainda muito pior!
    A Serra das Araras da década de 1940 já tem projeto para ser substituída há muitos anos.
    A Serra de Petrópolis já devia ter ganho sua "Imigrantes" há décadas

    ResponderExcluir
  2. Guina Araújo Ramos
    É dos maiores absurdos desse sistema privatizador-especulativo que "atravanca o progresso", já dizia o povão há tempos.

    ResponderExcluir
  3. A infraestrutura brasileira está décadas atrasada, 25 anos dessa obra é só um dos gargalos.

    ResponderExcluir
  4. Maria Helena Scafutto
    Quem norteou a Corrupção da Odebrecht? Moro n era o Presidente da República…

    ResponderExcluir
  5. O estado do Rio é lindo e também teve e tem os governadores mais corruptos e presidiários. Vamos ver como será a próxima votação.

    ResponderExcluir
  6. Juan Jose Verdesio Bentancurt
    Trabalhei em Petrópolis depois da enchente de 1988. O iluminado prefeito da época que repartia tijolos entre os moradores dos morros para construírem mais e morrerem nos deslizamentos teve a genial ideia de uma obra perfeita para roubar muito dinheiro. Um túnel que desaguaria as águas das enchentes do rio que atravessa a cidade serra abaixo. Fomos encarregado numa firma de engenharia de fazer o Estudo de Impacto ambiental. As loucuras do projeto eram tantas que recomendados a não execução. Primeiro: túnel nesse local geológico é uma loteria, nunca se sabe onde vai ter alguma rocha fraturada escorrendo água por mais sondagens que sejam feitas, isso facilita os "aditivos" e o consequente roubo, Segundo iam despejar água mas não solucionar a origem das enchentes que a má ocupação do solo, alias promovida pela mesma prefeitura. Terceiro ia escoar a água pela única reserva existente da mata virgem, das poucas que restam da mata atlântica, ela ficou preservada porque são terras do Exército. Terceiro, iam jogar água a mais na baixada fluminense para inundar mais ela mas e não Petrópolis. Durante os trabalhos recebemos ameaças quando trafegávamos pela Baixada estudando o problema e até piadas de crianças "olha ai os presuntos de amanhã". Um dia decidimos ir a Búzios pela estrada antiga de calçadão de pedra. No caminho encontramos um cadáver na beira da estrada amarrado. Avisamos a Polícia e eles responderam: "Bom, menos um, mais tarde quando tivermos tempo vamos lá". O Rio de Janeiro é assim e quase sempre foi. Não é o que foi cantado pelos ricos da Zona Sul na Bossa Nova. Não existe o Rio maravilha, nunca existiu.

    ResponderExcluir

  7. Cristina Reis
    Estive no Festival Bauernfest em Petrópolis. A primeira impressão que tive, antes do era uma aprazível cidade serrana, imaginei que estava na capital do Rio de Janeiro. Congestionamentos, barracos construídos no meio fio das calçadas, táxi ou Uber cobrando por corrida que chegamos a pagar três vezes mais do que seria cobrado pelo relógio, restaurantes caros, a falta de educação das garçonetes e etc. E se não fôssemos alugar um apartamento em um condomínio no município de Itaipava seria um final de semana de grande caos, principalmente, no frio de congelar os ossos.

    ResponderExcluir
  8. Carl Westhoff
    Até onde minha percepção vai, o urgente, o absolutamente necessário, é concluir a Subida da Serra. O resto pode esperar, como já vemos esperando há tanto tempo.
    Vamos dar um passo do tamanho das nossas pernas!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Carl Westhoff
      José Rios . A diferença é que São Paulo é SÃO PAULO.

      Excluir
    2. Cristina Reis
      José Rios Minas Gerais, principalmente BH, ficou um Terror em se aventura até no final de semana para encontrar um bom restaurante ou um lugar para entreter às crianças.

      Excluir
  9. Elena Welper
    e pelo o que li o governo federal terá que assumir os riscos da execução do túnel sobre um aquífero, um projeto megalomaniaco que surgiu como piada e não deveria ser continuado ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

Tudo muito inverossímil

Pela Internacional Democrática