Pix, o Big Brother do Banco Central

 


Não se enganem, não existe almoço grátis. Assim como o Google, Facebook, WhatsApp e Youtube, entre outras plataformas digitais, foram uma mão na roda na vida das pessoas, tornaram-se instrumentos de manipulação coletiva, como bem mostrou o documentário “O dilema das redes”. Algo parecido vai acontecer agora com o novo sistema Pix, que entra em vigor a partir de 16 de novembro.

Ele vai permitir pagamentos instantâneos, transferências imediatas de graça – o que antes era feito pelos DOCs e TEDs -, entre outras vantagens. Com o aval do Banco Central. A quase um mês de entrar no ar, a adesão ao novo sistema é tanta que até ontem já eram 33,7 milhões de chaves cadastradas em todo o país. As chaves correspondem à identificação pessoal de cada um para uso do sistema.

Quem me chamou a atenção para o que está por trás de tudo isso foi o engenheiro civil e analista de sistemas Carlos Harduim, por mensagem que recebi de um amigo. Só que Harduim alça a novidade à redenção – “o capitalismo e a democracia andarão juntos, com justiça, equilíbrio e a paz social com meritocracia e livre arbítrio.”

Mesmo sem se referir especificamente ao novo sistema, abriu os olhos àquela que poderia ser a sua real função: “Estejam preparados, pois o chip implantado irá controlar o cidadão, em sua vida de forma integral, em qualquer parte do mundo. Será o grande big brother.”

O Pix promete ser a principal ferramenta para exterminar o dinheiro vivo, algo que já ocorre, por exemplo, na China. Neste momento de pandemia, será muito conveniente por abolir mais uma das fontes de contaminação. (Nesse caso, como o clã Bolsonaro iria se virar para comprar seus imóveis? Não haveria mais dinheiro escondido na cueca?)

Outra vantagem apontada pelo engenheiro é a do gasto sem lastro. Quer dizer, vai ficar bem mais difícil esconder dinheiro em paraísos fiscais ou mesmo lavar a moeda viva. Os dados vão abastecer a Receita Federal e ajudarão no controle das declarações de imposto de renda.

Que venha o Pix. Porém, quem vai usá-lo, saiba que passará a ficar 100% exposto ao BC (e à Receita Federal). Pode ser que os mal intencionados descubram outros caminhos para roubar, enquanto os que não têm culpa no cartório, aparentemente, não terão nada a perder, a não ser a sua privacidade.

Comentários

  1. HOje me chamou atenção o fato de que cada Pessoa Fìsica poderá ter até cinco entradas e as PJ, algo como 20...

    ResponderExcluir
  2. Mais um controle do poder econômico financeiro sobre o cidadão.

    ResponderExcluir
  3. Bem, eu não me preocupo muito não.....pela simples razão de nem tenho dinheiro pra esconder.... É o tipo que "problema" que gostaria de ter... Quanto à privacidade, igual a virgindade, já foi perdida há tanto tempo que nem lembro mais como era....rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me sinto muito honrada com um comentário da diretoria do blog (será verdade mesmo?) Preciso urgentemente falar com alguém do blog, porque há cerca de dois meses estou tendo dificuldade para postar fotos na minha página. Não consigo arquivar e copiar do meu arquivo, só copiar a imagem direto para a página. Muitas vezes, como acaba de acontecer com as imagens do astrólogo francês Gilles Verrier, a imagem não baixa. Isso está me trazendo uma dificuldade antes inexistente. O que fazer?

      Excluir
  4. Também não me preocupo. Só acho importante que as pessoas saibam o que está por trás dessa facilidade...

    ResponderExcluir
  5. Num sistema tributário tão brutal como o nosso, estar amarrado dessa forma vai exigir o que nunca foi feito, a reforma tributária. No Brasil, quem produz é estuprado todo dia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

O Brasil vai dar certo

Pela Internacional Democrática