Esperando Gonet e sua turma

 


Já deu para perceber que a pressa não é uma característica do PGR Paulo Gonet. Tanto que, apesar da lei estabelecer um prazo de 15 dias para que ele se manifeste sobre o inquérito da PF sobre os atos golpistas, Gonet não deve levar menos de três meses para liquidar a questão.

Pois foi seu antecessor, Augusto Aras, de triste memória, quem criou o Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GACC) que, desde o início, se debruça exclusivamente sobre o quebra-quebra do 8 de janeiro.

E o que deve prorrogar o trabalho destes nove procuradores – coordenados por Joaquim Cabral da Costa Neto, da PRM de Garanhuns (PE) e por uma maioria feminina, entre elas, Adriana Scordamaglia Fernandes, da 3ª Região – é a conjugação do inquérito aos das vacinas e joias.

Até dezembro de 2023 a equipe foi coordenada pelo subprocurador-geral Carlos Frederico Santos, responsável por boa parte das denúncias contra os vândalos do 8 de Janeiro.

Na época, Santos chegou a chamar de narrativa a delação de Mauro Cid e avisou:  “Eu não trabalho como o pessoal da Lava Jato. Eu trabalho com provas concretas para que as pessoas sejam denunciadas com provas irrefutáveis”.

Já Costa Neto, que nunca deu entrevistas, tem perfil mais discreto. Desde que assumiu o cargo, contudo, o MPF já denunciou e condenou 284 envolvidos com o quebra-quebra. Ao mesmo tempo, a equipe tem proposto penas alternativas aos 476 presos em flagrante no 8 de janeiro.

O prazo previsto para a conclusão da análise do inquérito da PF - sobretudo a dos atos golpistas, com maior potencial para punições -, é um banho de água fria, com a recente performance suicida do terrorista Francisco Wanderley, na Praça dos Três Poderes, e a revelação do plano para matar Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes.

Como lembrou o historiador Daniel Aarão Reis, a junção de dois inquéritos ao dos golpistas e a indicação de 37 indiciados pela tentativa de golpe pode levar a algo para não ser resolvido nunca. "Uma imensa pizza", como ele chamou.

Apesar da prisão do general da reserva Mário Fernandes, ele ainda é peixe miúdo perto dos generais Braga Netto e Augusto Heleno, sobre quem pairam provas abundantes das tentativas de ataques à nossa democracia. 

Principalmente sobre o Inelegível, que segue livre, leve e solto, como se não houvesse amanhã... 

 

Comentários

  1. Gilberto Carvalho Cassiano
    Com certeza esta procrastinação , esta lerdeza , este eterno empurra - empurra característica do atual PGR favorece imensamente a impunidade . Aras foi um advogado a serviço do canalha miliciano e este covarde e incompetente Gonet está indo pelo mesmo caminho . Por isso que a impunidade prossegue imperando , e Bozo , Braga Netto e Augusto Heleno, os mais notórios golpistas permanecem rindo , escarnecendo da risível e incipiente democracia brasileira.O único que tem alguma coragem de tentar confronta -los é o Xandão , mas ele sozinho não dá .Nosso podre e corrupto judiciário é um obstáculo para punição , mesmo em casos tão graves que colocam em riscos todas as instituições

    ResponderExcluir
  2. M Christina Fernandes
    De que será que têm medo, acho que confiam na apatia da maioria dos brasileiros que se deixam sangrar sem gritar, só gemer.

    ResponderExcluir
  3. Lili Flor de Liz
    Prefiro continuar a acreditar, ter paciência, esperar e confiar que no Gonet. Acho que esse dossier do inelegível é muito complicado e não dá prá correr riscos de fazer nada mal feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo com vc, a pressa é inimiga da perfeição. De qq forma não é hora para engatar a marcha lenta...

      Excluir
  4. Lúzia Pereira
    Espero que seja feito com bastante atenção ' para que não caiba recursos , e seja feita justiça por todos os crimes que estes militante cometeram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por esse mesmo motivo acharia melhor que o julgamento fosse feito pelo pleno e não se restringisse à Primeira Turma, de ampla adesão a Alexandre de Moraes

      Excluir

  5. Jorge Lúcio de Carvalho Pinto
    Acelera, Gonet

    ResponderExcluir
  6. Carlos Minc
    🤔💪🏽💪🏽😍😍💃💃🎷🎷💥💥🌲🌲🦋🦋🌻🌻🌏🌏

    ResponderExcluir
  7. Carlinhos Fernandes
    O sistema é f., como disse o coronel Nascimento. O clamor vai baixar com o fim do ano etc. Tudo pode ser parte de um imenso acordo "com o Supremo, com o Congresso, com tudo", como disse alguém...

    ResponderExcluir
  8. Carlinhos Fernandes
    O sistema é f., como disse o coronel Nascimento. O clamor vai baixar com o fim do ano etc. Tudo pode ser parte de um imenso acordo "com o Supremo, com o Congresso, com tudo", como disse alguém...

    ResponderExcluir
  9. Marialva Thereza Swioklo
    O idiota de sempre..
    Mas perigoso.
    Temos que ficar alertas.

    ResponderExcluir
  10. Nillo Barbosa
    ESSE AÍ É MAIS UM PROTETOR DE MARGINAIS TERRORISTAS .
    QUEM DEFENDE MARGINAL, TAMBEM O É.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a impressão que não chega a tanto

      Excluir
    2. Nillo Barbosa
      SE NÃO CUMPRE A LEI, MARGINAL É !

      Excluir
    3. Ele precisa de tempo para ler o inquérito, só espero que não abuse desse tempo

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo muito inverossímil

Trump é o Hitler do século 21

Gonet confraterniza com bolsonaristas