Sem Anistia/dosimetria!

 


O projeto do relator Paulinho da Força – ou da Farsa – era votar ontem. Já com um adiamento. No entanto, os planos de aliviar a vida dos golpistas estão adiados indefinidamente, com os piores prognósticos aos interessados em anistia.

Falou-se em cortar tanto a pena de prisão em regime fechado a Bolsonaro que a resistência foi acirrada (basicamente impulsionada pelo histórico ato de 21 de setembro). O texto agora em debate na Câmara, envolvendo Senado e STF, baixa os 27 anos para 21 anos.

Menos radical que reduzir para 15 a 16 anos, com dois a três anos de regime fechado, como se pensou – agora em seis anos. Cairia para quatro anos e meio. O PL ainda insiste na anistia ampla, geral e irrestrita, que não convence mais ninguém.

A ideia do relator é unificar os crimes de tentativa de golpe e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Seria aplicada só uma delas, porque as duas juntas foram consideradas (por que jurista?) redundantes.

Ainda assim, a proposta de reduzir o tempo de prisão para esses crimes, de 4 a 12 anos para 2 a 8 anos no caso de golpe, e de 4 a 8 anos para 2 a 6 anos para abolição do Estado Democrático, foi abandonada, pela falta de consenso.

É mais ou menos assim: dá-se a mão, querem o braço inteiro. Dá-se o pé, reivindicam a perna em toda a sua extensão. Algo parecido com as estimativas dos bolsonaristas sobre o ato pela anistia em Brasília, na última terça-feira. Falaram em 500 participantes, depois em 2 mil (leitura do Poder360).

A Fórum classificou o ato de irrisório e, segundo ela, Flávio Bolsonaro até desculpou-se pela baixa adesão, atribuída ao dia de trabalho. Estavam no comando Malafaia e Nikolas Ferreira – o que indica a prevalência de evangélicos + mentiras.

Na segunda-feira o ministro Flávio Dino se posicionou sobre o debate: “O Congresso pode mudar? Pode. Eu, particularmente, espero que não o faça, porque acho boa a lei vigente”.

E a maioria dos brasileiros também não quer, como mostra a última pesquisa do DataFolha: são 64% contra a anistia.

No mais, hoje será assinada a paz em Gaza!!!

Comentários

  1. Mindinho Veríssimo
    #SemAnistiaPraGolpista ; bolsonaro na papuda ; Lula 2026

    ResponderExcluir
  2. Mindinho Veríssimo
    #SemAnistiaPraGolpista

    ResponderExcluir
  3. Mindinho Veríssimo
    #Lula 2026; bolsonaro na papuda; #SemAnistiaPraGolpista

    ResponderExcluir
  4. Dualo Viana
    Sem Anistia. Golpistas na cadeia.

    ResponderExcluir
  5. Isabel Pacheco
    Não existe paz possível diante de um cenário no qual 1/3 ou mais de palestinos foram vítimas de assassinato, mutilação e destruição do território. Não foi guerra, foi extermínio. Não será reconstrução, será um puxadinho que carregará para sempre essa saga.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Celina Côrtes
      Concordo, e sabe-se que Trump pretende faturar muito ali com futuros empreendimentos imobiliários, mas não dá mais pra continuar essa matança

      Excluir

  6. Rogerio De Lavra Pinto
    #PiorCongressoDaHistoria

    ResponderExcluir
  7. Rogerio De Lavra Pinto
    #DitaduraNuncaMais

    ResponderExcluir
  8. Rogerio De Lavra Pinto
    #congressodamamata

    ResponderExcluir
  9. Rogerio De Lavra Pinto
    #Congressoinimigodopovo

    ResponderExcluir
  10. Jorge Lúcio de Carvalho Pinto
    Sem anistia, sem dosimetria e sem impunidade

    ResponderExcluir
  11. Crinélia M Silva
    O que ele merece é ficar preso pelo resto da vida!

    ResponderExcluir
  12. Alexandre Campos
    Sem anistia, sem dosimetria. Cadeia para os golpistas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trump é o Hitler do século 21

Gonet confraterniza com bolsonaristas

Lá vem o Plebiscito Popular Nacional