Lula e Trump se aproximam
Após a “química” da Assembleia da ONU, as relações entre Donald Trump e Lula quase viram arroz de festa...Ontem de manhã, o líder americano ligou para o brasileiro e os dois se falaram meia hora por videoconferência. Ambos sabiam da agenda, mantida em sigilo pelos respectivos governos.
Lula pediu o fim das tarifas comerciais de 40% sobre o Brasil e das medidas judiciais contra autoridades brasileiras. Trump, que classificou o contato como “muito bom”, disse que economia e comércio foram os assuntos principais, porém, não mencionou os pedidos de Lula. “Nossos países se darão muito bem juntos”, arrematou, no seu estilo morde e assopra.
E,
se houve um avanço, houve também retrocesso, na indicação da futura interlocução entre os dois presidentes ao ideológico secretário de Estado Marco Rubio,
defensor do tarifaço contra o Brasil. No fim, contudo, quando Trump manda, ele obedece...
Para analistas econômicos, a guinada de Trump em relação ao Brasil foi motivada por uma forte razão: em agosto, as exportações brasileiras para os EUA caíram 18,5%, enquanto cresceram como um todo 3,9%.
Ou seja, Trump, que de bobo não tem nada, percebeu que as retaliações ao governo brasileiro podem ser contornadas pela segunda maior democracia do continente americano. E, o aumento da inflação, sobretudo de produtos brasileiros como o café e carne, irritam os empresários e consumidores de lá.
O republicano deve ter começado a perceber que embarcava na canoa errada de Dudu Bananinha e Paulo Figueiredo, bolsonaristas agora desesperados em perder o monopólio do relacionamento com a Casa Branca, sem que o processo contra Bolsonaro tivesse sido revertido. Nada que justificasse o rompimento de 200 anos de relações diplomáticas.
Ou
seja, um tiro que saiu duplamente pela culatra, porque não causou os danos previstos
contra o Brasil e, pior, deu de bandeja a Lula o discurso de defesa da
nossa soberania, que impulsionou sua popularidade às vésperas do ano eleitoral.
O republicano falou de um encontro físico “não muito distante, tanto no Brasil quanto nos EUA". Enquanto o nosso Itamaraty – que conseguiu conter os arroubos iniciais de Lula e agora colhe os frutos do que plantou - sugere a Cúpula da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático), na Malásia, onde ambos já confirmaram presença no fim do mês.
Boa, Celina. Cautela é um comportamento básico com essa figura.
ResponderExcluirJose Carlos Xavier
ResponderExcluirSó faltou dizer " LULA TU É O CARA "...
Luiz Botelho
ResponderExcluirInternacional
Trump diz que pode vir ao Brasil e elogia Lula após ligação: 'Bom homem'
Do @UOL, em São Paulo
06/10/2025 18h07
https://noticias.uol.com.br/.../trump-lula-ligacao...
Carlinhos Fernandes
ResponderExcluirA diplomacia brasileira, sob Lula, sempre deu aulas. No intervalo das trevas - 2019 a 22 -, viramos párias globais; mas, a volta ao poder trouxe de volta nossa boa tradição. Sinceramente, não sei o que fariam outros países se fossem tão agredidos como fomos, pelo atual governo americano. Porém, a presença do deplorável Rubio na mesa é um permanente perigo.
Marcos Maia
ResponderExcluirRepararam nas cores das gravatas. Diplomacia pura. Trump faz homenagem ao PT, Lula ao topete do aprendiz de estadista.
Claudia Baldo de Camargo
ResponderExcluirTrump é um Narcisista clássico e Lula um estadista negociador. Trump não cria vinculos e nem tem lealdades, Lula não é bobo. Um baita jogo de xadrês!
Sheila Jane
ResponderExcluirA diplomacia caminha assim e não pelos arroubos que vemos nas redes alimentados pela imprensa brasileira vira-lata! Até o tal telefonema ter acontecido, houve um grande trabalho de bastidores da nossa diplomacia. Aguardando os próximos capítulos!
#BrasilSoberano #BrasilDosBrasileiros
🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Celso Amorim arrasa
ExcluirLeda Beck
ResponderExcluirEssas fotos foram ultra-fotoshopadas, né não?!?
Provavelmente
ResponderExcluirMindinho Veríssimo
ResponderExcluirÉ bom o que aconteceu, mas , Trump não é confiável. Que pelo menos diminua a bola de Dudu e do neto do ditador.
Sim, veremos os próximos capítulos, mas só o abrir as portas já foi bom. Que eu saiba, ele não chegou a bajular - como fez com Lula nenhum dos chefes de estado que sacaneou. E a puxada de tapete na dupla dos infernos foi o máximo
ExcluirEremita Araújo
ResponderExcluirCoisa boa
Concordo, coisa ótima
ExcluirLauro Steinhaus
ResponderExcluirÉ o cara..
Dalva Bianchini
ResponderExcluirNão adianta querer derrubar nosso presidente ele tem estrela !
Dalva Bianchini
ResponderExcluirHomem muito Bom! Foi o Trump que falou !
Washington Barbosa
ResponderExcluirÉ o natural e comum Chefes de Estado se visitarem cordialmente. O comando das conversações é de Trump, e Marco Rubio não o desautorizaria e nem o enganaria. Mas certamente Marco Rubio muito rapidamente descobrirá que foi enganado pelo bananinha fujão dick vigarista e pelo Neto de Ditador, e que a dupla fala em nome dele, e ai sim, o bicho vai pegar.
Assim esperamos!
ExcluirAlcebiades Abel Filho
ResponderExcluirA EXTREMA DIREITA tem no TRUMP o seu "exemplar" mais perfeito no reino da "arrogância " que é a idiota burrice do ABUSO de PODER. O resultado são os constantes tiro no pé porque "cada ação corresponde uma reação igual em sentido contrário ". TRUMP corre um sério risco considerando que o EUA tem a "cultura " de fuzilar Presidentes da República e ele, com certeza, é a bola da vez. Não se trata da chamada "teoria da conspiração " é uma análise da trajetória política e histórica dos EUA que, aliás, caminhada para uma inevitável guerra civil. O IMPÉRIO esta implodindo. E a grande mídia hegemônica oculta da população
esta realidade.
Concordo em gênero, número e grau. Mas que é bom que ele passe para o lado do Brasil, não há como negar
ExcluirAlcebiades Abel Filho
ExcluirCelina Côrtes na realidade o TRUMP se perdeu no labirinto de suas perversidades promovendo sua autodestruição. Um abraço.
Volto a concordar, e insisto que melhor se ele nos favoreça em sua loucura
ExcluirJoel B Carvalho
ResponderExcluirHouve sigilo de ambas as partes e não alardearam via internet, redes sociais e o escambau. Como deve ser a relação entre países SOBERANOS.
SEM CIRCO.
ResponderExcluirEduardo Monte
Lula Mestre !!