O Rio não merece




Em 2020, ano de eleições municipais, a prefeitura terá o maior orçamento dos últimos quatro anos, com uma arrecadação de R$ 15 milhões só de taxas e contribuições dos cariocas. Será que o alcaide ainda terá tempo para reverter o caos instalado na cidade? O drama do momento são os hospitais, a ponto do prefeito pedir “piedade” ao TST para a liberação de recursos. Se não conquistar o nobre sentimento das autoridades judiciais, os servidores municipais ficarão sem o 13º.
A hipótese, porém, está longe de ser a mais dramática. Do Leblon à Zona Oeste, os servidores da Saúde estão há dois meses sem salários e paralisam o atendimento. Quem sofre? Os cariocas, cuja única alternativa é correr para a também combalida rede estadual de Saúde.
O prefeito desdenha do carnaval, a mais rentável festa da cidade, e o governador está pronto a assumir o Sambódromo. Na Comlurb, um dos maiores exemplos de eficiência do Rio, diretores experientes foram substituídos por pastores. A pane só não ocorreu por conta da dedicação da turma do andar de baixo. A Fundação Parques e Jardins também passa por processo semelhante.
A sequência de erros é admirável. A recapeação asfáltica com menos brita que o necessário no Aterro do Flamengo tem causado sucessivos acidentes com morte; a destruição dos postos de pedágio na Linha Amarela para que a prefeitura assuma a operação a preços de banana, para garantir votos, foi uma estratégia derrubada pela Justiça. Adivinha quem vai pagar essa conta?
A interdição da Avenida Niemeyer, estratégica via de acesso para desafogar o trânsito entre as zonas Oste e Sul, por falta das obras necessárias à sua abertura é outro exemplo, assim como o quase fechamento do Museu de Arte do Rio (MAR), pela falta de pagamento da prefeitura à OS que administra um dos espaços mais procurados do Porto Maravilha.
O alcaide trabalha para garantir os votos dos evangélicos e de pessoas sem acesso à informação, incapazes de aferir o desastre que é a administração do município. Fora esse povo, será que mais alguém terá coragem de votar nessa nulidade nas próximas eleições? O Rio não merece!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

O Brasil vai dar certo

Pela Internacional Democrática