Impunidade até quando?

 


Já disse aqui que os sucessivos descalabros do inominável motivaram o foco do meu blog a partir do início de 2019. Apesar de saber das limitações da postagem, virou missão: desmascarar as barbaridades cometidas dia sim e outro também por aquele (des) governo.

Não sou petista e nem lulista, porém, era claro que Lula seria o único político capaz de enfrentar o símbolo do jogo sujo – das tentativas de golpe fascistas ao uso do dinheiro público pela reeleição. Como de fato foi.

Quando Lula ganhou as eleições, além da alegria pela vitória da democracia, temi cair numa espécie de limbo. A indignação que me movia – sensação diária de cumprir meu papel como jornalista – esfriaria. Tampouco pretendia virar um veículo chapa branca de tecer elogios ao governo.

Mal sabia eu...

Já na primeira semana de janeiro o país foi arrebatado pelo dia 8, quando ameaças repetidas por quatro anos se concretizaram naquele vandalismo nunca visto por aqui. A violência cresceu a níveis impensáveis. A paz ainda estava longe.

Os recentes ataques a Alexandre de Moraes, contudo, indicam que o 8 de janeiro ainda está em curso. 

É óbvio o quanto o país continua dividido. Porém, jamais imaginei que os baderneiros seriam capazes de chegar àquelas vias de fato de janeiro. Que correram a atribuir à esquerda, como já aconteceu outras tantas vezes em nossa história.

Foram seis meses de duelos, com sucessivas tentativas da extrema direita de emparedar o governo, este prejudicado para reagir diante da casa arrasada que encontrou.

A Economia – principal motor de aprovação –, porém, se estabiliza a ponto de despertar simpatias até da Faria Lima. Os índices de desmatamento caíram e o oxigênio se espalhou com o foco nas necessárias políticas sociais. E o capitão ficou inelegível por oito anos.

Sim, Lula falou muita besteira. Entretanto, é inegável que seus acertos ultrapassam os erros.

Será que nesse segundo semestre conseguiremos esclarecer o que de fato se passou com Anderson Torres e Mauro Cid, principais auxiliares do mi(n)to?

Será que a sujeira ficará em pratos limpos?

Quando os culpados serão punidos?

Só o tempo dirá. Espero estar aqui para contar. 

Comentários

  1. Rui Patterson
    Passaremos talvez algumas gerações para a efetivação da democracia, ainda assim haverá bolsões neofascistas, Celina Côrtes .

    ResponderExcluir
  2. Isabel Pacheco
    Todos nós esperamos esse momento. Cabe à sociedade pressionar para ser possível virar de vez essa página infeliz da nossa história.

    ResponderExcluir
  3. Alcebiades Abel Filho
    Celina Côrtes, vou me associar a sua colocação quanto afirma: "não sou petista e nem sou lulista". Concordo plenamente estou contigo, mesmo porque com 86 anos , isto é, com mais de 8 décadas de vivência e convivência me amadureci de tal forma que meu estado de consciência não abriga mais ídolos. Sou livre para avaliar o lado positivo ou negativo dos fatos e das coisas. Portanto, me considero um homem livre.
    Parabéns, companheira.

    ResponderExcluir


  4. Lucchesi Carlos
    Fizeste a sua parte. Missão cumprida. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Felipe Yoshio Cordeiro de Souza
    Tá mais pra "continua errando menos que o cara lá"

    ResponderExcluir
  6. Luiz Antonio Câmara
    Celina: a pureza do ar que hoje respiramos vem impregnada de democracia! E como explicita a imagem por você postada, vai acontecer o que o Monstro temia: no lugar de clubes de tiros, bibliotecas!

    ResponderExcluir
  7. Meri Laite
    Eu também espero estar aqui para ler você contando essa história. Ou vai tudo pra baixo do tapete?😡

    ResponderExcluir
  8. Branca Moreira Alves
    Estou seguindo teu blog entusiasmada! Parabéns mil vezes. Excelente jornalista, forte, equilibrada, seria! 👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, partindo de vc é um elogio sensacional!!!

      Excluir
    2. Super parabéns mesmo Celina. Que esforço de cidadania- e de estômago…😢👏

      Excluir
    3. Obrigada querida, é um retorno mais do que delicioso!

      Excluir
  9. Felipe Albano
    Um não sabe atirar e o outro não sabe ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível que alguém que não saiba ler seja até hoje o único brasileiro que conseguiu ser três vezes do país...

      Excluir
  10. Status: on-line
    Felipe AlbanoVer perfil de Felipe Albano
    • 1º
    Owner, Tachyon Consulting
    1 min
    Celina Côrtes minha cara, foi uma figura de linguagem. O Lula sabe ler, ele completou o ensino básico, pelo que soube. Mas dizer que ele é ligado a livros e ser completamente cego. O cara é um safado e sem vergonha, assim como o Jair. Desde 2003, que não se faz nada para melhorar de VERDADE, a educação desse povo. Como ele foi presidente por 8 anos e a Dilma por mais 6 e depois veio outro boçal, estamos muito mal no quesito EDUCAÇÃO, negar isso é INFANTIL

    ResponderExcluir
  11. Sandra Regina Andreatta
    https://www.facebook.com/100013459634352/videos/241389748772908/?mibextid=Nif5oz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

O Brasil vai dar certo

Pela Internacional Democrática