Lula e Trump se aproximam

 



Após a “química” da Assembleia da ONU, as relações entre Donald Trump e Lula quase viram arroz de festa...Ontem de manhã, o líder americano ligou para o brasileiro e os dois se falaram meia hora por videoconferência. Ambos sabiam da agenda, mantida em sigilo pelos respectivos governos.

Lula pediu o fim das tarifas comerciais de 40% sobre o Brasil e das medidas judiciais contra autoridades brasileiras. Trump, que classificou o contato como “muito bom”, disse que economia e comércio foram os assuntos principais, porém, não mencionou os pedidos de Lula. “Nossos países se darão muito bem juntos”, arrematou, no seu estilo morde e assopra.

E, se houve um avanço, houve também retrocesso, na indicação da futura interlocução entre os dois presidentes ao ideológico secretário de Estado Marco Rubio, defensor do tarifaço contra o Brasil. No fim, contudo, quando Trump manda, ele obedece...   

Para analistas econômicos, a guinada de Trump em relação ao Brasil foi motivada por uma forte razão: em agosto, as exportações brasileiras para os EUA caíram 18,5%, enquanto cresceram como um todo  3,9%.

Ou seja, Trump, que de bobo não tem nada, percebeu que as retaliações ao governo brasileiro podem ser contornadas pela segunda maior democracia do continente americano. E, o aumento da inflação, sobretudo de produtos brasileiros como o café e carne, irritam  os empresários e consumidores de lá.

O republicano deve ter começado a perceber que embarcava na canoa errada de Dudu Bananinha e Paulo Figueiredo, bolsonaristas agora desesperados em perder o monopólio do relacionamento com a Casa Branca, sem que o processo contra Bolsonaro tivesse sido revertido. Nada que justificasse o rompimento de 200 anos de relações diplomáticas.

Ou seja, um tiro que saiu duplamente pela culatra, porque não causou os danos previstos contra o Brasil e, pior, deu de bandeja a Lula o discurso de defesa da nossa soberania, que impulsionou sua popularidade às vésperas do ano eleitoral. 

O republicano falou de um encontro físico “não muito distante, tanto no Brasil quanto nos EUA". Enquanto o nosso Itamaraty – que conseguiu conter os arroubos iniciais de Lula e agora colhe os frutos do que plantou -  sugere a Cúpula da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático), na Malásia, onde ambos já confirmaram presença no fim do mês.


Comentários

  1. Boa, Celina. Cautela é um comportamento básico com essa figura.

    ResponderExcluir
  2. Jose Carlos Xavier
    Só faltou dizer " LULA TU É O CARA "...

    ResponderExcluir
  3. Luiz Botelho
    Internacional
    Trump diz que pode vir ao Brasil e elogia Lula após ligação: 'Bom homem'
    Do @UOL, em São Paulo
    06/10/2025 18h07
    https://noticias.uol.com.br/.../trump-lula-ligacao...

    ResponderExcluir
  4. Carlinhos Fernandes
    A diplomacia brasileira, sob Lula, sempre deu aulas. No intervalo das trevas - 2019 a 22 -, viramos párias globais; mas, a volta ao poder trouxe de volta nossa boa tradição. Sinceramente, não sei o que fariam outros países se fossem tão agredidos como fomos, pelo atual governo americano. Porém, a presença do deplorável Rubio na mesa é um permanente perigo.

    ResponderExcluir
  5. Marcos Maia
    Repararam nas cores das gravatas. Diplomacia pura. Trump faz homenagem ao PT, Lula ao topete do aprendiz de estadista.

    ResponderExcluir
  6. Claudia Baldo de Camargo
    Trump é um Narcisista clássico e Lula um estadista negociador. Trump não cria vinculos e nem tem lealdades, Lula não é bobo. Um baita jogo de xadrês!

    ResponderExcluir
  7. Sheila Jane
    A diplomacia caminha assim e não pelos arroubos que vemos nas redes alimentados pela imprensa brasileira vira-lata! Até o tal telefonema ter acontecido, houve um grande trabalho de bastidores da nossa diplomacia. Aguardando os próximos capítulos!
    #BrasilSoberano #BrasilDosBrasileiros
    🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    ResponderExcluir
  8. Leda Beck
    Essas fotos foram ultra-fotoshopadas, né não?!?

    ResponderExcluir
  9. Mindinho Veríssimo
    É bom o que aconteceu, mas , Trump não é confiável. Que pelo menos diminua a bola de Dudu e do neto do ditador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, veremos os próximos capítulos, mas só o abrir as portas já foi bom. Que eu saiba, ele não chegou a bajular - como fez com Lula nenhum dos chefes de estado que sacaneou. E a puxada de tapete na dupla dos infernos foi o máximo

      Excluir
  10. Dalva Bianchini
    Não adianta querer derrubar nosso presidente ele tem estrela !

    ResponderExcluir
  11. Dalva Bianchini
    Homem muito Bom! Foi o Trump que falou !

    ResponderExcluir
  12. Washington Barbosa
    É o natural e comum Chefes de Estado se visitarem cordialmente. O comando das conversações é de Trump, e Marco Rubio não o desautorizaria e nem o enganaria. Mas certamente Marco Rubio muito rapidamente descobrirá que foi enganado pelo bananinha fujão dick vigarista e pelo Neto de Ditador, e que a dupla fala em nome dele, e ai sim, o bicho vai pegar.

    ResponderExcluir
  13. Alcebiades Abel Filho
    A EXTREMA DIREITA tem no TRUMP o seu "exemplar" mais perfeito no reino da "arrogância " que é a idiota burrice do ABUSO de PODER. O resultado são os constantes tiro no pé porque "cada ação corresponde uma reação igual em sentido contrário ". TRUMP corre um sério risco considerando que o EUA tem a "cultura " de fuzilar Presidentes da República e ele, com certeza, é a bola da vez. Não se trata da chamada "teoria da conspiração " é uma análise da trajetória política e histórica dos EUA que, aliás, caminhada para uma inevitável guerra civil. O IMPÉRIO esta implodindo. E a grande mídia hegemônica oculta da população
    esta realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em gênero, número e grau. Mas que é bom que ele passe para o lado do Brasil, não há como negar

      Excluir
    2. Alcebiades Abel Filho
      Celina Côrtes na realidade o TRUMP se perdeu no labirinto de suas perversidades promovendo sua autodestruição. Um abraço.

      Excluir
    3. Volto a concordar, e insisto que melhor se ele nos favoreça em sua loucura

      Excluir
  14. Joel B Carvalho
    Houve sigilo de ambas as partes e não alardearam via internet, redes sociais e o escambau. Como deve ser a relação entre países SOBERANOS.
    SEM CIRCO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trump é o Hitler do século 21

Gonet confraterniza com bolsonaristas

Lá vem o Plebiscito Popular Nacional