Extrema-direita militar em ação

 


Os sucessivos chiliques golpistas de Bolsonaro aparentemente apoiados pelo Grupo do Haiti (generais Villas Boas, Mourão, Braga Netto, Ramos e Heleno) têm outros aliados fardados, com objetivos distintos. 

Nasce nas entranhas da extrema direita o “Concepção do Projeto Nação", documento de 11 páginas criado pelo general Valério Stumpf Trindade (foto abaixo), comandante militar do Sul. Propõe, já para 2021, o estímulo a uma candidatura presidencial própria.

A pedido de Stumpf, um coronel distribuiu essa semana um e-mail para dar a largada ao tal projeto, que pretende "criar condições objetivas para o Brasil proporcionar um futuro de justiça e felicidade ao povo brasileiro.

" Trata-se de um plano de governo para o país, de militares da ativa e de institutos privados que pertencem a militares."

Os pais da ideia são também o general da reserva Luiz Eduardo Rocha Paiva e Thomas Korontai, ex-candidato à presidência em 2018 – entre suas promessas estava a extinção do MEC. 

Korontai lidera o Instituto Federalista, responsável, entre outras iniciativas, por disparos de fake news contra o voto eletrônico. 

A iniciativa se fortaleceu com a adesão do general Villas Boas, que ameaçou o SFT se fosse dado um habeas corpus a Lula em 2018. Bolsonaro atribui ao general sua eleição.

Fã do torturador Brilhante Ustra, Rocha Paiva assinou em 8 de março o texto “Aproxima-se o ponto de ruptura”, em seguida ao ministro Fachin ter retirado os processos de Lula de Curitiba. É ele o principal responsável pela “Concepção do Projeto de Nação” que, além de propostas sem pé nem cabeça, foca na sucessão presidencial. (Fonte: Intercept)

Na medida em que a CPI tem revelado o que o senador Omar Aziz chama de “lado podre” das Forças Armadas - como se sabe, alvo de reação desproporcional do ministério da Defesa -, a ameaça é mais um sinal de alerta para o país que a cada dia convive com uma nova bravata contra a democracia.

Algo que tem sido repetido por cientistas políticos e jornalistas é até quando os militares não bolsonaristas vão admitir distorções não apenas como esse obscuro projeto, como a ação de coronéis corruptos que denigrem as Forças Armadas, envolvidos com o superfaturamento de vacinas. Algo definitivo para o morticínio que se abate sobre o país.

Assim como em qualquer setor, também existe corrupção nas Forças Armadas e nossas instituições precisam se proteger contra os riscos a que estamos a cada dias mais expostos.

Comentários

  1. Beatriz Coelho Silva
    Você é assessora de imprensa deles? Que bela divulgação do projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo da sua ironia. A sociedade brasileira precisa ficar alerta para os riscos que estamos correndo. Ou vc acha que esses trogloditas devem conspirar a vontade pelos subterrâneos sem que ninguém saiba o que acontece?

      Excluir
  2. Excelente artigo, Celina. Vc escancarou as entranhas desses militares fascistas que estão ávidos para reabrir os porões das masmorras em que Brilhante Ustra e seus esbirros reinaram.

    ResponderExcluir
  3. Maria Christina Monteiro de Castro
    Grande repórter! você descobre, ou antecipa cada coisa! Será possível ? Militar querendo disputar presidência? ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celina Côrtes
      Maria Christina Monteiro de Castro Mérito do Intercept!

      Excluir
  4. Maria Christina Monteiro de Castro
    ah tb acompanho o intercept. Mas vc é rapidíssima! só faltava esta. Mas será que militar tem este prestígio todo no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao contrário do que provocou jornalista lá de cima, todo cuidado é pouco nessa hora. Se o risco de ter uma continuidade de Bolsonaro já é um terror, imagine aparecer um candidato da extrema direita militar em 2022? Precisamos ficar muito espertos...

      Excluir
  5. Luiz Cezar Barata
    Uma certa salada de frutas militarizada. Mas acho que o país perde quando, como agora por justas razões, aumenta a percepção de que todo militar é corrupto, incompetente, conservador e/ou golpista.

    ResponderExcluir
  6. Luiz Cezar Barata
    Celina Côrtes, foram duas oportunidades desperdiçadas pelos militares nos últimos 40 anos. Tá bom, né!!

    ResponderExcluir
  7. Lilian Mary Vidal
    Aves de rapina !! #MilitaresCorruptos

    ResponderExcluir
  8. Luan Toja
    Sugiro substituir o termo racista "denigrem". Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Nelson Gasparini Junior
    Mais merda... chega esses milicos lixos destroem a nação por incompetência e corrupção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

O Brasil vai dar certo

Pela Internacional Democrática