O ataque especulativo do mercado financeiro

 


“Houve um tempo em que chamávamos isso de ataque especulativo, porque não tem nenhuma relação com os fatos. Concretamente não está acontecendo esse fim de mundo que o mercado financeiro está vendo.

Apesar da política monetária contracionista, que produz uma redução do crescimento por que está sob a alta dos juros, o consumo está crescendo, a demanda e o investimento estão crescendo. E eles precisam reduzir a temperatura da economia. 

O mercado recebeu muito mal o pacote fiscal. O pacote faz mudanças de fato, no ritmo de crescimento das despesas, o país vai ter esse ano metade do déficit público que o mercado financeiro imaginava no começo do ano.

Houve ainda no meio do caminho uma coisa imprevisível que foram as chuvas no Rio Grande do Sul, porém, não há esse fim de mundo que o mercado está vendo. O que tem de preocupante?

A inflação está alta, mas para isso está sendo feito um pacote fiscal e um choque de juros, mais 2% até 19 de março. Buscar explicação para um mercado, quando ele tem o objetivo de elevar o dólar e a taxa de juros, não há explicação que amenize, porque não houve uma deterioração fiscal grave nos últimos dois anos que levasse a esse resultado.

E digo mais: o governo Bolsonaro pedalou, deixou de pagar R$ 93 bilhões de dívidas judiciárias vencidas. E quem pagou foi o atual governo. Então isso fez um déficit maior no ano passado, esse ano vai ser um déficit muito menor. Muito menor do que o próprio mercado esperava.

Não faz sentido esse dólar, essa histeria, essa taxa de juros. O comunicado do Banco Central diz que vai diminuir o crescimento, que vai levar a economia para um ritmo de contração, ou seja, vai reduzir bastante o crescimento num ambiente mais recessivo, que não chega a ser recessão.

A Ata do Copom diz que há preocupações no mundo, no Brasil, que o mercado não recebeu bem, mas chove no mesmo molhado. Concretamente, o país não está vivendo isso que se reflete nessa histeria do mercado financeiro.”

Fonte: Miriam Leitão            

Comentários

  1. Roberto Fonseca
    Quando até Miriam fala isso..

    ResponderExcluir
  2. Guina Araújo Ramos
    Pois é, até ela reconhece...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra nós que somos leigos parece que está na cara, mas ela sabe muito bem do que está falando

      Excluir
    2. Guina Araújo Ramos
      Celina Côrtes, só que custou muito a falar. Há tempos que deixa a especulação rolar enquanto desconversa...

      Excluir
  3. Felipe Albano
    Que foto boa. Ele é feia, mas nessa foto está bem. Quanto à competência, ela é petista demais.

    ResponderExcluir
  4. Bruno Ventura da Silva
    Roberto Fonseca pois é rapaz, e de impressionar.

    ResponderExcluir
  5. Bernardo Vilhena
    É espantoso, pelo patético e ridículo movimento orquestrado por esses especuladores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houve uma turma que incendiou o Brasil, literalmente, essa daí promove outro tipo de incêndio...

      Excluir
  6. Airton Genaro
    Pois é, depois que inventaram as mídias sociais tendenciosas que boa parte da população brasileira tem acesso fácil e rápido, é só "espalhar" a discórdia e "urubuzar" a vida do governo dizendo que o país está como se diz popularmente..."indo pro brejo, não tem saída e tem que pedir"impeachment "... desculpa a "sutileza " mas ... que gente FDP...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nesse episódio de disparada do dólar existiu também o elemento fake news jogando lenha na fogueira

      Excluir
  7. Carlinhos Fernandes
    Consumo extremamente aquecido, com maior venda de automóveis da história do país; um dos mais baixos índices de desemprego; média salarial mais elevada dos últimos anos; acordo Mercosul X UE; reforma tributária finalmente encaminhada, depois de três décadas de governos de diversas linhas ideológicas; redução significativa na quantidade de pessoas em pobreza extrema; PIB beirando aumento de 4%; inflação controlada, apesar do surto (artificial) do dólar... Claro que há erros na condução econômica, mas qual governo consegue gestão saneada com um Congresso dominado por escroques chantagistas? E com a bolha especulativa em torno da saúde do presidente da República? Já esqueceram, também, da guerra na Europa e do bloqueio tarifário de vários mercados estrangeiros? Bem medido e bem pesado, a economia nacional vai bem até demais. Mas, os analistas de uatissápi já decretaram o colapso econômico do país.

    ResponderExcluir
  8. Cesar Pinho
    Está bem claro que representantes do setor econômico estão esticando a corda para tentar matar politicamente o Lula já que o plano miliciano não surtiu efeito.
    O governo fez o tão exigido ajuste fiscal exigido há anos por estes mesmos representantes que hoje especulam com o sofrimento dos mais pobres.

    ResponderExcluir
  9. Scofield Junior
    Vc que está comigo desde anos: como a Miriam Leitão mudou, né? Para melhor, inclusive.

    ResponderExcluir
  10. Dunstana Mello
    Vivi para ver a Mirian defendendo o governo.

    ResponderExcluir
  11. Catia A De Borba Silva
    O governo Bolsonaro só deixou dívida .
    Foi um governo péssimo ..estes ainda idolatram um idiota deste ..e dão contra um presidente humano..que está ai lutando e dialogando com todos .estes w.sao contra este governo só atrapalham o crescimento do Brasil..e aínda tem coragem de falar
    Pátria Brasil estes cretinos

    ResponderExcluir
  12. Haroldo Marcio
    Parece pura agiotagem do mercado financeiro divulgado pela mídia supostamente tendenciosa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

Tudo muito inverossímil

Pela Internacional Democrática