A boiada de Zambelli

 


As nomeações de Bia Kicis para a CCJ e de Carla Zambelli para presidir a Comissão de Meio Ambiente são um soco no estômago dos brasileiros. 

A primeira é investigada pelo STF pela organização de atos antidemocráticos, e a segunda – ambas bolsonaristas do mais duro núcleo de seguidores – segue na linha tão familiar a esse governo, de nomear a raposa para cuidar do galinheiro.

Além da total falta de intimidade de Zambelli com as pautas ambientais, seu único predicado é a proximidade com o ministro Ricardo Salles, este sim, o símbolo máximo da crescente destruição de nossas florestas.

 Essa intimidade vem da defesa intransigente da deputada de todos os crimes ambientais que têm sido cometidos por Salles.

As conexões políticas da dupla Zambelli/Salles foi investigada pelo jornalista Luís Indriunas, do site De Olho nos Ruralistas. Ele encontrou o elo de ligação entre os dois: a empresa de papel e celulose Suzano. 

Vieram do controlador da companhia, o empresário Jorge Feffer, doações para a última campanha eleitoral da deputada.

Salles, por sua vez, foi acusado de alterar o plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Várzea do Rio Tietê, em sua gestão como secretário de Meio Ambiente do governo Alckmin. E adivinhem quem foi a maior beneficiada pela canetada de Salles? A Suzano.

A acusação resultou na condenação em primeira instância do atual ministro. Feiffer também financiou o Movimento Endireita Brasil, fundado e liderado por Salles antes de entrar no governo paulista, conforme o site ClimaInfo.

Outra ajuda a Zambelli na nomeação é a proximidade com o secretário de Assuntos Fundiários do ministério da Agricultura, o ruralista Luiz Antônio Nabham Garcia.

 Ambos praticaram uma troca de gentilezas: a deputada manteve em seu gabinete o irmão do secretário, Maurício Nabhan Garcia, enquanto Nabhan empregou no Incra o irmão de Zambelli, Bruno Zambelli Salgado.

Outro risco à vista dos defensores do Meio Ambiente é a eleição da deputada Aline Sleutjes (PSL-PR) para presidente da Comissão de Agricultura da Câmara. 

Quem você acha que teria impulsionado o galopante desmatamento no Brasil? Pois bem, Sleutjes já mostrou que está entre suas prioridades passar a boiada do PL da grilagem.

E assim nós vamos, nesse governo especializado em destruir nosso Meio Ambiente e em ajudar as mortes por Covid-19...

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

O Brasil vai dar certo

Pela Internacional Democrática