Espiritualidade interditada

Quando troquei a corrida pela caminhada, em 1992, descobri uma rota alternativa à Estrada das Paneiras. Passei mais de dez anos correndo ali todo santo dia, com ducha de cachoeira antes do trabalho. Até que resolvi experimentar andar até o Cristo. No início só podia passar pelo portão de acesso, após as Paineiras, a partir das 8h, quando já devia estar de volta. E foi um funcionário do trem, a quem dava carona, quem me deu a dica: vai pelos trilhos e pega o acesso no meio do caminho. Foi o que passei a fazer.
Chegava lá em cima por volta das 6h30, quando não havia viva alma. Lojas ainda fechadas. Fazia tudo com meu doberman, ameaçador, porém, inofensivo. Na época, animais domésticos ainda não eram proibidos na Floresta da Tijuca.
Passei a ir ao Cristo em média duas vezes por semana. E me deparar com aquela paisagem sensacional, sem ninguém, e com a mega estátua começou a me sacolejar por dentro.
Fui educada na religião católica, contudo, comecei a abdicar dela durante o Clássico, correspondente ao Segundo Grau, quando comecei a estudar as Cruzadas nas aulas de história do Colégio São Vicente de Paula. De padres. Fiquei estarrecida com o que fez a Igreja, em nome de Deus. (Em tempos do papa Francisco uma barbaridade dessas não rolava). Não, isso não me serve, constatei. E larguei mão.
Quando comecei a me deparar com aquele magnífico cenário criei, aos poucos, uma linha direta. Me deixei invadir por uma espontânea espiritualidade, entre Criador e criatura. Foi algo muito forte e crescente. Até que instalaram as roletas. Meu acesso passou a ser bloqueado. Senti muita falta.
Um dia entrevistei o diretor do Parque Nacional da Tijuca sobre um expressivo aumento da visitação após as escadas rolantes. E aproveitei para falar do meu caso, singular. Ele prometeu que um funcionário me liberaria o acesso. Deu certo por muitos anos. Até acabar.
Hoje de manhã fui até lá, 10 de km ida e volta, mais de 30 anos depois, na mesma forma, a partir do final do Silvestre. Quando chego lá em cima, todavia, tenho de parar ao pé da escadaria, e fazer minhas orações para as costas do Cristo. Tenho certeza que Ele não deve estar gostando nada disso...

Etapas da subida, dezembro de 2019

Guarita, a 2km


Chegada ao estacionamento, de costas para o Cristo

Comentários

  1. Querida, vc com tua espiritualidade e caminhadas , tem um contato direto com o " DIVINO " como vc mesma disse !!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é...apesar de tudo, não consigo passar na roleta sem pagar...

      Excluir
  2. Que texto lindo, maravilhoso... Viajei na sua história, me vi te vendo. Como são insondáveis as relações entre Criador e Criatura. Muitos são os caminhos para encontrar o Criador, dentro e fora de nós!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

O Brasil vai dar certo

Pela Internacional Democrática