Lobistas da destruição

 



Que o desmatamento e as invasões de terras indígenas aceleraram nesse governo não é novidade. O que impressiona são os nomes que fazem o lobby dos garimpeiros em Brasília, apurados pelo Repórter Brasil:

 Hamilton Mourão, os ex-presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, os ministros Augusto Heleno, Bento Albuquerque e Onyx Lorenzoni, o ex, Ricardo Salles, além de outros deputados, senadores e empresários.

O resultado dessas alianças se fazem sentir, por exemplo, na reserva Mundukuru, às margens do Tapajós, rio que vai do Mato Grosso ao Pará. Tanto Mourão quanto Heleno devem ser impregnados da ideologia militar, na qual o que vem em primeiro lugar na democracia é a segurança nacional, em segundo o desenvolvimento e por último, o voto.

Claro que o lobby encontra as porteiras abertas neste governo favorável ao garimpo em terras indígenas. Com o respaldo, os garimpeiros atacam indígenas e ativistas e ficam impunes.

Até o ministério da Saúde se vê obrigado a recomendar cuidados com o consumo de peixes e de água não tratada na região, pelo risco de contaminação por mercúrio do garimpo.

Além da crise hídrica que enfrentamos, diretamente relacionada pelos cientistas às queimadas, a revista Nature publicou semana passada estudo mostrando que a Floresta Amazônica já emite mais carbono do que absorve, resultado do desmatamento e das mudanças climáticas.

O sistema se retroalimenta: a devastação florestal contribui para longas e intensas estiagens, que deixam a mata mais seca e mais propensa a incêndios. E o que faz o governo? Passa o levantamento dos incêndios do Inpe ao ministério da Agricultura. É a raposa cuidando do galinheiro.  

O estudo avaliou que de agosto a outubro de 2020 houve um aumento de 2 graus na temperatura média da Floresta Amazônica, enquanto as chuvas se reduziram em 35%.

O quê esses devastadores dirão a seus filhos e netos? Pior são os que sofrem o drama sem ter nada a ver com isso, ou seja, o restante da população brasileira e do Planeta.

Comentários

  1. Tanta desgraça promovida por um governo apenas. Isso em menos de 4 anos, imagine-se o seria se esses patifes ficassem mais 4 anos.

    ResponderExcluir
  2. É a visão de quem só vê a própria vantagem, não importa o quanto isto irá custar para os outros,para as futuras gerações
    O pior é que mesmo que se mude o governo as visões encasteladas no poder continuarão a se fazer presentes.
    A Amazônia arde não é de hoje.
    Mas sigamos na luta contra o mal.
    "A vida é combate que aos fracos abate"

    ResponderExcluir
  3. Andrea Ortiz

    Aonde vamos parar? Desesperador!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

O Brasil vai dar certo

Pela Internacional Democrática