Liberou geral

 


Não bastou desprezar a vida humana com esse patético comportamento diante da pandemia. Não bastou estimular a devastação de nossas florestas, alvos de 197.632 focos de incêndios em 2019 e de 222.798 em 2220. 

Agora esse governo do mal também quer destruir nossas cidades. Resolução do ministério da Economia quer tirar o poder dos municípios para licenciar construções, reformas e demolições em imóveis residenciais e comerciais. Ou seja, liberou geral.

Após protestarem, entidades de arquitetos e urbanistas estudam entrar no STF propondo a inconstitucionalidade da proposta, que entraria em vigor em março. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo, os institutos de Arquitetos do Brasil no Rio e Brasileiro de Direito Urbanístico consideram a resolução inconstitucional, porque fere a competência dos municípios de legislar sobre a ocupação do solo.  

Para o professor Rodrigo Azevedo, titular da Azevedo Agência de Arquitetura, a medida de Guedes “demonstra claramente que ele entendeu a profunda problemática que estamos metidos, entretanto, não tem ideia de como resolver.”

Conforme Azevedo, “o entendimento raso de que a cidade só deve ser entendida em uma dimensão (do risco) deixa clara a intenção do seu projeto: ele não está preocupado com a qualidade da cidade (quesito fundamental na disputa internacional das capitais por sedes de empresas), e sim em como gerar mais construção, colocar mais tijolo na superfície da cidade independente da forma, proporção, escala, relação com o entorno, consumo de energia, respeito ao patrimônio histórico e ambiental, materialidade e desenvolvimento local.”

O arquiteto sabe que as cidades brasileiras não têm condições para absorver qualquer crescimento do país, por carecerem de técnicos, planos e organização. 

Quer dizer, o buraco é muito mais embaixo e o ministro da Economia, que nem dá conta de tirar o país do buraco aprofundado pela pandemia, só atrapalha ao se meter onde não é chamado.

O também arquiteto e urbanista Luiz Fernando Janot detonou no Globo: “É como se rasgassem nosso Plano Diretor e tirassem o poder do município. Como um município pode se planejar? Só podem estar querendo favorecer interesses escusos”, cogitou.

Só falta agora o ministério fazer caixa com o IPTU dos cerca de 5.568 municípios brasileiros...

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

O Brasil vai dar certo

Pela Internacional Democrática