Espelho da mediocridade

 


Espelho, espelho meu. Se quem estiver do outro lado for o brasileiro médio, ele ajuda a explicar não apenas a eleição, como a manutenção de Bolsonaro na presidência. A tese é defendida pelo sociólogo Ivann Lago, da Universidade Federal da Fronteira, em Santa Catarina.

Como entender a escolha pelos brasileiros de um capitão quase expulso do Exército, com dois projetos aprovados em 28 anos de Legislativo, denúncias de rachadinhas, contratação de parentes, envolvimento com milícias, líder em grosserias?

Não teria sido só a negação da velha política que o elegeu, e sim a identificação desse brasileiro médio, preconceituoso, violento, analfabeto nas letras, na política e na ciência. Ele é racista, machista, autoritário, interesseiro, moralista, cínico, fofoqueiro e desonesto. Um espelho, enfim.

Assim como Bolsonaro se diz perseguido pelo STF porque ele ameaça sua família, o machismo virou crime e inibe as mais sinceras manifestações desses cidadãos. Como se sabe, o machismo sobrevive no imaginário popular, na vida cotidiana, nas relações afetivas, nos ambientes de trabalho, nas redes sociais, nos grupos de whatsApp e nas piadas diárias.

Algo parecido acontece com o racismo, o preconceito com os pobres, nordestinos e homossexuais. Isso explica ainda a aversão ao 'politicamente correto', como se fosse uma restrição à naturalidade da vida cotidiana. Tudo que, diga-se de passagem, passou anos e anos sob repressão.

Até surgir o mito, que reflete o interior dessas camadas. Ele processou o milagre de dar voz ao cidadão comum, sobretudo ao abusar do palavreado vulgar, das frases mal formuladas, palavrões e ofensas para atacar todos os que pensam diferente.

A negação dos problemas ambientais, por sua vez, empodera essas pessoas, que sempre viram nas questões defendidas por cientistas e ambientalistas como inutilidades, que vão contra suas crenças religiosas.

O show de horrores protagonizado pelo presidente faz aflorar o Jair que cada um deles traz dentro de si. É como um passe livre para que possam ser quem realmente são.

“A questão a ser respondida é: como milhões de brasileiros mantêm vivos padrões tão altos de mediocridade, intolerância, preconceito e falta de senso crítico, ao ponto de sentirem-se representados por tal governo?", pergunta Lago.

Comentários

  1. Respostas
    1. E com a Educaçao andando para trás vamos demorar mto a ver mudanças. Nós dessa faixa etária tvz nem vejamos...

      Excluir
  2. Marcia Eloy
    Acho que quem sustenta esse senhor, é o grupo que foi homenagear o Temer.

    ResponderExcluir
  3. Lucia Elisa M. Cunha

    Exatamente ! E, é por isto que não me representa !!!! #euavisei

    ResponderExcluir
  4. Eliane Lima
    O jeitinho brasileiro é fascista...

    ResponderExcluir
  5. Silvia Gravina
    Não tem o que entender , mas mas como ser tão idiotamente desinformado.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Celina Côrtes
      Ruy Brito Filho Vai ser o tema do post de amanha

      Excluir
  7. Carmen Soares Dos Santos
    É inacreditável.

    ResponderExcluir
  8. Denise Dumar
    É a realidade de parte do povo brasileiro, infelizmente. Essa gente que deve ter apoiado o golpe militar em 64,e as gerações seguintes constituem esse grupo de ignorantes, medíocres racistas....

    ResponderExcluir
  9. Marcia Eloy
    Acho que quem sustenta esse senhor, e o grupo que foi homenagear o Temer.

    ResponderExcluir
  10. Stela Moraes
    Podia divulgar o artigo sem a cara do Bozo. Isso gera pontos a seu favor na internet. Tudo o que ele quer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celina Côrtes
      Stela Moraes Sempre uso imagens negativas dele. Mas sei q vc tem razão: falem mal mas falem de mim. Como jornalista, sei tb que as pessoas têm a expectativa de ver textos ilustrados. Se vc reparar no blog, só uso imagens que depõem contra ele...

      Excluir
  11. Ze Do Rosário
    As tar de identificação de caráter...
    .. é argo imutáver, daê!

    ResponderExcluir
  12. Claudio Seus
    Sempre me questiono a respeito disto, como pode alguém q tenha raciocínio se identificar com este governo absurdo, chega a ser surreal.

    ResponderExcluir
  13. Angela Calixto
    Sem comentários...tá difícil!😤🤬

    ResponderExcluir
  14. Vanete O. Lacerda

    Pra mim, é desvio de caráter!

    ResponderExcluir
  15. Jairo Costa
    Que pena não ter a opção de COMPARTILHAR. Magnífico texto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

O Brasil vai dar certo

Pela Internacional Democrática