Que prevaleça a verdade




Nunca imaginei que um dia torceria por Renan Calheiros. Neste momento, contudo, não resta dúvidas de que ele é o homem certo para o lugar certo.

 Talvez dos poucos, como redator, capazes de trazer resultados à CPI da Pandemia, com sua experiência como ex-presidente do Senado e por sua intimidade com situações não tão lícitas assim.

Importante destacar que Rodrigo Pacheco também começa a se desgrudar do chefe. Ele poderia ter aberto a CPI depois da decisão do pleno do STF, porém, preferiu marcar território em seguida à decisão do ministro Barroso, dois dias antes. 

Já há quem diga que ele investe em seu próprio nome para 2022. Com seu jeito vaselina e conciliador, pode vir a ser a tal alternativa de Centro, quem sabe...   

Voltando ao tema original, ainda não há pistas claras do que virá quando o Senado abrir enfim a CPI da Pandemia, pelo simples fato de que as circunstâncias são novas, diversas dos impeachments de Dilma e de Collor. E também não há certeza de quem serão os comandantes da operação.

Agora, ao contrário do que se viu no passado, o PT, enquanto partido líder da oposição, não é protagonista. Seus parlamentares têm atuado com discrição diante do governo Bolsonaro. "O PT se equilibra entre uma oposição dura que não ameace com a perda do mandato presidencial. 

O MDB, tão ferido quanto o PT no rastro da Lava Jato, é também uma força com interesses diferentes do que teve", defende o Meio. 

Nos anos 1990 o PT imprimia mais agressividade às CPIs e nos anos 2000 elas perderam potência. Em meio à tragédia nossa de cada dia, com as evidências do desastre que tem sido a gestão da pandemia traduzido pelo crescente número de óbitos que poderiam ter sido evitados, a CPI surge como um feixe de esperança para estancar a tragédia.

É claro como a água que chegamos a esse cenário por conta dos erros e omissões do governo. Diante da cegueira ainda predominante, entretanto, será preciso provar os erros por A mais B. Eles estão todos aí escancarados. Talvez nunca tenha sido tão fácil, pela fartura de provas disponíveis.

Que o óbvio se torne verdade à luz coletiva.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

O Brasil vai dar certo

Pela Internacional Democrática