Jogos mortais no Cone Sul

Em 1964, o então embaixador dos EUA no Brasil, Lincoln Gordon, propôs o envio de uma força naval para a costa brasileira na Operação Brother Sam. O objetivo - ao fim, dispensado - era ajudar os militares que deram o golpe no presidente João Goulart se houvesse reações populares.

Isso sem falar em outras medidas de apoio ao regime militar, depois que ele se estabeleceu por 21 anos no Brasil.

Sabíamos da informação, só confirmada 30 anos depois, com a queda de sigilo do governo norte-americano sobre este tipo de documento. Se na época eles foram ‘discretos’, agora, Donald Trump escancara. 

Ainda não se sabe ao certo, porém, o que ele pretende fazer com o recente envio de quatro mil fuzileiros navais para reforço das tropas do  Comando Sul (SOUTHCOM). 

Até agora, só é conhecido o poder de fogo desses destacamentos, revelado por Natasha Bertrand, setorista da CNN no Pentágono – demitida após fazer estas revelações. Foi mobilizado o grupo Anfíbio de Prontidão de Iwo Jima  da 22ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais (foto), que integra o relacionamento mais amplo de ativos militares para a área de responsabilidade do Comando Sul.

O pretexto é combater cartéis de drogas na América Central, América do Sul e Caribe. Só que após os ataques do republicano ao Brasil, tudo é possível...

O grupo, segundo a jornalista, acabara de concluir um intenso treinamento conjunto para atuar em qualquer ambiente, a qualquer momento.

Segundo o capitão Chris Farriker, comodoro do 8º Esquadrão Anfíbio - unidade embarcada no navio de assalto USS Iwo Jima -, “somos a força expedicionária de reação rápida dos EUA." Já a equipe foi definida por ele como a que dá respostas “às crises preferidas do país, capaz, pronta e letal, que atenderá chamados a qualquer hora e lugar."

As missões estão preparadas para planejar e executar inclusive o resgate de cidadãos norte-americanos, bem como para dar assistência de evacuação a populações estrangeiras.

Além disso, há um submarino de ataque com propulsão nuclear, aeronaves de reconhecimento do P8 Poseidon - avião de patrulha marítima desenvolvido pela Boeing -, além de contratorpedeiros e de um cruzador de mísseis  guiados, todos agora alocados no SOUTHCOM.  

Ou seja, está longe de ser ‘pouca porcaria’. O que vai resultar de tudo isso só Deus sabe, enquanto quem der as ordens for a imprevisível caixinha de surpresas, que atende pelo nome de Donald Trump.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Comentários

  1. Osvaldo Maneschy
    Celina, o Brasil tomou conhecimento da Brother Sam dez anos depois, em histórico trabalho jornalístico de Marcos Sá Correa e Élio Gaspari publicado no velho "Jornal do Brasil", com autorização do Dr. Brito. Você tem toda razão, os EUA perderam a vergonha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, não me lembro se já estava no JB nessa época, acho que ainda não. Grandes jornalistas! A informação cravada, porém, veio com a quebra de sigilo americana

      Excluir

  2. Mindinho Veríssimo
    Não consigo acreditar que chegarão a tal ponto, é tão insano que acho inacreditável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A
      Mindinho Veríssimo
      Assim esperamos, mas em se tratando deTrump, tudo é possível

      Excluir
  3. Carlos Minc
    😟😟🤔🤔
    🐬🐬🪂🪂🦋💪🏾💪🏾

    ResponderExcluir
  4. Maria Aparecida Badaro
    Que esse arsenal não se intromete em águas brasileiras. Que a marinha nacional não seja traidora e mantenha-se vigilante contra a menor invasão das águas nacionais.

    ResponderExcluir
  5. Odilon de Carvalho
    trump🤮🤮🤮🤮🤮

    ResponderExcluir
  6. M Christina Fernandes
    Acho que a loucura o Trump não vai a tanto mas...devemos estar atentos.

    ResponderExcluir
  7. Rolando Carvalho
    Estamos correndo risco de ter sangue brasileiro correndo, devido a pessoas que ainda não aprenderam a votar. Essa direita irresponsável, que apóia inimigos do Brasil e que se ajoelham para um presidente de uma nação que se julga dona do mundo, com um presidente psicopata e megalomaníaco, só poderia dar nisso. Está passando a hora de nós aliarmos a China e deixar de lado essa nossa ideia de que somos um país pacífico. E já passou também a hora de encarcerar os malditos adoradores dessa nação que pensa que somos vassalos. Liberdade ainda que tardia.

    ResponderExcluir
  8. Luiz Fernando Leonardi
    Por isso que Bolsonaro liberou armas potentes para civis , agora bolsonaristas estarão na linha de frente contra ataque dos EUA 😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alvaro Renoldi
      Luiz Fernando Leonardi hahaha são todos cagões demais pra encarar isso

      Excluir
    2. Jose Nei Barnetche Schneider
      Luiz Fernando Leonardi Só pode ser ironia

      Excluir
  9. Elenilson Farias
    Amado povo do meu Brasil este pastor Silas Mala faia, com sua espada,(sua língua) cheia de veneno, faz ameaças Terrorista, jogando praga. e maldição, que retorna para ele. Este fariseus traidor do Brasil, compactuou da Tentativa de Golpe de Estado, com seu discurso infernal, instigou um confronto dos militares bolsonaristas contra Militares Patriotas que obedecem a Constituição. Depois continua liderando o sindicato da corrupção o CENTRÃO, através da Bancada do PL, partido Lesa Pátria inimiga do povo brasileiro e puxa saco de Dinald Trump.

    ResponderExcluir
  10. Rosa Pires
    EUA, país disseminador de guerra!

    ResponderExcluir
  11. Claudia Jack
    O Império tentando intimidar a América Latina, que eles acham ser a sua colônia.

    ResponderExcluir
  12. Elias Pinto
    Ele pensa que é imperador do mundo!

    ResponderExcluir
  13. Joao Carlos Biernat
    Há algo estranho no ar …

    ResponderExcluir

  14. Eduardo Monte
    Com que autorizações entraram no Brasil ??

    ResponderExcluir
  15. Happy Carvalho
    Fez no Irã porque não por aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. M Christina Fernandes
      Happy Carvalho , é verdade, mas ele que ouse...estamos ferrados.

      Excluir
    2. Celina Côrtes
      Happy Carvalho pois é...

      Excluir
  16. Nahor Cardozo Junior
    Hora de telefonar para Xi Jinping

    ResponderExcluir

  17. Betão Caiçara
    EUA o maior fabricante de armas

    ResponderExcluir
  18. Humberto Luiz Ferreira
    Podem ficar tranquilos, esse velho esquizofrênico imundo não é nem louco de se meter a besta com o Brasil, praticamente todos os países do mundo são apoiadores do Brasil, desde China, Rússia, França, Índia, e por aí vai

    ResponderExcluir
  19. Lia Mekdc
    Esse povo vive de fabricar armas e querer mandar nos outros países, mais esta época acabou quando houve a tragédia do 11de setembro, pois esta façanha, mostrou para o mundo que eles são tão vulneráveis, como qualquer outro País, que vão se lascar, era EUA, Acabooooou!!!

    ResponderExcluir
  20. Marta Paranhos
    Impressionante como o Congresso e povo americano estão deixando esse louco fazer o que quer. EUA não é, ou era, a melhor democracia do mundo? Não estão se dando conta da tirania?

    ResponderExcluir

  21. Jorge Lucio de Carvalho Pinto
    Uma loucura do Nero moderno

    ResponderExcluir
  22. Ronaldo de Oliveira
    Problema são os borra botas direitalhas daqui, traidores da pátria, em todas as esferas de poder, incluindo a cúpula das forças (des)armadas prontos a recebe-los de braços abertos. Uma vergonha!

    ResponderExcluir
  23. Tarcisio Praciano-Pereira
    Humberto Luiz Ferreira Eu gostaria de ver uma "mensagem das forças armadas do Brasil" dirigida à população brasileira comentando o risco que trump representa para o nosso país. Ou será que, como em 1964 e em datas anteriores, as "nossas forças armadas" estão indecisas sobre a que lada pertencem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humberto Luiz Ferreira
      Tarcisio Praciano-Pereira aquela época era bem diferente, as coisas mudaram muito, naquela época o Brasil era dependente em praticamente tudo, hoje não, somos um país auto suficiente, o Brasil alimenta praticamente o mundo, somos respeitado por todos os países do mundo, existem muitos países que dependem de nós, principalmente os Estados Unidos

      Excluir
  24. Kroszeley Roa
    Chega de cair em Fakes news, o Brasil é soberanos e não precisamos temer essas loucuras desse Trump.

    ResponderExcluir
  25. Tarcisio Praciano-Pereira
    Eu gostaria de ver uma "mensagem das forças armadas do Brasil" dirigida à população brasileira comentando o risco que trump representa para o nosso país. Ou será que, como em 1964 e em datas anteriores, as "nossas forças armadas" estão indecisas sobre a que lada pertencem?

    ResponderExcluir
  26. Nahor Cardozo Junior
    Hora de telefonar para Xi Jinping

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trump é o Hitler do século 21

Tudo muito inverossímil

Gonet confraterniza com bolsonaristas