Rir pra não chorar

Acima, tênis Asics do marido pós conserto, abaixo, antes do remendo
Voltei do fim de semana chuvoso em Visconde de Mauá com uma ideia na cabeça, nesses tempos de desemprego galopante, ainda mais para uma jornalista que já passou dos 60, como eu. No meu último post, descrevi a evolução tecnológica que vivo desde 1980, quando passei do tênis Adidas para o New Balance, deste para o Nike e cheguei à beira da perfeição, com o Asics.
Já estou no terceiro Asics e com todos ocorre o mesmo fenômeno: embora o solado permaneça intacto, surge um buraco na altura do dedão do pé, seja do lado esquerdo ou do direito. Nunca nos dois simultaneamente.
Cheguei à conclusão de que se trata de um flagrante caso de obsolescência programada, esse macete das indústrias para encurtar a vida útil do seu produto e, assim, revender num espaço mais curto de tempo. Foi assim com meu primeiro Asics, com o segundo e, quando chegou ao terceiro – presente de aniversário da minha filha caçula – experimentei o suprassumo do solado com gel. Transforma o ato de correr num prazer sublime, como se os tênis corressem por você.
Dessa vez, porém, resolvi reagir. Encontrei em casa um pedaço de helanca azul, da cor do tênis, e, embora esteja longe de ser um ás da agulha e linha, resolvi o problema em poucos minutos, sem gastar um tostão. Hoje consertei também o Asics do meu marido, que ficou ainda melhor do que o anterior, porque o remendo do calçado preto – ao contrário do azul que já tinha feito – fica praticamente invisível. Aproveitei para fazer o mesmo com o meu pretinho, animada com o resultado.
A ideia de que falei no início pode ser uma alavanca para movimentar meu cofrinho. Não aquele que as mulheres gostam de exibir em trajes sensuais, e sim o que permite encher a barriga. Se tive três tênis com o mesmo problema – será que a fábrica montou um setor de obsolescência, como ela teria chegado a esse sofisticado tipo de know how? –, meu marido, idem e se você que me lê tem um Asics com pelo menos um ano, sabe do que estou falando.
Me ofereço para resolver seu problema por um precinho camarada. Quem sabe não vira um trabalho alternativo nesses tempos selvagens de vacas magras?  
O primeiro remendo a gente não esquece...
Primeiro Asics, verde água, de 2017


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Starlink dança e Musk surta

O Brasil vai dar certo

Pela Internacional Democrática