O show não pode parar
Foi mal. Após o sequestro de Maduro e de sua mulher da Venezuela, o Departamento de Justiça dos EUA reconheceu que a acusação de que o presidente do país caribenho liderava o Cartel de los Soles não procedia. Simplesmente era falsa.
Não por Maduro ter afirmado inocência ao tribunal. A acusação veio
do grande júri, em 2020, e foi redigida pelo tal departamento, por ordem do
secretário de Estado, Marco Rubio. Já em julho do ano passado o Departamento do
Tesouro dos EUA acrescentava à suposta organização o título de “organização
terrorista”.
E assim, era preparado o terreno
para a violenta remoção do líder caribenho do poder.
Só que especialistas em crime e drogas na América Latina traduziram o
tal Cartel de los Soles como uma gíria inventada pela mídia venezuelana na
década de 1990 para designar autoridades corrompidas pelo dinheiro do tráfico
de drogas.
Os promotores também acusaram Maduro de participar de uma conspiração de
tráfico de drogas, porém, mudaram de ideia ao saber que o tal cartel não passava
de um “sistema de clientelismo”, uma “cultura de corrupção” alimentada pelo tráfico de drogas. Ou seja, uma ficção.
Assim, a antiga acusação, com 32 referências ao Cartel de los Soles, que
seria liderado por Maduro, foi obrigada
a admitir que o ex-presidente e seu antecessor, Hugo Chavez, apenas perpetuaram
e protegeram o sistema de clientelismo.
Sem falar na infração de regras internacionais, os custos da operação, até agora não revelados, envolveram quase 200 militares. Os óbitos, ainda não contabilizados, podem chegar a 80. Cortina de fumaça para acobertar o Caso Epstein?
(Segundo o colunista Elio Gasperi, a bola da vez é Cuba. Livres do castrismo, "prestes a cair", ganhariam de empresários americanos e cubanos a interessados em comprar uma casa ensolarada a uma hora de voo...)
Mais do que garantir reservas de petróleo, ao sequestrar Maduro Trump quis prejudicar a China, que importa 70% de seu petróleo da Venezuela, commoditie usada para reduzir a maior dívida externa do país, assim como a Rússia, fornecedora de armas em troca do óleo negro.
No fim, o recuo do departamento de Justiça não muda muita coisa, porque para o secretário Marco Rubio, Maduro continua liderando o (inexistente) Cartel de los Soles e o líder venezuelano poderá ser condenado à prisão perpétua por proteger e beneficiar o tráfico nas últimas décadas.
A última de Trump é criar um site oficial para reescrever a história, sustentando que Joe Biden roubou as eleições e que a depredação do Capitólio foi pacífica. Intragável.
No mais, hoje o governo celebra o primeiro 8/01 com Bolsonaro e seus generais de estimação presos. E Lula deve anunciar seu veto à dosimetria.

Mindinho Veríssimo
ResponderExcluirSó mentiras dos norte americanos hein?
Deise Vieira
ResponderExcluirTentaram asfixiar a China com tarifas e não conseguiram. Vão tentar com essa criminosa manobra, asfixiando por falta de Petróleo. E o mundo assiste, aparentemente impotente…
Maquiavel perde...
ExcluirMaria Cecília Finger
ResponderExcluirMentir é o que sabem fazer de melhor.
Nelson Simpliccio
ResponderExcluirDesonrou o glorioso exército Estadunidense do velho Gal Custer. Como ficam os que colocaram a mão na massa ...
É uma boa pergunta
ExcluirBabazinho Silva
ResponderExcluirResumindo, eles inventaram um motivo para saquear o petróleo da Venezuela, simples assim, piratas atuais 🤦🤦
Em síntese foi isso que aconteceu
ResponderExcluirCarlos Minc
ResponderExcluir😟😟😍😍
🎷🎷🙏🏼🙏🏼💃🏿💃🏿💥💥🪘🪘🪂🪂💪🏾💪🏾🌏🌏🌴🌴
Aqui ,alem mar, fala-se que a passividade da China e da Russia deve-se a um acordo , os americanos fariam vista grossa a invasão da Ucrania e os chineses aumentariam o cerco a Tayuan
ResponderExcluirHumberto Borges
ResponderExcluir"Assim, a antiga acusação, com 32 referências ao Cartel de los Soles, que seria liderado por Maduro, foi obrigada a admitir que o ex-presidente e seu antecessor, Hugo Chavez, apenas perpetuaram e protegeram o sistema de clientelismo". Perdeu, Mané... diria o saudoso Barroso! O B.O. de maduro é pé de chinelo perto da 34 condenações criminais julgadas, transitadas e aquivadas pelo Estado de Nova Yorque contra Donald John Trump, na época ex-presidente dos Estados Unidos da América. Nessa ficha mais suja do que poleiro de papagaio, não constam o ataque ao Congresso Americano, a investigação sobre a cumplicidade com J. Epstein por proxenestismo e pedofilia. Também foram suprimidas as acusações da Corte Internacional de Justiça relativas ao "apoio blindado" do dito cujo indigitado ao apartheid racista e o genocídio na Palestina, assunto soterrado sob os escombros de Gaza, onde milhões de barris de petróleo explicam o interesse venezuelano de Trump na Riviera Palestina. Você topa discutir esses assuntos com o Zé Inácio Werneck, amanhã, sexta-feira, 09.01, a las cinco en punt de la tarde, no Yes, Nós Temos Banana, o blog mais descascado do YouTube?
Sheila Jane
ResponderExcluirCelina Côrtes creio que o que fomos ensinados do que seria civilização está desmoronando. A escalada de absurdos, de violência, mentiras e de inversão de valores chegou a um nível que parece que estamos caminhando para uma ecatombe civilizatória. E o pior é ver milhares, milhões de pessoas aplaudindo estes desatinos pelos seus celulares. 😥😥😥
Mais um excelente texto!
Obrigada! Foi tudo para o espaço, salve-se quem quiser
Excluir363 membro anônimo
ResponderExcluirBom texto.
Edna Musilli
ResponderExcluirBem explicado!
Sem Anistia
Sem dosimetria
Nestor Dias
ResponderExcluirEUA, os donos do mundo, nem na idade média isto acontecia, um país invadir o outro sequestrar o presidente, e está tudo bem, vão aceitar numa boa, não vou entrar no mérito se o Maduro merece ou não ser sequestrado, mas Trump não é santo, tudo pelo petróleo da Venezuela.
Sebastian Souza
ResponderExcluirBom existe os EUA da América do Norte acho que está na hora de criarem os EUA da América do Sul e aliados
Maria Andrade
ResponderExcluirA DIREITA MATA, ROUBA, DESTRÓI, AGRIDE, TIRA DIREITOS E SE ACHA SUPERIOR ATÉ A DEUS. A DIREITA VAI DERRETER IGUAL SABÃO NO FOGO 🔥 🔥 🔥 NÃO SOBRARA NADA!
Maria Cecília Finger
ResponderExcluirMentir é o que sabem fazer de melhor.