Acuado pelas provas

 


No meu entender, a condenação mais justa, ou gritante, ao inelegível, seria por suas tentativas de golpe. No entanto, como lembra Ricardo Noblat, ele poderia se declarar preso político e vítima de uma injustiça.

Só que seu 'algoz', o ministro Alexandre de Moraes, cerca-se de outras provas cabais, que não deixarão a ele chances de espernear. Agora mesmo a PF está nos EUA para investigar a venda das joias das Arábias, sobre as quais o ex-faz tudo, Mauro Cid, também voltou a depor.

Isso sem falar na falsificação dos cartões de vacinação para si e seus familiares. Todos recheados de provas, que crescem. Poderiam ser considerados crimes de um ladrão de galinhas, contudo, teriam um peso oportuno no cômputo geral. 

E, com sua liberdade de ir e vir mantida no Brasil, ele tem a exata medida da decadência do apoio que sofre: o ato no Rio atraiu menos de 20% do que o de São Paulo. Ainda teremos de aturar mais um, em Santa Catarina, o reduto mor dos reacionários. Cujo resultado também pode dar ruim.

Como se sabe, seus advogados continuam tentando, por sua vez, recuperar o passaporte apreendido em 8 de fevereiro pela PF, por ordem do, sempre ele, Moraes, o presidente do inquérito sobre os ataques à democracia. Pelo visto, os defensores não têm a menor chance, porém.

O ex-presidente já deu uma pista de para onde gostaria de ir: a Hungria do aliado Victor Órban. Claro, contudo, que o ministro do STF não vai deixá-lo escapar assim, antes de pagar por seus crimes. Mesmo que não perceba, o capitão está sob permanente monitoração.

Parece que a ficha de que não é mais presidente ainda não caiu. E está longe de conseguir mexer as peças do tabuleiro do poder ao seu bel prazer. Quer dizer, por mais teimoso que seja, ele sabe que será muito difícil escapar das grades.

E a fórmula de se mostrar querido e necessário a seus seguidores se implode por seus próprios métodos, com o decréscimo de participantes a cada ato. Mesmo que ele tenha mais sucesso em Santa Catarina, só uma república de bananas levaria isso em conta para definir os destinos de alguém.

Que volta e meia o Brasil parece ser, admito...

Metódico, Moraes acumula provas a cada dia. Os mais apressados em ver o mi(n)to na cadeia não se conformam, acham que ele já deveria estar lá há muito tempo. Entretanto, é um método certeiro para não dar margem a revertérios.

 


 

Comentários

  1. Carlos Nascimento
    Penso que chegamos, ou pelo menos estamos muito próximos, de um patamar de profunda desconstrução de uma máquina institucional minimamente decente e equânime, o sistema de justiça no Brasil, que embora nunca tenha sido justo de fato, cada vez mais abandona as teses jurídicas do direito, dando vazão a um perigoso "Estado de direito" em que prevalece a hegemonia, ou seja, a justiça se faz pela construção hegemônica na sociedade e não pelo que é justo e de direito, é por isso que este ser ainda não foi preso, pois incrível e lamentavelmente, ele ainda detém uma base social grande e com isso, não permitiu ainda a hegemonia de outro setor dito de "esquerda".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean Schleuderer
      Carlos Nascimento
      Você não deixa de ter razão.
      A 'politização da Justiça' é factual.
      E isso sempre é um mal.
      A única 'política' compreensível no âmbito do Judiciário, é aquela que avalia o momento político para dar andamento ou conclusão a processos envolvendo personalidades políticas.

      Excluir
    2. Realmente, Nascimento, continuamos a viver o perigo da politização do judiciário, mal necessário para conter o golpismo do inelegível, que deixa de se justificar. Prefiro crer que essa demora ocorre por motivos de segurança jurídica na colher de provas. A mesma resposta cabe para o Jean...

      Excluir
    3. Ruth Rosa
      Carlos Nascimento a pior frente ampla da história, o mal necessário para frear o avanço da extrema direita, principalmente a bolsonarista.
      Com o nosso modelo político, com tantos poderes ao presidente da Câmara, temos o pior congresso da história repetindo as articulações do quanto pior melhor ( que já vimos no segundo mandato de Dilma e conseguente Impeachment).
      Nunca senti tanta vergonha alheia ouvindo políticos no congresso.
      ..... dá até saudade de quando a vergonha era ouvir Tiririca.

      Excluir
  2. Ruth Rosa
    A extrema direita vai se enfraquecer junto com o bolsonarismo que assumiu o protagonismo com o pior representante que poderia existir, mas o único que arrebanhou os piores indivíduos por pura afinidade ( corruptos, fetichistas, racistas, machistas, homofóbicos, xenofobicos, sonegadores...) e vimos um circo de horrores corrupção e incompetência por 4 anos.
    Essa prisão precisa ocorrer depois das eleições municipais, para que não vire narrativa de campanha.

    ResponderExcluir
  3. Renato Silva
    Duas coisa que não entendi, Se Bolsonaro afirmava nunca ter vacinado,pq iria falsificar cartões de vacina ? ainda era obrigatório apresentá-los pra viajar na época ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda era, daí a falsificação. Qdo ele viajou, não fazia ideia de qto tempo ficaria fora (dependendo do andamento da tentativa de golpe) e não podia correr o risco de ser barrado

      Excluir
  4. Não esqueçamos que o famoso gangster Al Capone, com extenso histórico de crimes e barbáries foi condenado por conta de problemas com o fisco, através das provas conseguidas com a delação do seu contador - coisas da Justiça e do Direito. O que quero dizer: nem sempre a prisão ocorre pelas causas que parecem as mais merecedoras de pena de prisão.

    ResponderExcluir
  5. Ricardo Bánffy
    Prender um ex-presidente nunca deve ser feito levianamente. No caso de um que goza do apoio de um número enorme de extremistas violentos, muito menos. As provas contra ele precisam ser contundentes e irrefutáveis, e a sequencia de crimes que ele perpetrou precisa ser exaustivamente documentada.

    ResponderExcluir
  6. Miguel Francisco Hatzlhoffer
    Bolsonaro ainda tem muitas cabeças de gado dispostas a fazer um estouro de boiada se o inelegível pedir.
    Tem que ir minando e desgastando Bolsonaro para que seus seguidores percebam que o mesmo não passa de um criminoso.
    Mas a tarefa não é fácil, porque os donos das mídias de notícias são de direita, e mesmo não gostando do Bolsonaro, sabem que queima-lo pode fortalecer a esquerda, que foi um parto tira-la do governo. Vale lembrar que foi necessário articular um golpe parlamentar.

    ResponderExcluir

  7. Reinaldo Müller
    É por isto que há muitos anos atrás eu recusei a estudar Direito e advogar. Jamais por dinheiro algum eu defenderia um cara como o hashtag#bolsonaro. Culpam ele pela tentativa de Golpe de Estado. Eu o culparia pelo hashtag#negacionismo na pandemia do hashtag#covid19. Milhares de órfãos - famílias enlutadas - muita dor e desolação. Não há crime maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Reinaldo, minha indignação foi aos píncaros naquela época. Acredito que ele ainda ser á condenado por isso, mas acho tb que é algo mais difícil de provar...

      Excluir
    2. Cristina Reis
      Reinaldo Müller Houve subnotificação do número de mortos pela COVID 19, principalmente, o Conselho Federal de Medicina que silenciou, não fiscalizou e defendeu o uso de medicamentos sem eficácia contra a covid-19 um ano e sete meses depois de o vírus chegar ao seu Brasil.Tanto Bolsonaro, o Ministro da Saúde e o Presidente do CFM deveriam ter sido processados e presos por ocasionar a morte de mais de 700 mil pessoas durante a Pandemia. O tratamento de "Kit COVID" como Cloroquina e o Ivermectina sem nenhuma eficácia contra o Coronavírus é o que podemos chamá-los de genocidas.

      Excluir
    3. Reinaldo Müller
      Cristina Reis, muito bom > "O tratamento de "Kit COVID" como Cloroquina e o Ivermectina sem nenhuma eficácia contra o Coronavírus é o que podemos chamá-los de genocidas".
      Há um agravante: lembra-se do desestímulo ao uso de máscara pelo inelegível e as aglomerações que ele promovia, pondo em risco até a vida de crianças?

      Excluir
    4. Foi mais um requinte de crueldade daquela turba nojenta

      Excluir
  8. Giselle Thais Neres
    Bolsonaro lixo, escroto, corrupto, ladrão...

    ResponderExcluir
  9. Giselda Costa
    Se a legislação brasileira tivesse 100 de Jaula, para esse troglodita ainda seria pouco !

    ResponderExcluir
  10. Neide Alves
    Esse bozó botou 100 anos de sigilo pra ele e a família dele não ser investigados tem ele tem que pegar 100 anos de cadeia pra pagar pelos crimes que ele e a família dele cometeu CONTRA a unanimidade sem anos de cadeia pra esses criminosos golpistas

    ResponderExcluir
  11. João Victor Lima
    Renato Silva https://www.instagram.com/romaantiga2.0/ Siga minha Página

    ResponderExcluir
  12. Fernando Veiga Barros
    É o devido processo legal. Talvez, isso tenha sido o que se negou a Lula, no passado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

O Brasil vai dar certo

Pela Internacional Democrática