Abalo sísmico no bolsonarismo

 


Os que me leem já recomendaram que eu pare de falar em Pablo Boçal, caricatura repugnante, porque é exatamente o que ele quer. Porém, não resisto a reproduzir aqui as conclusões chegadas pela Revista Fórum:

Maçal já mina o fenômeno do bolsonarismo. O corrói por dentro. Subtrai forças da maior liderança extremista surgida no Brasil nas últimas décadas. Se triunfar e conquistar proeminência política nacional, caso se torne prefeito de São Paulo, em um ou dois anos o bolsonarismo estará fragmentado e perderá seu atual poder.

Foi arrastado ao passado.

É algo que causa um alívio indescritível de onde menos se espera: da criatura. Contudo, não se sabe ainda o perigo que ele representaria ao preencher esse espaço. 

De onde vêm as conclusões?

Da última pesquisa Datafolha, que traz o ex-coach à frente de Ricardo Nunes – candidato do inelegível – e tecnicamente empatado com Guilherme Boulos, apoiado por Lula.

Entre eleitores do capitão que deveriam votar em Nunes por ordem do líder, 44% vão de Marçal, Só 30% votarão no atual prefeito, como deseja o chefe. Entre os seguidores do governador de SP, Tarcísio de Freitas, 41% de eleitores querem Marçal na prefeitura e só 28% vão de Nunes.

Fora a manipulação sem precedentes das redes sociais. De janeiro a agosto foram mais de 6.400 anúncios no Instagram e Facebook com menções a ele, sem associá-lo à politica, o que o poupa das restrições da Meta. Tudo alimentado por promessas de riqueza e sucesso, conforme o Intercept.

Como se sabe, sábado a Justiça Eleitoral suspendeu as contas de Marçal nas redes sociais. Só que o ex-coach abriu 2 novos milhões de seguidores após a suspensão.

O que acontece é um racha profundo na extrema direita, uma erosão no bolsonarismo e eventual troca no trono de líder da extrema direita, algo até então impensável. O gado começa a deixar de seguir bovinamente as ordens de seu (ex?) líder.

Como se sabe, o inelegível é o caso de maior sucesso entre os outsiders surgidos nos últimos anos, como Donald Trump e, agora, o boquirroto Marçal. Este, já condenado a quatro anos de prisão por fraude bancária, surge com força nas redes sociais a partir de conteúdos fajutos de autoajuda.

Já declara patrimônio de quase R$ 170 milhões.

Acusa um adversário de “cheirador de cocaína”, sem nenhum fundamento, promete fanfarronices como implantar o criacionismo nas escolas municipais paulistanas, perseguir ladrões pelas ruas com drones e implantar teleféricos para transportar milhões de cidadãos diariamente.

Como seu criador, conquistou fama entre os eternos adultos disfuncionais seguidores do min(n)to, os eleitores de salvadores extraterrestres. Feito sob medida, com tecnologia de ponta e ideias que nem os jericos têm.

Comentários

  1. Solange Rodrigues de Souza
    ADOREI O TEXTO.....

    ResponderExcluir
  2. Ótimo, Celina. Essa animosidade do bozonazi com o boçal me cheira a fumaça e logo veremos a amizade voltar. Dois canalhas.

    ResponderExcluir

  3. Ruth Rosa
    Concordo plenamente!
    O candidato perfeito para rachar com a extrema-direita.
    Possui o mesmo, ou mais, domínio das redes sociais e não vai tolerar os chiliques da familícia com sua ilusão de poder absoluto sobre os alienados.
    Parece que surgiu um pilantra maior para dividir essa turma e, quem sabe, abreviar nosso tormento.
    Quer pipoca??

    ResponderExcluir
  4. José Rios
    Preciso ajudar e de ajuda para combater o mesmo mal que vc descreve.
    Primeiro identificar o problema, doutorado exige:
    Hipótese: Como esses dois de mente e caráter tão curtos, conseguem tanto sucesso fazendo tanto mal
    Tese: compensam pela enorme militância nas redes sociais.
    Outra tese: a educação é ruim e não faz seu papel de criar cidadãos autônomos com senso crítico
    Como eu, fã há tanto tempo dos trejeitos da Valnice Milhomens, a primeira, ou pelo menos a primeira mais bem sucedida a trazer o tele evangelismo para o Brasil, e que largava esse sorriso toda vez que falava Jesus na TV e meu pai, ainda vivo, que também assistia atônito a bizarrice da pessoa me dizia: que figura pernóstica.
    E como vi crescer o neopentec, não conclui isso há décadas atrás.
    Me angustiei com o Minto e não conclui antes?
    Simples: por não quebrar meus paradigmas, conforme previsto por Thomas Khun?
    Já tenho doutorado e não preciso muito menos quero nenhum outro.
    Fica a dica: o cacareco em 1959 da cidade de SP recebeu cerca de 100 mil votos para vereador.
    Hj em dia estaria eleito, na verdade eleita, presidente, pois não importa quem seja, é só saber usar as redes sociais, veja a bancada bolsonarista e tire suas conclusões

    ResponderExcluir
  5. Airton Genaro
    Pois é, os "fenômenos" da política estão surgindo com a vitória do "maluco " que conseguiu chegar a Presidência da Argentina com suas ideias mirabolantes... como dizem os caipiras...a moda agora é "dar uma de louco" para ganhar as eleições ... o povo , embora esteja passando "aperreios" não consegue ver os riscos da situação que está ruim ficar pior...

    ResponderExcluir
  6. José Rios
    Chegamos a 1984! Simples assim.....
    Estou estudando as redes sociais, com a postura de aprendiz, e maturidade intelectual de 40 anos de doutorado.
    Bem vinda, bem vindos ao totalitarismo, manipulação psicológica, controle do passado, tecnologia, linguagem, guerra, alienação, negacionismo, vigilância em massa.
    Chegamos ao máximo da comunicação social em massa.
    Não foram os jornalistas que inventaram as manchetes espetaculosas para atrair a atenção do leitor e depois entregar um texto cativante para o leitor chegar até o fim do texto?
    Então, as novelas fizeram isso na rádio, depois TV.
    Chegou a vez da democratização do método e das técnicas.
    Não se trata de bolsonarismo ou marçalismo, mas de uma dominação das redes sociais, simples assim, cqd.
    É incrível o poder da comunicação, desde sempre, é incrível como existem haiters, mercenários do ódio, desgraças mesmo vivendo no paraíso, e lembro da cidade maravilhosa e seu maravilhoso estado e os movimentos verde amarelos de Copacabana, a lista de presidiários que passaram pelo palácio da Guanabara e por aí vai
    O esperado era que fosse chegada a hora do inverso do capitalismo que provoca todos os males, só não esperavam pela astúcia das redes sociais, bom vindo a 1984.

    ResponderExcluir
  7. Everton Goulart
    O algoritmo está se divertindo com o fato de o coach da montanha ser notícia. Estão sendo soldadinhos do cidadão ao falar sobre ele, comentar sobre ele.
    Estou deixando de seguir perfis que estejam promovendo o candidato, pois indiretamente ao falar sobre ele, estão agindo igualmente como na eleição do inelegível: o deixando em evidência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina Reis
      Everton Goulart Eu também acho. Falando dele é dar holofote.

      Excluir

    2. José Rios
      Cristina Reis Comportamento bizarro é uma dos existentes nos humanos, com redes sociais se tornam prevalentes e maioria dos votos vide Trump.

      Excluir
  8. Marcio F. Botelho
    O bolsonarismo se alimenta da mesma fonte que Marçal e como cães raivosos a disputam. Assim como outros cães no resto do mundo, como Trump e Milei. Faz-se necessário esvaziá-la.

    ResponderExcluir
  9. Roger Santos
    Esses dois, é um sujo, falando do mal lavado.

    ResponderExcluir
  10. Lucia Helena Franzen Fiebig
    🤮🤮🤮🤮🤮🤮

    ResponderExcluir
  11. Kenis Junior
    O fascismo dos eleitores é maior que esses dois criminosos comprovados

    ResponderExcluir
  12. Marcelo Ribeiro
    Texto perfeito!!
    Pena que alguns milhares de eleitores imbecis e jumentos, se quer entendem isso, paulistanos de coerência e noção, jamais votará em um verme desse! 🤮

    ResponderExcluir
  13. Maria Helena
    Atenção:
    Bolsonarismo destroi !
    Bolsonarismo corrompe !
    Bolsonarismo mata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é certo, o problema é que se esse Boçal continuar a crescer, ele pode ser ainda pior...

      Excluir
  14. Maria Helena
    Bom dia !
    Não acredito que " marsala " ,se e somente se , chegue ao 2° turno! Se chegar, somente algo diferente pode fazê-lo vencer ...Tipo assim um ataque frontal ,na linha da cintura ( 🔪 ). Creio que o embate se dará entre os jardins e os heliopolinos ...
    Os segundos , se reunidos , têm a força ...👊✊🏻

    ResponderExcluir
  15. Luiz Paulo
    A cara de um , é igual o Ku do outro ?

    ResponderExcluir
  16. Chico De Alfredo Costa Gonçalves
    ·
    O mal por si só se destrói. Não precisa mover uma peça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o mal do bolsonarismo está durando muito. É a primeira vez em que ele fica ameaçado, não pelos 'inimigos', e sim pela farinha do mesmo saco

      Excluir
  17. João Carlos Corso
    Vcs estão ajudando a divulgar esse cara

    ResponderExcluir
  18. Jose Amaro Costa Da Silva
    Dois vagabundos!

    ResponderExcluir
  19. Maria Helena
    Sairdainercia.blogspot.com Acredito ( tomara eu esteja certa ) que ele chegou ao limite de crescimento !E que daqui pra frente a tendência seja cair ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o curioso é que se isso de fato acontecer (assim esperamos!) não venha do 'inimigo', e sim da farinha do mesmo saco

      Excluir
  20. Angela Sampaio
    Esses dois trastes repulsivos se merecem.

    ResponderExcluir
  21. Rosangela Barbosa
    Esses dois não faz meio 🤢🤢

    ResponderExcluir
  22. Daisy Grisolia
    Esse coiso que não falo o nome é um clone de Bozonazi piorado, um extremista perigoso e duplamente, pois endinheirado e manobrador das mídias !

    ResponderExcluir
  23. Afonso Schroeder Schroeder
    BANDIDOS SE ATRAEM LAMENTÁVELQUEM APOIA CRIMINOSOS REINCIDENTES.

    ResponderExcluir
  24. Hellander Santos Ferreira
    Acredito que o grave problema dessa ascensão do "coach" picareta é dele conseguir fazer as máscaras de muitos, cair. Com isso, apenas temos a prova que o país é tão misógino, preconceituoso e sem cérebro muito além mais do que havíamos imaginado. Existem tantas pessoas que "pensam" como esses dois "cidadãos" que nos causa medo da continuação do crescimento da extrema direita.

    ResponderExcluir
  25. Carlos Minc
    🤔🥸😍😍💪🏽💪🏽🌈🌈💃💃💥💥

    ResponderExcluir
  26. Paulinho da Adelaide
    Simples, junte o analfabetismo político com a carência que esse povo tem de heróis, a Direita sempre se aproveitou disso. Collor de Mello, Bozo, Farçal...

    ResponderExcluir
  27. Alcebiades Abel Filho
    É ASSUSTADOR essa ERA das tecnologias e das redes sociais. As pessoas não pensam é todos os instantes manipulando e absorvendo mensagens das mídias sociais. Quem tem habilidades e poder de se articular na utilização desses mecanismos cria logísticas FANTASTICAS de manipulações sociais. O que se percebe é que verdadeiros DEMÔNIOS se transformando em ídolos, mitos e salvadores da pátria. A sociedade esta inserida na "bolha" e fantasia do mundo virtual. Isso é perigosíssimo. Infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mto assustador. E o Legislativo insiste em deixar correr frouxo, até que o feitiço comece a se voltar contra o feiticeiro

      Excluir
  28. Carlinhos Fernandes
    É uma análise completa, fundamentada e relevante. Obrigado, Celina Côrtes. Nada a acrescentar - apenas, talvez, minha estupefação diante do fato de que um candidato como ele consiga alimentar milhões de pessoas com seu chorume. É o que leva milhões a elegerem os Nikolas, Zambelis, Bolsonaros, Caveiras, Pistolas Escopetas, Trovões, Pastores-isso, Bispos-aquilo e Delegados-aquiloutros. O atual Congresso foi inundado por um tsunami de esterco em 2022. Dá medo.

    ResponderExcluir
  29. Jorge Antonio Barros
    Só mudaria o nome para Pablo Boçal

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Celina Côrtes
      Mudei no texto original do blog, daqui para a frente se voltar a falar nesse delinquente, só se for com seu verdadeiro nome!

      Excluir
  30. M Christina Fernandes
    O problema não é o PM, é quem o paga e o segue. Esses seres abomináveis vivem do pinga-pinga que as multidões depositam em sua conta bancária.
    Tivemos um exemplo com o SS, dono do SBT e do antigo Baú da (in)felicidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de postar esse texto li um artigo super interessante na Agência Pública que explica o mecanismo do Boçal tim tim por tim tim. Deu até vontade de voltar a falar sobre isso amanhã, mas preciso me controlar pra não fazer propaganda para esse bandido

      Excluir
  31. Mario Correa
    O problema no Brasil não são os candidatos e sim os eleitores. Foi assim no passado, é no presente e será no futuro.

    ResponderExcluir
  32. Josue Salviano da Silva
    Cadeia vagabundos

    ResponderExcluir

  33. Reinaldo Müller
    Pablo hashtag#Marçal ("Maçal"> incorreto). Paulistanos gostam de hashtag#outsiders como é o caso de Pablo Marçal. Também, acredito que ele vá arrefecer o hashtag#bolsonarismo. Contudo, dado à sua impetuosidade e assertividade "truculenta", aliado a sua falta de "estofo" político não deve vingar.
    A Direita busca um bolsonaro mais civilizado, estilo "raposa".

    ResponderExcluir

  34. Reinaldo Müller
    Ruth R. rsrs. Bem colocado: "TRAÍRA CULT". BINGO!

    ResponderExcluir

  35. Ruth Rosa
    Em tempo..... penso que dar holofote para o pilantra só divide a extrema-direita e deixa o inelegível muito indignado.
    Não tira votos de Boulos, mas tira de Nunes.
    Daí no segundo turno aparece a fiel da balança no estilo Simone Tebet..... aguardem o socorro da Tabata no segundo turno.
    Palpite maluco??? Veremos.

    ResponderExcluir
  36. Luís Eduardo Zamprogna
    Genial. Parabéns a todos que postaram aqui 👏

    ResponderExcluir
  37. Myrna Maciel
    Cruz credo como dizia minha avó! Isto é um pesadelo daquele deacordar sufocado. Que doentio!

    ResponderExcluir
  38. Samuel Dzioba
    Fodase B4ND1D4 da extrema esquerda

    ResponderExcluir
  39. Luiz Cezar Barata
    Com certeza já na próxima eleição teremos pela frente um tsunami de réplicas estúpidas de Pablos Marçais usando e abusando das redes com essa fedorenta mas eficaz "receita de bolo" eleitoral.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

O Brasil vai dar certo

Tudo muito inverossímil