Rumos do caminho de retrocessos

 


Quando cursava o clássico, no Colégio São Vicente, me estarreciam as propostas de Plínio Salgado (foto) e sua turma de integralistas. E não conseguia entender que alguém pudesse aderir ao lema Pátria, família e propriedade.

Nem preciso dizer quem passou a repetir o lema como papagaio. Os camisas verdes agora são verde e amarelos. Pior, ele engana milhares de trouxas que passaram a segui-lo como gado. Falo do capitão insubordinado, que exerceu o mais medíocre mandato na Câmara Federal.

Em 26 anos, de seus171 projetos – número de estelionato no Código Civil que não poderia ser mais cabalístico –, apenas dois foram aprovados. Trata-se do esdrúxulo personagem alçado pela extrema direita para representá-la.

Entraram nessa conta, por exemplo, sua citação a Brilhante Ustra – um dos grandes torturadores da ditadura militar – em seu voto pelo impeachment de Dilma Roussef; seu plano de explodir o Guandu por melhores salários nos tempos de caserna e seu insistente gesto de arminha com as mãos.

Ninguém pensou se a criatura teria inteligência suficiente para arcar com tal responsabilidade. Nossa sorte é que não tinha, nem ele e nem os seus zeros à esquerda, ou mesmo os generais que lhe deram suporte. Senão, hoje teríamos um revival da malfadada ditadura militar.

Os extremistas viam nele o potencial de um Lula de sinal invertido, o que de fato foi. Tanto que conseguiu criar o inacreditável movimento batizado de bolsonarismo, onde atraiu os direitopatas que passaram anos enrustidos, sem força para fazer frente à onipresente esquerda.

É algo tão oco, porém, que se esfacela facilmente. E agora encontra em Pablo Lamaçal sua maior ameaça de racha. Sim, alguém mais inteligente e articulado que o ex-presidente que – quem diria – começa a virar peça de museu graças a essa nova liderança, sem honestidade ou caráter.

Ambos de grande afinidade com a extrema direita em sua busca a esmo por novos representantes para suas propostas reacionárias e conservadoras, porém, de grande penetração.

Em seu nascimento, graças aos Steve Bannon - guru de Donald Trump - e o aprendiz tupiniquim, Olavo de Carvalho da vida, que felizmente já passou dessa para a melhor.

Ninguém opera as redes sociais melhor que essa turba.

E o que vemos aqui se repete também mundo afora, com o crescimento da extrema direita na Europa, onde ela fora bem enterrada no pós Hitler e atrocidades da Segunda Guerra.

Assim como quem viveu a ditadura militar (1964-1985) e achou que nada semelhante se repetiria, lá eles veem o desabrochar de uma gente que tem no fascismo e no nazismo seu estandarte e porta-bandeiras.

Onde isso tudo vai dar ainda não sabemos...ou sabemos?

 

   

Comentários

  1. Fátima MELO
    🌳🌏🙋🏻‍♀️❤️🫱🏻‍🫲🏼😉🌺🏃🏻‍♀️🏖🍷💃🏻🤫🤣🐆👊🏼🍎🎾✈️♍️
    Celina Côrtes , UMA REPETIDA, REPETIÇÃO?
    DEUS NOS LIVRE, QUE NÃO HÁ DE PASSAR!!
    BASTA!

    ResponderExcluir
  2. Alfredo Pereira
    A questão é: porque parte do povo embarca nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os fascistas se voltam às questões de corrupção e segurança, que calam fundo fundo no povão e os leva a aderir

      Excluir
    2. Jorge Lúcio de Carvalho Pinto
      Te entendo

      Excluir
  3. Airton Genaro

    • 1º
    --
    31 min
    Pois é, as próximas eleições municipais poderão prever e talvez traçar um panorama para 2026... o povo brasileiro está perdido e como se diz popularmente "desacorcado "e vota nos candidatos que lideram as pesquisas eleitorais e aparecem nas mídias sociais e os representantes das elites financeiras dominantes sabem disso e aproveitam para fortalecer seu poder de definir os resultados a seu favor... do povo brasileiro é esperar que analise e compare as gestões administrativas para votar na competência...

    ResponderExcluir
  4. Carlos Minc
    😔😔🤔🤔🥸🥸💪🏽🌏💥💃🌲🌻🦋🪂

    ResponderExcluir

  5. Rosa Cooper
    É preciso estar atento e forte...

    ResponderExcluir
  6. Mhiguel Horta
    A psicologia das massas de Sigmund Freud explica como os imbecis sem expressão social nenhuma, conseguem juntos encontrar uma causa e por isso se sentem validados, mesmo sem entender nada da ideologia q abraçam. Um verdadeiro rebanho usado pelos psicopatas com liderança.

    ResponderExcluir

  7. Mhiguel Horta
    Texto oportuno! Um alerta porque os imbecis e psicopatas estão conseguindo influir.

    ResponderExcluir
  8. Bernardo Vilhena
    Existe um estudo anterior a pandemia estimando em 20 anos o tempo de absorção pela sociedade das inovações tecnológicas da comunicação. No decorrer da pandemia corrigiram esse tempo para 2 anos. Não foi possível para os juristas e políticos criarem o arcabouço regulatório das redes. Coisa que os fascistas insistem em chamar de censura.

    ResponderExcluir
  9. M Christina Fernandes
    Se a História é cíclica, talvez a turma que não viveu uma segunda guerra mundial, não presenciou o fascismo real de perto, uma ditadura com suas consequências queiram ver algo semelhante, vai ser devastador, espero que reflitam e voltem atrás nas suas escolhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos fazer barulho para eles acordarem

      Excluir
    2. M Christina Fernandes
      Celina Côrtes , a gente fica meio cansada.

      Excluir
  10. Sérgio Pereira Bispo
    Passo por uma situação absurda estou "sequestrado" e perseguido, sem cidadania, desde o Lula - 2002 -, e a chegada da união europeia da França no poder aqui, fascismo, barbárie e mentiras em contradições que inicia no FH. As forças armadas, o exército com seu eleito presidente foi vergonha.💛🇧🇷

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como não entendia Plínio Salgado, tb não consigo te entender

      Excluir
  11. Paulo Jose Jaber
    Muita gente embarcou e ainda embarca nessa onda. No final de 2022 prometeram uma intervenção militar que impediria a posse do presidente eleito. Veja o que aconteceu!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

O Brasil vai dar certo

Tudo muito inverossímil