Direita se apropria das pautas de bem-estar

 


Foi o cientista político Pablo Ortelado quem captou a inusitada reviravolta: pautas de bem estar da esquerda foram capturadas pela direita. E o responsável pela metamorfose é Robert Kennedy Jr (foto com Trump), o polêmico político sobrinho de John Kennedy e trumpista até a raiz dos cabelos.

O crítico das vacinas criou o slogan Make America Healthy Again (Faça a América saudável de novo), pegando carona na máxima Make America Great Again, de Trump.

Ele misturou reconhecidas recomendações científicas – como combater os ultraprocessados e agrotóxicos já condenados na Europa – à retirada do flúor da água (que salvou gerações posteriores à minha de dentes cariados), permitir a venda de leite não pasteurizados e proibir algumas vacinas.

Esperto como seu guru...

Preocupações como o cortar o consumo de açúcar, tirar a carne vermelha do cardápio e praticar meditação eram ingredientes presentes à contracultura dos anos 1960 aos 1980, associadas ao faça amor não faça a guerra e aos ataques às empresas capitalistas.

Hoje, a direita populista opõe o povo às elites, sobretudo as intelectuais em culturais. Já o populismo de esquerda rejeita as elites econômicas – vide os ataques do governo Lula ao Banco Central e ao mercado financeiro.

“A polarização também contribuiu para a migração do bem-estar para a direita”, defende Orelado. “Durante a pandemia, a desconfiança das elites científicas levou a direita a rejeitar as vacinas e as políticas de isolamento. Enquanto a esquerda passou a apoiar as instituições científicas e sanitárias automaticamente”, completa.

Para o cientista político, a integração entre a desconfiança das instituições ao populismo turbinou contradições do mundo em que ciência, política e saúde pública. Deixaram de ser consensos para virar disputa ideológica.

“ A migração da cultura do bem-estar para o trumpismo evidencia como movimentos culturais podem ser moldados e apropriados por diferentes espectros políticos ao longo do tempo”, esclarece.

É uma sacada, certamente baseada em muito estudo, que ajuda muito a entender o que tem acontecido no mundo nestes últimos 20 anos...

      

Comentários

  1. Moises Augusto
    O mundo se transformou num lixão!

    ResponderExcluir
  2. Luiz Queiroz
    "ataques do governo Lula ao Banco Central e ao mercado financeiro". Cada MERDA que tenho que ler. Com uma imprensa dessas esse país será sempre essa draga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou falando nenhuma merda. Lula atacou sim o BC e o mercado financeiro. Eu mesma me identifiquei com esses ataques, não comentei como uma crítica, mas como uma postura da esquerda, a qual, compartilho. E o ´cientista político percebeu essas nuances com muita propriedade.

      Excluir
    2. Luiz Queiroz
      Celina Côrtes O mercado deveria ser atacado todo dia, o dia inteiro. A explicação da frase é que o Populismo de esquerda rejeita as elites econômicas. Ainda bem que rejeita. Senão não seria esquerda. Mas na verdade rejeita pouco, vide Haddad e sua política neoliberal.

      Excluir
    3. Se eu fosse vc, não perdia seu tempo lendo meu blog.

      Excluir
  3. Carlos Minc
    🚴‍♀️🥸📽️💃🪂💥😍🚴‍♀️🐯⚽🎷

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo muito inverossímil

Trump é o Hitler do século 21

Gonet confraterniza com bolsonaristas