Ascensão e tombo de Trump

 


‘Profetas’, como se sabe, têm projetado o caos para os EUA e as pesquisas de opinião dão suporte à tendência, com mais desaprovação do que aprovação ao governo. Um deles é Mohamed El-Erian, presidente do Queen’s College de Cambridge, na Inglaterra, tido como verdadeiro ‘oráculo’.

Se em janeiro os operadores do mercado trabalhavam com premissas, como o crescimento acima da média global das ações na bolsa americana e do valor do dólar, tudo se inverteu.

Isso por que a cabeça de Donald Trump é mercantilista, pré-capitalista. Para os liberais, o mais importante é que a riqueza se cria. Quanto mais comércio entre as nações, maior riqueza é gerada. Quanto mais liberdade, melhor. No fim, todo mundo enriquece. Trump não acredita em nada disso.

Para ele, o mundo se aproveita da generosidade americana e ele precisa ser durão, impor tarifas. É convicto de que há um vencedor e um perdedor, em qualquer negócio. Se a balança comercial americana é negativa, os americanos perdem. Trump é iliberal, vê a economia com a cabeça de século 17.

El-Erian acredita que os preços de produtos dentro dos EUA vão aumentar porque a importação encareceu, a inflação vai piorar, o comércio vai diminuir, o dólar vai desvalorizar. Há quem diga que é esse o objetivo de Trump: desvalorizar o dólar para deixar a moeda chinesa menos competitiva. Só que a consequência disso é mais inflação.

Já Elon Musk, braço direito de Trump em suas tresloucadas políticas, responsável pelas demissões de funcionários públicos, amarga a queda de 15% nas vendas do Tesla e de 45% no valor de mercado da companhia, desde dezembro. As vendas da Tesla caíram 71% na Alemanha e 45% na França.

Tudo resultado de problemas políticos, independentes do produto. Musk é o responsável por criar o mercado para carros elétricos. Agora Toyota faz, BMW faz, Volkswagen, GM, Mercedes, Ford, também fazem, assim como os chineses com a explosão da BYD.  Parece um tiro no pé.

Isso porque os compradores de carros elétricos se preocupam em evitar jogar carbono na atmosfera, acreditam na gravíssima crise climática. E eles não são  eleitores de Trump. Pelo contrário, têm vergonha de dirigir um carro feito pelo bilionário aloprado que ajuda Trump a desmontar o Estado americano. E a democracia americana.

E não falamos das prisões ilegais, dos ataques à pesquisa - coração da indústria tecnológica americana -; das ameaças de rompimento com países aliados, e só tocamos a superfície do desmonte do Estado. (Fonte: Pedro Dória no Canal Meio).

Ok, Trump consegue estar presente diariamente na mídia internacional. Só que quanto tempo dura esse governo?

 

Comentários

  1. A praga mesmo, são os conservadores ambicionando um mundo que não existe mais. Os líderes da direita têm cabeças do passado, para montar o mundo do futuro. Teremos muita guerra pela frente.

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo Garcia
    Não é uma questão de desejar que o outro morra, mas vamos ser sinceros. Quantas e quantas pessoas boas do bem, morrem com doenças sem cura, e esses dois seres desprezíveis ainda aqui na terra.

    ResponderExcluir
  3. Sérgio de Oliveira
    O trumpete é a cópia rica e escarrada do cagão, covarde, fujão daqui. Terceiriza tudo e só aparece nas seções de assinatura da papelada! O bobo da corte do maluco tecnológico!!

    ResponderExcluir
  4. Francisco Camilo
    PRESIDENTE SEM EIRA NEM BEIRA.

    ResponderExcluir
  5. Damião Pereira da Silva
    #bolsonaroladrãomilitaresdoexércitoladrõescadeiageral

    ResponderExcluir
  6. Helder Guimarães de Souza
    estúpidos, vão pagar caro por essa condução absurda e suicida do governo norte americano. Deveriam tomar aulas de democracia e governança com Lula.

    ResponderExcluir
  7. Carlos Minc
    🤔🚴‍♀️🎷😍😍💥💥🚴‍♀️🚴‍♀️🎸🎸💃💃🌏🌏

    ResponderExcluir
  8. Lidia Possas
    Apesar de serem representados como os Bobos da Corte “ estão agindo com certa intelligencia que o atual poder lhes permite!
    Lamento muito ter que conviver com a truculencia dos atos restritivos constantes emanados !
    Esperando e resistindo sempre !

    ResponderExcluir
  9. Joyce Hippertt
    Seria ótimo se durasse pouco!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Marion Bezerra
    Só espero que se lasque ,que USA vá pro brejo e que a Soberba se aniquila será muito bem feito pro povo ver que votar na direita é caus !!!!!!!!#########

    ResponderExcluir
  12. Heloisa Daddario
    Como não bastasse ,a China acaba de descobrir a maior mina de ouro do mundo, o que terá impacto na economia global.

    ResponderExcluir
  13. Sergio Correa

    Colaborador em ascensão
    ·
    A linha geral da análise é muito boa, mas escorrega em um detalhe importante. Não parece ser fato preciso que os compradores de carros da Tesla - não, ao menos, em sua maioria - tenham feito tal opção por ser o carro elétrico menos poluente. Morei em Portugal até recentemente. Lá o principal motivador da opção pelo Tesla é o preço menor do seu combustível: a energia elétrica. Entre compradores europeus, o peso do aspecto combustível menos poluente parece ser maior em parte dos compradores dos países nórdicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A análise é do Pedro Dória e concordo com ela, explica o tombo de vendas sobretudo na Europa

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tudo muito inverossímil

Trump é o Hitler do século 21

Gonet confraterniza com bolsonaristas