Tentativa de golpe não foi invenção

 


Aos que se arvoram em lutar pela anistia ao Inelegível, aos que participaram da tentativa de golpe quando Lula assumiu a presidência e aos que simplesmente defendem essa tese, o jornalista Pedro Dória refresca a memória no Canal Meio com o que foi essa real tentativa de golpe.

Após a posse do Democrata Joe Biden, o governo americano deu depoimentos públicos dizendo que não reconheceria um golpe militar no Brasil. O que foi fundamental. Claro que se Donald Trump tivesse sido eleito o quadro seria outro.

Sabemos, com farta documentação, que o Inominável deu ordens para que três generais de Exército e um comandante da Marinha planejassem um golpe militar. Sempre que se fala nisso, bolsonaristas tentam dourar a pílula, “não tem provas”, “que golpe?”, “delírio”...

Era golpe sim, tem provas, sim.

O ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, colocou suas tropas à disposição do ex-presidente. E quem fez a afirmação foi o ex-comandante da Aeronáutica, o tenente brigadeiro do ar Carlos Baptista Júnior e um ex-comandante do Exército, o general Marco Antonio Freire Gomes. 

Ambos sustentaram essa versão em depoimentos oficiais à PF.

Freire Gomes relatou que durante reunião em 7 de dezembro de 2022, um mês após o capitão ser derrotado e um mês antes de Lula assumir, o ex-presidente tentou convencer os três comandantes das Forças Armadas de o apoiarem na decretação do Estado de Defesa ou Estado de Sítio para impedir que o novo presidente tomasse posse.

Golpe de Estado, portanto.

O que definiu o jogo foi o alto comando do Exército. O atual comandante do Exército, general Tomas Paiva (foto), não foi escolhido ao acaso. Ele era uma das vozes mais ativas dentro da caserna para defender a conduta democrática da instituição. A maioria dos 15 generais se posicionou contra. E isso tinha uma razão de ser. 

Dois terços dos generais quatro estrelas que formam o Alto Comando foram contra participar de um golpe. E pesou na decisão o fato de saberem que seria uma aventura muito difícil a um governo golpista ser reconhecido pelos EUA.

Por isso é tão importante a todos os que defendem a democracia a eleição de Kamala Harris em novembro. Se os americanos escolherem Trump, todas as maracutaias a favor da anistia perigam dar certo. 

Porque a extrema direita não perde tempo. 

Comentários

  1. Fracisco Antonio Dos Santos Santos
    Prisão perpétua a esses bandidos e ladrões

    ResponderExcluir
  2. Fabiano Amaral
    Gonet está esperando a dupla *#%$&@ Barroso/Mendonça, do STF, permitir o final da votação sobre foro privilegiado. Já está 6x0 e parece que, finalmente, será fechada nesta 6ª.

    ResponderExcluir
  3. Cicera Vieira de Araujo
    Com todas as provas contra o "ser abjeto" ele continua livre e solto, atacando ministro do STF ,o presidente da República todo e qq adversário, e a Justiça nada faz!! A té quando?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleto dos Santos
      Cicera Vieira de Araujo. Até o dia dele concorrer em 2026, sem que haja qualquer objeção, inelegível que nada!

      Excluir
  4. Marcos Ferreira
    Sabemos sabemos e o inelegível continua livre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não dá pra dizer leve e solto porque está com uma barriga de grávido

      Excluir
  5. Ademildo Da Silva
    Imagem de Leonardo di Capri aplaudindo

    ResponderExcluir
  6. Vera Braga
    Infelizmente, sou Trump para parar o GENOCÍDIO no mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente mesmo, pq vai sobrar pra gente se ele ganhar

      Excluir
    2. Honorato Filho
      Vera Braga, ele é um enganador e mentiroso ... igual ao Bozo.

      Excluir
  7. Cristiano Costa
    Fonte: Fantástico mundo de Bob.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Viva! Quiseram os EUA ter um método tão eficiente e rápido para contar os votos!

      Excluir
  9. Carlos Minc
    🤔🥸💪🏽💪🏽💥💥🎸🎸🌏🌏💃💃🌲🌲🦉🦉🌻🌻

    ResponderExcluir
  10. É de conhecimento do judiciário a tentativa de golpe do desgraçado, e ele e os comparsas deviam ter sido presos imediatamente como ocorre normalmente nos países em que é tentado um golpe de estado, e este no Brasil está comprovadíssimo e nada aconteceu pelo menos até agora... e será que vai acontecer a prisão desses canalhas terroristas fascistas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tenho esperanças, seria absurdo demais deixar tudo passar em brancas nuvens

      Excluir
  11. Cleto dos Santos
    Com tantas evidências aqueles que tentaram o golpe estão todos livres, leves e soltos como se nada tivessem feito. Como numa história de trancoso, entrou em perna de pinto e saiu em perna de pato, quem contou esta história, precisa contar mais quatro. Quando é que o Brasil político vai deixar de ser colônia dos EUA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleto dos Santos
      O Brasil é assim. País do esquecimento. O 8/01/2023 Já foi esquecido. Entrou em perna de pinto, saiu em perna de pato, senhor rei está pedindo para contar mais quatro. É isso que está acontecendo, sair da inércia está difícil.

      Excluir
  12. Hélio Marques
    O camarão de topete seria uma tragédia. Mas aquele povo não se desvencilha do que historicamente traz na alma. Não importa quem se eleja. Gostei mais do papa Francisco: "Que vença o menos pior"....

    ResponderExcluir
  13. Gilberto Carvalho Cassiano
    O que é preciso ,necessário e urgentíssimo é haver punição , os fatos e evidências já estão mais que confirmados , houve uma clara tentativa de golpe de Estado ,que desaguou no mítico 8 de janeiro, com o ataque maciço as instituições , ao Estado Democrático de Direito e a inaceitável depredação do patrimônio público . Não dá para aceitar que só os bagrinhos sejam condenados , precisamos punir de forma exemplar os que planejaram , financiaram, sejam eles militares ou civis , que se locupletaram para tentar impedir a posse do governo legitimamente eleito , com o claro intuito de desrespeitar a soberana vontade popular

    ResponderExcluir
  14. Eliane Lima
    Saudades da cédula em papel... não é, Cláudio?
    Reprodução de reportagem no JB sobre fraude feita pelo então deputado Bolsonaro no voto com papel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

O Brasil vai dar certo

Tudo muito inverossímil