Pesadelo à vista no Senado

 


É assustador o resultado preliminar das pesquisas de opinião para o Senado. Ao que tudo indica, as intenções de Bolsonaro manifestadas antes de ser preso podem se concretizar. Ou seja, a oposição até perde as eleições para presidente, porém, é favorita para ganhar maioria no Senado.

Dos atuais 81 senadores, 54 encerram seus mandados, ou  2/3 da Casa. Hoje são 33 oposicionistas, 28 governistas e 20 flutuantes (centro). O governo perde 21 senadores, a oposição 17 e os flutuantes (que votam com os dois campos), 16.

Para conquistar maioria absoluta, seria preciso o governo eleger 34 senadores destas 54 vagas – ou uma vitória de 2/3 -, enquanto a oposição precisa de apenas 24. Quer dizer, até agora a oposição está em grande vantagem.

No Nordeste, a base governista lidera para conquistar 13 cadeiras, para 4 da oposição e 1 de Centro. Sergipe é o estado mais à direita. Já no Centro-Oeste, a oposição é favorita para oito vagas, sendo que no DF o PL lidera com os prováveis 28% de eleitores de Michelle Bolsonaro.  

O Sudeste promete uma disputa ferrenha, com perspectiva de 4 votos para a esquerda, 3 para a direita e 1 para o centro, com vantagem no Espírito Santo (30% para o PSB), Minas Gerais (17% para o PT). O Rio permanece amplamente bolsonarista, com 27% para Flávio Bolsonaro e outros 27% para Claudio Castro, ambos do PL. Se Flávio concorrer à presidência quem assume seu lugar é Carlos Portinho (PL). 

Em São Paulo, 19% ficam com Fernando Haddad e 18% com Derrite (PP). A ministra Marina Silva (Rede) cogita se candidatar ao Senado por São Paulo. Outra que até pediu sua mudança domiciliar para São Paulo foi Simone Tebet, que também pensa numa candidatura ao Senado.

Pelo visto, os governistas estão se preparando...ufa...

No Sul a oposição também sai em vantagem, onde o PSD é favorecido no Paraná (31% para Ratinho Júnior) e Rio Grande do Sul (19% para Eduardo Leite). Em Santa Catarina Carlos Bolsonaro (PL) desponta com 27% e Espiridião Amin (PP) com 21%. Só que a pesquisa é anterior à ministra Gleise Hoffman (PT) entrar no jogo...e há uma articulação dos partidos de centro-direita para isolar o PL no pleito estadual.

Pela pesquisa, a oposição teria 17 cadeiras garantidas para 2026 e chance de eleger 29 novos senadores. As 46 cadeiras seriam suficientes para controlar a presidência e a maioria da Casa. E decidir sobre o impeachment de ministros do STF, como sonha o ex-presidente para escapar da cadeia.

Já a garantia para a esquerda é de sete senadores com eleição de outros 21. Seria um bloco de 28. Isso fora as novas candidaturas. De 20, o Centro cairia para sete senadores.

Se os governistas não agirem a tempo, pesadelo à vista...

Comentários

  1. Mindinho Veríssimo
    É, não será fácil o número mágico 34. Campanha será suja como sempre foi, TSE com o Kassio com K, mídia anti-Lula, dinheiro das emendas secretas, não será fácil 34. Mas a luta será Lula com os 34, não tem jeito de desviar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o plano da direita der certo, e parece que vai dar, o país pode ficar ingovernável

      Excluir
  2. José Inácio Werneck
    Ótimas informações.

    ResponderExcluir
  3. M Christina Fernandes
    Muito importante as informações responsáveis, o trabalho dos jornalistas e nós cotidianamente nas redes sociais combatentes as fake news.

    ResponderExcluir
  4. Marinalva Naus
    Isso é preocupante. Eu me pergunto se as pessoas não percebem que os parlamentares que pertencem à extrema-direita não representam em nada a população. É uma cegueira absurda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o orçamento secreto ainda em ação, apesar dos esforços contrários de Flávio Dino, vai ser difícil mudar esse quadro

      Excluir
    2. Marinalva Naus
      Celina Côrtes isso deveria partir de um movimento nosso, sociedade.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Isso! É preciso estar atento e forte, como já ia a canção

      Excluir
  6. Paulo Augusto Barbosa Praxedes
    Temos que derrubar esses NAZIFASCISTAS!

    ResponderExcluir
  7. Carlos Minc
    🤔🫩😟🫩🤔😟
    💪🏾💃🏿🙏🏼🪘🌴🎷🎸🦋🚴🏽‍♀️

    ResponderExcluir

  8. Ruth Rosa
    Exatamente!!
    Que não repitam o erro de 2022, quando colocaram lideranças potentes para concorrer ao executivo dos Estados e municípios sem chance de se elegerem.
    Temos lideranças em vários estados que poderiam estar no congresso, como Manuela D'Avila no RS, Décio Lima em SC, Boulos em SP e tantos outros políticos que sempre contribuíram inclusive com a ampliação da representatividade através do voto de legenda.

    ResponderExcluir
  9. Jorge Lúcio de Carvalho Pinto
    A eleição para o Senado é muito importante. O governo precisa estabelecer uma estratégia muito bem pensada para equilibrar o número de seus aliados naquela casa legislativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fundamental! Corremos o risco do país ficar ingovernável. Já vimos o estrago que a Câmara tem feito, se o Senado também virar vai ser um pavor

      Excluir
  10. Fundamental! Corremos o risco do país ficar ingovernável. Já vimos o estrago que a Câmara tem feito, se o Senado também virar vai ser um pavor

    ResponderExcluir
  11. Humberto Borges
    Precisamos de um bom ângulo para sair da sinuca de bico eleitoral. A alternativa que me ocorre é desemborcar as cuias dos Congresso. Expor as caixas pretas das emendas parlamentares, o orçamento secreto, o rateio da verba eleitoral, os flanelinhas de cabinete, os parlamentares indiciados em processos criminais. Devemos exigir o escrutínio independente das doações e financiamento de partidos e igrejas e lobbies de bancadas. Basta de esbanjar recursos públicos com partidos, igrejas e caciques... especialmente o presidiário mi-mi-mi e seus cúmplices implicados na tentativa e golpe contra o Estado de Direito. Permitir visitas de candidatos e interlocutores políticos sentenciais por atentado contra o Estado de Direiti equivale à permissão de visitas de gerentes do tráfico aos criminosos hediondos nas prisões de segurança máxima.

    ResponderExcluir
  12. Marília Bernardes Marques
    Temos que virar esse jogo ou teremos senadores bolsonaristas "impeachando" o Alexandre de Moraes...

    ResponderExcluir
  13. Nelson Dos Anjos Barbosa
    Infelizmente é o povo novamente votando de acordo com o que os patrões mandam. Sempre elegem seus algozes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lá vem o Plebiscito Popular Nacional

URGENTE: Mais nova tentativa de golpe

O mais novo golpe da praça