Para onde foram as metralhadoras?

 

Furto, roubo, extravio ou conivência? 

Causa estranheza no desaparecimento das 21 metralhadoras de um quartel do Exército em Barueri (SP), na semana passada, o Exército não ter feito boletim de ocorrência sobre o furto.

Por isso, a polícia de SP sequer investiga o sumiço – considerado pelo Instituto Sou da Paz o maior desvio de armas registrado pelo Exército desde 2009, quando desapareceram sete fuzis do batalhão de Caçapava (SP), recuperados e os culpados presos - , apesar do empenho em recuperar as armas.

Guilherme Derrite, secretário de Segurança de SP, mencionou "consequências catastróficas" se as armas forem parar nas mãos do crime organizado.

São 13 metralhadoras calibre .50 (foto) e oito calibre 7,62.  As primeiras disparam 600 tiros por minuto e atingem um alvo a 3km. A arma também pode derrubar aviões. Foi criada para defesa aérea, terrestre e naval do Brasil.

Nos últimos anos, o país tem assistido ações do chamado 'novo cangaço', no qual os bandidos invadem cidades do interior armados com metralhadoras .50 apoiadas em tripés sobre caminhonetes para roubar bancos.

No início de julho, por exemplo, a pacata Santa Bárbara (SP), com menos de 14 mil habitantes, foi palco de explosões em dois bancos, mais de 40 minutos de troca de tiros com a polícia, casas atingidas por balas perdidas e rodovias interditadas por barricadas de fogo montadas pelos bandidos.

O Exército investiga o caso internamente, com o aquartelamento de cerca de 480 militares, que não podem deixar o Arsenal de Guerra em Barueri, e tiveram seus celulares apreendidos. Além de informar que as armas desaparecidas não funcionavam e passariam por manutenção.

O sumiço, a propósito ocorreu na mesma semana em que o comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva, visitou quartéis de São Paulo, embora não tenha passado por Barueri. Como sabe, o general apoia o governo Lula. 

Enquanto é investigada a participação dos verde oliva nas tentativas de golpe para derrubar o governo Lula, este sumiço ainda é uma grande incógnita. Assim como ocorreu no furto dos sete fuzis, que envolveu um militar, o mesmo pode se repetir. Algo assustador em qualquer das hipóteses:

Tanto no envolvimento dos verde oliva com o novo cangaço, como novas tentativas para recuperar o poder perdido pelo inelegível e pela caserna.

 


Comentários

  1. Carmen Lima
    Ações como essa é que vinha fortalecendo as facções com armas e logísticas ia a verba que o governo recebia empregavam onde?

    ResponderExcluir
  2. Rogerio Pimentel
    As forcas armadas tem que ter um controle mais rigido do armamento e dos integrantes , nesse mes de outubro/23 , foi encontrados pela policia militar de minha cidade "8" municoes de fuzil com um civil ,pouco provavel que essas municoes foram fruto de contrabando ,as forças armadas recebe um "jovem" de 18 anos lá , e depois de cumprir um periodo o coloca nas ruas, alem de outras especialidades aprendidas sai com a visao do que é um arma de fogo ,ai o trafico contrata .

    ResponderExcluir
  3. Aluizo Grangeiro
    Esses milicos não servem pra nada , Minto servem para conspirar contra o Brasil

    ResponderExcluir
  4. Walterlei Guimaraes
    As FA é um amontoado de ladrões, roubam carregamento de carnes, se lambuzam no leite condensado e claro são ladrões de armamentos. E tudo fica por isso mesmo.

    ResponderExcluir
  5. M Christina Fernandes
    Tudo muito preocupante.

    ResponderExcluir
  6. Fabiano Allgayer
    Celina Côrtes espero que minha intuição sirva de alerta para o presidente. Não há segurança num raio de 2km em aeroportos.
    Com um Pitágoras básico dá para se ver que qualquer avião poderia ser abatido pelas periferias da pista.
    Se armaram bomba para matar civis em aeroporto, espero que a segurança seja reforçada enquanto as armas não apareçam.

    ResponderExcluir

  7. Jorge Lúcio de Carvalho Pinto
    Coisa séria, heim?

    ResponderExcluir
  8. Marcio F. Botelho
    Concordo com você: muito assustador diante dos tempos bicudos em que vivemos. Todas as suas hipóteses são plenamente possíveis.

    ResponderExcluir
  9. Joyce Hippertt
    É tudo muito lamentável! Muito mais incompreensível que o sumiço das vigas!

    ResponderExcluir
  10. Leco Goes
    Acho que tem militar querendo explodir a segurança pública, ponto fraco do Lula

    ResponderExcluir
  11. Sylvia Abaurre
    Roubaram e venderam. Está nas mãos do crime organizado ou de milicianos provavelmente.

    ResponderExcluir
  12. Dorval Fernandes
    E quem e o comandante dessa base com certeza não foi ladrão comum nem soldado raso isso é coisa de comandantes

    ResponderExcluir

  13. Felipe Albano
    Uma dessas no topo do morro detém qualquer invasor

    ResponderExcluir
  14. Cleverson Gato
    Complexo, levando-se em conta que uma .50 pesa 38k sem tripé se dentre as 20roubadas 10 eram .50 da quase meia tonelada, então houve uma logística considerável no roubo, não? O governador nada fala?

    ResponderExcluir


  15. Alcebiades Abel Filho
    Os quatro anos do governo BOLSONARO houve uma estruturação, em todos os setores da vida nacional, de patifarias, pricaretagens e bandidagens. Foi uma espécie de soerguimento do mal onde cada setor ou indivíduos se revelaram . Ora, a área mais contemplada foi as "forças armadas" : mais de 5 mil empregos com diversos militares pendurados no cabide das repartições públicas. Foi um vale-tudo até transporte porte de drogas em comitiva presidencial. Não podemos ser ingênuos. Existe uma CROSTA BRABA (invisível) no setor militar que tem que ser removida. O Presidente LULA já esta em quase um ano de governo "arrumando a casa" removendo a sujeira para poder trabalhar.
    Misericordia!!!
    Meu DEUS, tenha piedade de nós...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celina Côrtes
      Autor
      Pelo visto ele não tem sentido mta pena...

      Excluir
  16. Haroldo Oliveira
    E eram estes incompetentes trapaceiros que queriam nos tutelar e roubar uma eleição para manter no poder um capitão bunda suja, que eles próprios já haviam expulso do exército por terrorismo e deslealdade, mas que a conveniência tratou de coser e cerzir.

    ResponderExcluir

  17. Felipe Albano
    O tráfico já tomou conta do Rio, como no Mexico, na Colombia

    ResponderExcluir
  18. Antonio Camanho
    Guedinho genial
    https://g1.globo.com/politica/blog/octavio-guedes/post/2023/10/20/o-que-as-armas-do-exercito-tem-a-ver-com-sao-longuinho.ghtml
    O que as armas do Exército tem a ver com São Longuinho?

    ResponderExcluir
  19. Nelson Chapira
    Uma coisa pode-se afirmar: não foi o Gal. Pesadelo.

    ResponderExcluir
  20. Fernando Veiga Barros e Silva
    É estranho, se não for absurdo, que um exército tenha seu instrumento básico de trabalho furtado.

    ResponderExcluir

  21. Walter Osvaldo Webski
    Alguns abilolados com alguma articulação nos porões fascistas agindo sem apagar os rastros.

    ResponderExcluir
  22. Luiz Fernando Moura Martins
    Caiu por terra a ideia que militares seriam referencia de honestidade e patriotismo...estao no mesmo patamar de pastores evangélicos ...nao merecem confiança

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

O Brasil vai dar certo

Pela Internacional Democrática