A culpa é sempre dos outros

 


Enquanto o poderoso aliado Tarcísio de Freitas se nega a aceitar o convite do PL e já negocia seu próximo partido, nas internas, com o vitorioso Gilberto Kassab, o governador bolsonarista Claudio Castro (PL) continua a meter os pés pelas mãos (e o Rio supera a cada dia os índices de violência).

Sei que os colaboradores da página de opinião do jornal O Globo recebem quantias até simbólicas para expor ali suas ideias. Creio que não deve ter sido o caso de Castro no artigo que escreveu semana passada para o nobre espaço.

Ao contrário, talvez tenha até pago. Nunca saberemos.

O fato é que usufruiu da segunda página de um dos jornais de maior circulação do país, e que tem mantido alguma coerência com princípios éticos e democráticos. Mea culpa? Longe disso. A culpa é sempre dos outros, como ensinam Donald Trump e seu pupilo, o Inelegível.

Todos vimos o recente circo de horrores, acompanhados desculpas esfarrapadas do governador. Com um texto surpreendentemente coerente para quem acabava de dizer tanta besteira (deve ter sido escrito por um marqueteiro), o governador afirma que “o Rio tem feito a sua parte”.

O que significa uma “robusta política de segurança em avanços tecnológicos, inteligência, modernização de equipamentos e melhorias das condições de trabalho de nossos policiais’. De rir.

Então, o que explica a polícia investir todas as suas fichas numa operação na Av. Brasil, de manhã – quando todos se dirigem a seus trabalhos -, deixando três mortos e a vexatória admissão do porta voz da PM de que eles foram obrigados a recuar porque não havia Inteligência para orientá-los?

Claro que Castro não teve nada a ver com isso... “Vamos enfrentar a realidade: a desarticulação dos entes federativos é que resulta nisso que vivemos em todo o Brasil.” Alguém viu recentemente cenas semelhantes à do Rio no resto do país?

Curioso que um aliado do capitão se gabe pela apreensão de fuzis: “Só esse ano, a PM apreendeu mais de 540 fuzis”, quando todos sabemos que as regras criadas pelo Inelegível – tão difíceis de ser revertidas - encheram a cidade e o país de armas, muitas delas repassadas ao crime pelos CACs.

Castro pediu uma reunião dos governadores com Lula e foi atendido. Sabemos, contudo, que o governador, com sua falta de autoridade, já deu os primeiros passos para transformar o Rio num definitivo cenário de filme de faroeste.

Quinta-feira minha faxineira que vem à minha casa a cada 15 dias teve de faltar. Um assaltante levou sua bolsa no ônibus da Ilha do Governador para Laranjeiras. A sorte é que ela conseguiu salvar o celular. É assim, viramos mestres em escapar do pior, porque no que depender das autoridades...

Até quando?

 

Comentários

  1. No caso, o pior é Cláudio Castro. Não só não escapamos como o escolhemos. A população fluminense ESCOLHEU Cláudio Castro

    ResponderExcluir
  2. Leo Guimarães
    O Estado do Rio está sem governo a anos sem política pública para o povo senadores cariocas, deputados federais num único sentido de poder próprio para seus propósitos nada democrático, casa do povo câmara dos deputados estaduais sem projetos para recontratação do estado educação falida. Saúde um caus. Segurança pedindo socorro desemprego em alta falta de respeito com o funcionarismo público classes sem reajuste falta de pessoal. Esse e o estado dos bananas

    ResponderExcluir
  3. Carlos Freitas
    A permanente incompetência na administração pública do estado, sina(ou maldição?) que nos persegue desde os tempos coloniais. Isso, aliado à corrupção institucionalizada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que a ditadura transformou o estado do Rio em capital, para melhorar a situação do precário estado, tudo só fez piorar em conjunto

      Excluir
  4. Sandra Mara Rios
    Esses trastes unidos liberaram as armas "lembram"?

    ResponderExcluir
  5. Marcos Ramos
    É preciso bem mais do que uma paisagem maravilhosa, para tornar uma cidade maravilhosa. É preciso que muitos quesitos não brilhem pela ausência, especialmente, SEGURANÇA PÚBLICA. Chamar o Rio de "cidade maravilhosa" é um erro grosseiro de conceito.

    ResponderExcluir
  6. Candida Pires
    Faz tempo que a EX cidade maravilhosa está caindo no fundo de um abismo… violência só cresce e segurança é uma sensação definitivamente cortada da vida do carioca

    ResponderExcluir
  7. A R Mindio Costa

    Colaborador em ascensão
    INCOMPETENTES, MISERÁVEIS, INRESPONSAVEIS ,ETC, ETC, ETC...
    TODOS SABEMOS: A FAMOSA HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO, BASTA VER OS ÚLTIMOS GOVERNADORES QUE PASSARAM POR LÁ!
    É UMA VERGONHA,,, SE FOSSE PESSOAS SÉRIAS, ERA BEM DIFÍCIL...

    ResponderExcluir
  8. Alcebiades Abel Filho
    O que mais me ASSUSTA é em nenhum momento não querer perceber que o.mais GRAVE de toda essa situação é a CONIVÊNCIA da polícia com o crime organizado atuando nos dois grupos: milícia e tráfico de drogas. É preciso ter coragem de fazer uma FAXINA em todo o aparato das forças de segurança quer seja militar ou civil. Esta tudo dominado. É preciso passar a polícia a limpo. Ferindo a PRÓPRIA CARNE. Outro agravante é a nossa ASSEMBLEIA LEGISLATIVA que quase que a maioria foram eleitos por milicianos. Tem deputados (todo mundo.sabe disso) que são padrinhos de milicianos a ponto de indicar quem vai ser comandante desse ou daquele batalhão. A imprensa tinha que jogar essas questões na mesa de debate de SEGURANÇA PÚBLICA. Percebe-se que afinal das contas tudo não passa de uma TREMENDA FARSA. E o povo que se dane.
    Infelizmente.

    ResponderExcluir
  9. Vera Góes
    Sou carioca
    Sinto mt saudade da cidade e de meus parentes mas confesso ter mt medo de passar pelo Rio

    ResponderExcluir
  10. Claudio Ferreira Joaquin
    Um merda igualzinho bolsonaro

    ResponderExcluir
  11. Meri Laite
    Esse Claudio Castro é da última!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André Luiz Campos
      Meri Laite miliciano

      Excluir
    2. Meri Laite
      André Luiz Campos Sim! E parece burro. Oi será muito exxxperto?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

Tudo muito inverossímil

Pela Internacional Democrática