Deputados querem voto no papel
É revoltante demais que a CCJ da Câmara, no rush que precede o recesso de fim de ano, tenha ocupado seu precioso tempo (e o nosso dinheiro) para votar o projeto de retomada do voto impresso.
Vimos que o dólar deu um pequeno alívio após Arthur anunciar que eles começariam a votar o pacote fiscal - a reforma tributária é outra urgência -, enquanto eles gastam seu tempo nessas baixarias.
Para começar, as urnas eletrônicas são um dos raros exemplos que nos dão uma sensação de superioridade em relação aos EUA, que levam dias para apurar seus votos. Além do avanço da celeridade, o método eliminou as maracutaias cometidas quando o voto era no papel, como a que o próprio Inelegível chegou a fazer em 1994.
E, como foi dito aqui, a PF concluiu no Inquérito dos atos golpistas que o forte discurso a favor do voto impresso era parte da estratégia dos golpistas para desacreditar as eleições. Até o general Eduardo Villas Bôas voltou a bater nessa tecla em mensagem nas redes logo após o pleito.
Só que o Inelegível foi derrotado (embora a ficha pareça ainda não ter caído) e a direita – que acaba de perder a candidatura de Ronaldo Caiado, governador de Goiás, ao se tornar inelegível por oito anos, como o capitão – pode até encontrar um nome capaz de vencer em 2026. E aí, vai continuar querendo melar as eleições?
Como será que eles foram eleitos? Vão impugnar as próprias candidaturas se o projeto for adiante?
Ou seja, o Congresso é tão atrasado que foi capaz de perder o bonde nesta votação, com 31 votos favoráveis e 20 contrários. Nem preciso dizer que a maioria da CCJ é integrada por deputados bolsonaristas...
A sorte é que o projeto, de competência de Arthur Lira – ele devia ter vergonha na cara para não pagar um mico desses, embora já tivesse perdido nessa mesma votação em 2021- ainda tem de passar pelo plenário da Câmara e pelo Senado.
Detalhe, Hugo Motta, o provável futuro presidente da Casa não compareceu, indicando de que lado ele está. E só o PSD e a Federação PT-PCdoB-PV orientaram contra o projeto.
Pior que isso, só a PEC do
Estuprador e a liberação de armas por investigados, na mais nova descaracterização
do Estatuto do Desarmamento. Ninguém merece!
Carlos Minc
ResponderExcluir😔😔🤔🤔🥸🥸
🌏🎷🌻💃💪🏽🦋🌈🪘
Roberto Guimaraes
ResponderExcluirIsso não é jornalismo.. não existe jornalismo de opinião. Isso é militância política
Meu caro, tenho mais de 40 anos de isenção nos melhores veículos de comunicação (Globo, JB, Dia, IstoÉ). Não faço reportagens, e sim artigos onde minha opinião dá conteúdo e qualidade aos textos que escrevo
ExcluirRoberto Guimaraes
ResponderExcluirQuanta besteira né... Pra não usar o terno imbecilidade... Se a origem de tudo está na transferência da apuração da eleição, então que se faça o que tem que ser feito para apaziguar o país... Esse texto só serve para incentivar tudo de errado que está acontecendo no Brasil
Só na sua cabeça
ExcluirAliás, esse comentário é de quem concorda com todos esses atos podres desse parlamento
ExcluirTilberto Henrique Barbian
ResponderExcluirRico comentário.
Obrigada
ExcluirJose Carlos Xavier
ResponderExcluirIsso dá a dimensão do nível desse parlamento...Que em 2026 façamos uma faxina dizendo NAO a reeleição desses parlamentares retrógradas cujo único objetivo é afundar o país com essas pautas.....
Dalmo Lazarini Lazarini
ResponderExcluirDescendo Ladeira, até o fim do poço.
Marcus Gasparian
ResponderExcluirCurioso que nas últimas eleições para vereador e prefeito, quando os partidos de direita ganharam em quase todas as grandes capitais, ninguém questionou o sistema de voto eletrônico.
Pois é...
Excluir
ResponderExcluirJorge Lúcio de Carvalho Pinto
Esse pessoal é retrógado, sempre agindo contra o país
Praga alimentada com nossos impostos
ExcluirSr. Roberto Guimarães, o sr. demonstrou que não tem a menor noção do que é jornalismo, desculpe. Acredito que uma simples consulta ao Google possa evitar que emita opiniões errôneas, que o deixam mal visto diante de quem as ler.
ResponderExcluirCelina Viana
ResponderExcluirEu sabia que, com essa coisa aí na presidência da CCJ, a regressão era um fato consumado no Brasil.
Verdade xará, com essa treva em forma de mulher não havia alternativa
ExcluirHumberto Borges
ExcluirCelina: O assunto exige e eu peço carona no seu prestígio. Os oportunistas de sempre se articulam para faturar a comissão na compra de impressoras de votos, como recibo de pix. O cashback da trapaça é o desgaste político da democracia, devido à presunção da fragilidade do processo caluniado pelos golpistas que wag their tail para Donald Trump. O 'X' da questão é extinguir a obrigatoriedade do voto e legalizar o sorteio de apoio a propostas do candidato. Elon Musk investiu U$ 200 milhões nesse esquema, elegeu Trump. Janja, a primeira dama, caiu na armadilha de insultá-lo publicamente no G-20: "fuck you, Elon Musk." E MR. X não sossegará as long as he doesen't fuck Brazil. O ataque começa pela insistência na mudança do sistema eleitoral, passando recibos para os patriotários. Quem? Os eleitores mais carentes e ignorantes, manipulados por comerciantes de votos, oportunistas da pátria que os imprimiu. E o bicho estampado na moeda de troca é um elefante, o símbolo do Partido Republicano, pesado como a nossa burocracia, o controle da opinião pública via www e as tarifas anunciadas por Trump, armas estratégicas para o retrocesso do Brasil ao golpismo pré democrático. P.S. Muito obrigado pelo pé no estribo.
Humberto Borges Obrigada a vc, e se eu tenho algum prestígio, empatamos!
ExcluirBernardo Vilhena
ResponderExcluirE o governador, que disse não precisar de parceria com o governo federal para combater a criminalidade, viu prefeitos de seu estado serem acusados de corrupção.
E suas pretensões presidenciais…
Mindinho Veríssimo
ResponderExcluirPior congresso de todos os tempos.
E como defendia Ulisses Guimarães, o próximo será pior
ExcluirMarlene Affe
ResponderExcluirMisericórdia q saga
Maria Luiza
ResponderExcluirRetrocesso, isso só é coisa de sem cérebro, discípulo da seita bolsonarista.
Tite Borges Tigre
ResponderExcluirCelina Côrtes vc é craque!!! ❤️
Obrigada!
ExcluirMarinalva Naus
ResponderExcluirÉ lamentável!
Cristina S de Freitas
ResponderExcluirEsse povo não aprende a votar de jeito nenhum! O que fazer para abrir os olhos dessa gente? Mais da metade desse congresso é composto de golpistas, de ignorantes, de extrema direita ....🤮
Arthur Octavio Kós
ResponderExcluirEsta Câmara Baixa ( baixa mesmo) não poderia ser pior, a começar pelo seu presidente!!!
Arthur Octavio Kós
ResponderExcluirEsta Câmara Baixa ( baixa mesmo) não poderia ser pior, a começar pelo seu presidente!!!
José Diogo Bastos Neto
ResponderExcluirÉ um absurdo. Quem querer a cédula impressa novamente quer fazer confusão. O nosso sistema é rápido, seguro e aceitado pelos eleitores. Quem quer cédula em papel quer confusão. Sabemos quem a confusão !!