Tiro n'água


 

Imagino o tipo de recepção que o mandatário verá amanhã quando desembarcar em Londres para o funeral da rainha Elizabeth. A introdução, mencionada aqui, foi o editorial do The Guardian. A essas alturas, os britânicos já terão assistido à série “The boys from Brazil, the rise of the Bolsonaros”.

Assinado pela BBC, o primeiro de três episódios começa com a escuridão que tomou conta da cidade de São Paulo em 19 de agosto de 2019. Apesar da distância - 2.500 km -, a capital estava sob o efeito das queimadas que ardiam a Amazônia.

Como reportagem de qualidade, os dois lados foram ouvidos: parlamentares, familiares e o próprio Presidente – “o interesse na Amazônia não é no índio ou na p...da árvore, mas no minério”. Do outro lado, jornalistas, estudiosos e adversários.

Não é difícil avaliar o quanto esse balanço final desfavorece o mandatário. Detalhes de sua trajetória política, como o achincalhe à deputada Maria do Rosário, foram esmiuçados. Assim como a total descrença em sua vitória por seu perfil medíocre, favorecida por uma série de coincidências.

Como acontece na atual corrida eleitoral, Lula estava em vantagem durante toda a campanha de 2018. O empoderamento da Lava Jato, que levou à prisão do líder petista, envolvido em várias acusações de corrupção, foi devidamente abordado. Assim como a facada que transformou o candidato em vítima e turbinou sua eleição.

A seis meses do pleito a vereadora Marielle Franco, defensora de tudo o que atacava o capitão, foi barbaramente assassinada. Ronnie Lessa, único preso pelo crime até hoje não solucionado, mora no mesmo condomínio do mandatário...

O filho Carlos, que começa a carreira de vereador traindo a mãe, Rogéria, a pedido do pai - o que nem o primogênito foi capaz de fazer -, pilotou uma campanha virtual de fazer inveja a Steve Bannon, o estrategista de Trump.

E o candidato católico transforma-se em evangélico - religião que cresce no país - por tramoias como o batismo no Rio Jordão e o casamento com a mulher (a terceira, após dois divórcios escandalosos) que sabe falar essa língua.

A campanha "Ele Não" chega a tomar as ruas, porém, não é capaz de impedir a chegada ao poder da extrema direita.

No terceiro predominam os absurdos cometidos pelo mandatário na pandemia e críticas de antigos aliados, como Joyce Hasselmann. Termina como começou: com a Amazônia em chamas. Não deixa a vida nada fácil ao falso messias para os britânicos. Provável tiro n'água à sua campanha eleitoral.

Para completar, têm sido projetadas na Torre de Londres imagens com "Jail Bolsonaro", junto à foto do mandatário. 


Comentários

  1. Eduardo Aguiar
    Esse ser é um dejeto ! Fato.
    Deplorável, inescrupuloso, mafioso, miliciano, afora outros tantos adjetivos pejorativos que poderia ser escrito aqui. Mas o "dejeto" espelha muito bem a essência disso tudo.
    Mas acho ainda pior quando vejo colegas dizerem preferir votar nele do que no Lula por esse ser um ladrão. Uma hipocrisia barata e inconsistente que não condiz com a realidade, mas que essas pessoas preferem acreditar e levar a fogo e ferro dentro delas, porque foram criados a vida inteira pelos pais e avós, escutando as mazelas e o perigo do mundo Comunista e o quanto jamais esses poderiam acender ao Poder.
    E me pergunto: o quanto com os altos lucros e vantagens obtidas pelo agronegócio nos Governos Lula, pelos lucros estratosféricos dos Bancos privados no Governo dele, por 13 anos de Governo PT, sem deixar de seguir uma única vez os ritos de um Estado Democrático de Direito, aonde pode haver existido naqueles tempos quaisquer possibilidades ou ameaça de nos tornarmos um País Comunista?
    Tenha ele roubado, apresente-se provas disso. E mesmo que isso de Fato possa ter ocorrido, como a Direita tão desesperadamente não abre mão de acreditar, o cara fez a Melhor Economia do País desde o Regime Militar, segundo a FGV (sim, claro, obvio: agora a FGV é comunista também, igual a Globo).
    Creem que uma merda de um AP no Guarujá e um sítio, creem que depoimentos várias vezes posteriormente mostrado pelos mesmos depoentes que foram coagidos a deporem daquela forma, mesmo assim preferem sair dizendo que não votam no "corrupto Lula Molusco" ( conforme vergonhosamente alguns ex-colegas de SV assim se referem a ele).
    Mas, quando veem Bolsonaro comprando 50 e tantos imóveis com dinheiro vivo, quando veem o filho dele, com salário de político e franquia da Copenhague comprando Mansões "astronomicas" em Brasília...ahh, isso tudo é normal, corriqueiro e pode.
    Preferem dar seu voto a um canalha que faz a imagem de todo um País evaporar e ser motivo de zoação na Terra, porque foram criados equivocadamente por seus pais e avós a enxergarem coisas aonde não existe, coisas que jamais passaram perto do Brasil, durante aqueles 13 anos de Governo.
    Preferem votar num calhorda desequilibrado, destemperado e sem qualquer noção do que faz, como se nesse País jamais tivera existido corrupção antes dos governos PT.
    Outro dia escutei uma perola de um diálogo de dois ex-colegas daqui ( um deles médico)...algo como:
    - Bolsonaro tem que ganhar!
    - claro! Ele vai sim...se "Deus quiser"
    - é só ele ficar de boca fechada.
    -isso. Basta isso. Não pode abrir a boca.
    O retrato da hipocrisia burguesa brasileira: sabem a merda de incompetência que o sujeito é, mas preferem um extremista que envergonha o País no Poder, do que alguém que durante anos trouxe o País a um protagonismo mundial jamais alcançado anteriormente ( a não ser no futebol).
    Definitivamente essas pessoas não percorrem a pé o Centro da Cidade a noite ou a Av. Copacabana de dia, para se darem conta do tamanho do estrago, da miséria que está feito atualmente nesse País, ao terem dado a oportunidade desse monstro ter sido eleito.
    Pior que ele, com tudo que escrevi aqui em cima, é aquele que vota nele, pelo simples e vil e vazio pensamento de não querer de forma alguma que o outro ganhe. Triste demais uma pessoa dessas!!

    ResponderExcluir
  2. 30 likes no Linkedin, quatro compartilhamentos e 1.366 acessos

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, suas pílulas diárias nos ajudando a continuar pensar com lucidez nestes tempos sombrios (feliz em participar dessa dose).
    Assisti os 3 episódios, alto nivel de produção e veio junto uma mistura de raiva e vergonha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

O Brasil vai dar certo

Pela Internacional Democrática