Passo a passo do caos democrático

 


A última tentativa de crise criada pela extrema direita, com os ataques ao ministro Alexandre de Moraes, nada mais seria do que a continuidade da guerra declarada entre os brasileiros, que começaram a rachar após as manifestações de 2013.

É o jornalista Pedro Dória quem descreve, no Meio (com pitacos meus), a sequência de fissuras da nossa democracia.

1 - O Legislativo assumiu o poder de executar o orçamento, também criado por ele. Função que deveria caber ao Executivo, como executor do orçamento (daí o nome), o que abala a lógica de independência entre os três poderes. O Executivo perde capacidade de ação, de planejar, enquanto o Congresso se livra do ônus dos gastos mal feitos.

2 - O Poder Judiciário se politiza. Decide quem investigará, como investigará e orienta a investigação para depois julgar. Ministros são indicados pelo presidente, que forma seu time.

3 – Ações pós 2013 que deterioraram a democracia: Mentiras do PT contra Marina Silva em 2014, tentativa de Aécio Neves de duvidar do sistema eleitoral, a Lava Jato, para atacar o PT; o impeachment para derrubar o PT, o rombo da Petrobras para pagar políticos e a prisão de Lula sem provas claras. Política feita com o fígado que culminou na eleição do inelegível.

4 - O ataque do capitão à Câmara de Rodrigo Maia e ao STF, a inação da PGR em relação ao presidente e o orçamento secreto de Arthur Lira. A intervenção de Temer para abortar o impeachment do ex-presidente após o discurso golpista no Sete de Setembro de 2020. O ataque contra as urnas eletrônicas e a campanha contra as eleições.

5 - O poder das redes sociais de disseminar fake news.

6 - O manifesto de autoridades militares legitimando a ocupação dos quartéis em 2022, que levou ao 8 de janeiro e ao planejamento, por quatro generais de Exército e do comandante da Marinha, de um golpe militar.

7- Tudo leva ao inquérito aberto no STF em que juiz e procurador são a mesma pessoa, que calhou de ser também o presidente do TSE. Torto, porém, legal.

“Democracia nenhuma se sustenta se a sociedade se divide em dois e ambos os grupos se recusam a reconhecer um o direito de opinião do outro”, sustenta Pedro Dória.

Será que um dia o que sobrou da nossa democracia terá jeito?

Comentários

  1. Edílson Valadares Valadares
    VAMOS REPUDIAR O BOLSONARISMO QUE É UM MOVIMENTO MAFIOSO FASCISTA.

    ResponderExcluir

  2. Airton Genaro
    Pois é, nos últimos tempos podemos , conforme os fatos poder constatar que o "projeto de poder das elites financeiras dominantes" está pronto e preparado para continuar no poder como se diz popularmente "custe o que custar"...

    ResponderExcluir
  3. Luís Eduardo Zamprogna
    Muito informativo

    ResponderExcluir
  4. Ruth Rosa
    Levaremos décadas para recuperar esse retrocesso.
    Quanto a Democracia, precisamos de um pulso firme do judiciário para que ela não enfraqueça ainda mais nas mãos de políticos pilantras, de extremistas e de especuladores que estão sempre procurando tirar proveito nas instabilidades.
    Não é a toa que Alexandre de Moraes virou o alvo da extrema-direita e do especulador do X, pois virou a imagem da legalidade, da defesa da constituição e do Estado Democrático de Direito.

    ResponderExcluir
  5. José Rio
    Excelente texto com perfeita cronologia, lembrando que o demônio habita nos detalhes cuja função é gerar o sensacionalismo da discórdia.
    O inquérito aberto no STF pelo Toffoli, e foi sorteado o juiz Xandão, que tem seus todos os seus atos referendados por todos os demais colegas juízes da corte suprema, colegas esses que também podem anular sempre qualquer ato de qualquer decisão monocrática de qualquer juiz, e procurador Gonet NÃO são a mesma pessoa, sendo o anteriormente descrito é prova de que é irrelevante se calha ou não de ser também o presidente do TSE.
    NADA DE Torto, TOTALMENTE legal.

    ResponderExcluir
  6. Eduardo Vieira de Souza
    Depois de romper com os sandinistas, chegou a hora de romper com o bolivarianismo. Assim o Lula fortalece a imagem de democrata.

    ResponderExcluir
  7. Eduardo Vieira de Souza
    Mas e o Maduro? O Brasil vai romper relações? Somos ou não defensores da democracia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maduro deixa Lula numa encruzilhada, mas tudo indica que não vai reconhecer a vitória

      Excluir
  8. Valentina Canapi
    Vão procurar o quê fazer seus vagabundos

    ResponderExcluir
  9. Joao Carlos Ramos
    Não podemos deixar que aconteça o que aconteceu em 8 de janeiro esses vagabundos bardeneiros marginais golpistas fazer oque fizeram sem anistia para esses comparsas do lixo do Bolsonaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já deu, né? Mas se não houver castigo tudo vai ser erepetir

      Excluir
  10. Edílson Valadares Valadares
    VAMOS REPUDIAR O B9LSONARISMO QUE É UM MOVIMENTO MAFIOSO FASCISTA.

    ResponderExcluir

  11. Cristina Reis
    Celina Côrtes Realmente, foi a sequência da Autonomia de um Golpe. A figura do Senador Aécio Neves me lembra muito o do ex-, governador do Rio de Janeiro Carlos Lacerda. O TFP na figura das lideranças neopentecostais. A participação da Elite do Atraso na figura do ex- governador de Minas, o ex- banqueiro do Banco Nacional, Magalhães Pinto. E o IPEAS na figura do americano Bannon com às suas fakes news. E não nos esqueçamos da figura do Bolsonaro com o apoio dos parasitas dentro do Clube Militar. Enquanto isso, o judiciário que se mantém como a Eminência Parda, esperando que o vento mude e que o tempo fique ao seu favor. Plantou e nem colheu, deixando as urtigas tomarem conta do seu território. A história se repetiu, só com novos atores.

    ResponderExcluir

  12. Reinaldo Müller
    Boa retrospectiva histórica, Celina.

    ResponderExcluir
  13. M Christina Fernandes
    Curiosa em saber como tudo isso irá para os livros de História.

    ResponderExcluir
  14. Realmente uma curiosidade. Espero que sem fake news!

    ResponderExcluir
  15. Romildo Guerrante
    O Brasil não perderia nada se esses acampados do 8 de janeiro fossem mandados à Justiça Federal, com todas as instâncias de controvérsias e de defesas. Mas Alexandre de Moraes, que teve papel fundamental no passa-fora aos golpistas, erra ao cumprir papel de vítima, investigador, acusador e juiz. Sem direito de defesa aos acusados, desmonta-se um pilar da Justiça.

    ResponderExcluir
  16. Dilson Aragão Matos
    O POVO BRASILEIRO ESTÁ FAZENDO UMA SIMPLES PERGUNTINHA BÁSICA:
    QUEM SÃO OS TIPOS DE PESSOAS QUE NÃO GOSTAM DE ALEXANDRE DE MORAES NO BRASIL SABEM RESPONDER OU FINGEM NÃO SABER?

    ResponderExcluir
  17. Mario Correa
    Parabéns pelo texto. Acredito que enquanto o Brasil não criar um líder nato o país continuará dividido.

    ResponderExcluir
  18. Alcebiades Abel Filho
    O que muitos analista político não se deram conta é que o famoso "movimento de 2013" foi um movimento popular democrático que emergiu do instinto popular que percebeu que sempre teve suas demandas reprimidas. A gota d'água foi o preço de passagem de ônibus em São Paulo - se não me falha a memória - e o que se percebia nas manifestações era a não permissão de "bandeirinhas de partidos políticos " era um autêntico movimento popular. Vamos analisar esse fenômeno da massa popular: o que chamamos de democracia é " uma farsa" tudo que se decide no ALTO ESCALÃO dessa REPÚBLICA é sem a participação da sociedade. Vivemos em uma chamada
    "democracia representativa" mais os eleitos acabam atendendo os anseios da CLASSE DOMINANTE e voltando às costas para as demandas da sociedade.
    Tivemos agora a discussão do chamado ORÇAMENTO SECRETO Juntaram-se o STF com a turma do CONGREGAÇÃO NACIONAL. Ora, se estivéssemos numa autêntica DEMOCRACIA era para ter como participante representantes da sociedade organizada. Essa constante."FARSA" das autoridades de nossa República que acaba produzindo no INCONSCIENTE popular o mesmo fenômeno que ocorreu em 2013 que a DIREITA em um golpe de mestre utilizou a seu favor e deu no que deu culminando com a perda de mandato da DILMA. Portanto, sou pessimista com o futuro deste país.

    ResponderExcluir
  19. Sérgio Pereira Bispo
    A corrupção - consuma a democracia um tipo anarquista e sensacionalista -, a falta de ética e acima de tudo a disfuncionalidade da lei, ninguém pode está acima da lei. O absurdo deste Estado, é que talvez o mercado tenha funcionalidade melhor.😍🇧🇷

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

O Brasil vai dar certo

Tudo muito inverossímil