Verdades e mentiras no raiar de 2026

 


A virada do ano foi bombardeada por um arsenal de fake news, misturadas a informações apuradas sem provas e defesa de cada uma das partes com seus próprios argumentos.

A fato incontestável foi a apocalíptica prisão de Silvinei Vasques, por tentar impedir que eleitores de Lula chegassem às urnas em 2022 quando dirigia a PRF. E de Filipe Martins - outro ex-assessor de Bolsonaro - por infringir a medida cautelar que impedia seu acesso à redes sociais.

Ambas viraram café pequeno diante da invasão dos EUA à Venezuela, com sequestro do ditador Nicolás Maduro e de sua mulher, em ação neocolonial. Deu uma banana à líder da oposição, Maria Corina Machado, e deixou à frente do país a vice, Delcy Rodriguez, para quem Maduro segue como presidente da Venezuela.

Até agora, o saldo da barbárie foram 40 mortos. Objetivo: recuperar a posse do petróleo venezuelano, retomada dos norte-americanos por Hugo Chavez no início dos anos 2000.

Já a prisão de Silvinei parecia roteiro de comédia pastelão. Apesar de ser tudo verdade. Ele destruiu a tornozeleira e bandeou-se ao aeroporto de Assunção para fugir para El Salvador, o paraíso da extrema direita do crime impune. Fingindo-se de sequelado por um câncer cerebral que o impedia de falar e ouvir. 

Dançaram, ele e seu cão pitbull.

Já na novela Banco Master/Vorcaro/Alexandre de Moraes, Eduardo Guimarães sustenta em seu blog no 247 que o contrato entre o banco caloteiro e Viviane Barci, mulher de Moraes, não existe. “ Não há contrato, escritura pública, instrumento jurídico original ou cópia autenticada com assinaturas reconhecidas das partes.” E completa: o STF “prepara uma resposta. Muito dura”.

Para a esquerda (na qual me incluo), que continua a ver em Moraes o intransigente defensor da nossa democracia, seria bom demais para ser verdade. Contestada pelo cientista político Luís Felipe Miguel:  “É pouquíssimo provável que, caso o contrato realmente não exista, demorasse tanto para surgir um desmentido, sob desgaste tão grande.”

Eu mesma abusei da boa vontade dos meus leitores, ao embarcar nas narrativas que me pareciam mais convincentes, botando em dúvida se Moraes tinha mesmo apoiado a dosimetria de Paulinho da Farsa. 

Depois, em edição extraordinária no meu recesso, repostei a informação da Revista Fórum, de que era o banqueiro André Esteves quem alimentava todas aquelas mentiras.

Para levarem ao impeachment de Moraes – sobre o qual o Senado já se mexe, amparado pela ambígua Malu Gaspar - para invalidar as condenações de Bolsonaro e seus generais. Tudo desmentido por Esteves na coletiva que convocou.

Só há uma certeza: 2026 vai ser um ano de fortes emoções, turbinadas pela Inteligência Artificial das bigtechs que ajudam a salvar os EUA da derrocada econômica prevista para o país pelos inimigos de Trump.

E se você quiser notícias quentes, ao vivo, não pode perder o "Yes, nós temos bananas", com os jornalistas José Inácio Werneck, dos EUA, Humberto Borges e a escriba que vos fala, Celina Côrtes, do Rio. Nas sextas-feiras, no Youtube, às 17h, ou em edição extraordinária. 

(Com charge de Aroeira no 247)

 

 

 

 



Comentários

  1. Mindinho Veríssimo
    2026 promete fortes emoções. #Lula2026

    ResponderExcluir

  2. Jorge Lúcio de Carvalho Pinto
    • 1º
    Jornalista/Redator
    2 h

    Blz. Vamos aguardar os desdobramentos. Venezuela/petróleo/Trump; a extrema-direita fazendo de tudo para esconder seus malfeitos e liberar Bolsonaro; e o Banco Master. No Brasil, este ano é eleitoral

    ResponderExcluir
  3. Esquecerem o Ibaneis rapidamente. Logo ele que foi acusado de sustar o.plantão da PM no 8/1. E foi tirado do processo. Logo ele, que tinha a chave do cofre do BRB pra comprar initilidades do Master de Vorcaro.

    ResponderExcluir
  4. José Inácio Werneck
    Sexta-feira estaremos no ar, Celina. Vou pedir ao Humberto Borges para aumentar o volume...

    ResponderExcluir
  5. Lilian Fontes Moreira
    Realmente, que início de ano bombástico!! Até a IA está tontinha... estarei lá na sexta-feira.

    ResponderExcluir
  6. Maria Helena
    A nova foto oficial de trump:
    Em tempo : Já chegam,, até agora ,a 80 mortos na Venezuela...
    Vestido com trajes de imperador

    ResponderExcluir

Postar um comentário