Para fugir da polarização

 


Embora o quadro ainda seja muito turvo, a tal alternativa da terceira via começa a ganhar contornos. Essa semana, como se sabe, presidentes do PSDB, DEM, PV Cidadania e Podemos, além de representantes do MDB, se reuniram e, por enquanto, têm apenas um consenso: não apoiam nem Lula, nem Bolsonaro. O número de brasileiros que se posiciona hoje a favor de uma nova alternativa é maior que o apoio a ambos, argumenta o presidente do PSDB, Bruno Araújo.

Só que a fragmentação se mantém forte. Embora o presidente do DEM, ACM Netto, afirme que não apoiará Bolsonaro, é recente o rompimento do antigo correligionário, Rodrigo Maia, pela adesão de Netto a Arthur Lira, o candidato do capitão à presidência da Câmara. Ou seja, tudo é possível...

Outro problema é o saco de gatos que se digladiam no PSDB. Embora governe o estado mais rico do país e seja o ‘pai’ da vacinação no Brasil, Dória saiu derrotado essa semana. Seus rivais, Tasso Jereissati e Eduardo Leite ameaçam formar uma dobradinha para enfrentar o paulista, que padece de intenções de votos nas mais recentes pesquisas de opinião.

Três membros desse grupo, alinhavado na carta de abril, já pularam do barco. Luciano Hulk mantém suas juras de amor eterno à Rede Globo e Sérgio Moro percebeu que sua fama não é das melhores entre os eleitores. Além de ter assumido um ministério de Bolsonaro, foi considerado suspeito pelo STF para julgar Lula. Amoedo também caiu fora. 

E quem parece emergir no meio desse terreno pantanoso? Acertou quem disse Ciro Gomes, a bordo de sua passagem por todos os cargos relevantes da política, sem nunca ter o nome manchado por denúncias de corrupção. Até o general Santos Cruz parece ter alguma simpatia por esse paulistano de alma cearense, desde que "tome sua dose diária de Lexotan."

As duas desistências citadas marcam alguma vantagem para Ciro, que mostra-se disposto a se aproximar do centro e abre as portas tanto ao Cidadania quanto ao PSD. Também demonstra simpatia por Mandetta para seu vice, o que pode vir a ser uma boa acomodação para esse instável tabuleiro.

As negociações continuam a pleno vapor e serão calibradas pelos resultados das próximas pesquisas de opinião. Levam os que estiverem em alta nas intenções de voto. É sempre mais uma luz no fim desse túnel, que promete muito sangue e ranger de dentes se chegarmos polarizados a 2022.

Comentários

  1. Ciro não entra, está queimado pelas suas atitudes nas eleições passada , sumiu esse tempo todo e reaparece para as próximas eleições.
    Huck acha que governar este País é como consertar Lata Velha... Hipócritas!

    ResponderExcluir
  2. Anna Gallo
    Os 7 partidos arrependidos que elegeram Bolsonaro se reuniram para arrumar uma 3a opção para 2022. Qual será a próxima cagada?

    ResponderExcluir
  3. Diogo Zanoni
    7 partidos "arrependidos" que elegeram Bozonazi e votam com o bosta, mas agora querem uma "terceira via" kkk..
    1° Ciro tem que passar para o segundo turno e para isso tem que convencer a direita ou a esquerda e até agora não agradou nenhum dos lados...
    Cirão fica no muro toma pedrada dos 2 lados....

    ResponderExcluir
  4. JoséDomingues Pontes
    Ele Jamais seria a terceira opção a terceira opção vai ser um candidato do centro nem o governo de São Paulo eu seria governo de São Paulo tem uma rejeição muito grande

    ResponderExcluir
  5. Sergio Trindade
    O oportunista Ciro não merece toda essa publicidade.

    ResponderExcluir
  6. Celina Côrtes
    Sergio Trindade Sabia que esse post traria controvérsias. Escrevi com base em tudo o que tenho pesquisado. Pra dizer a verdade, desesperada em busca de um porto seguro que nos livre de vez do coiso. Tenho minhas dúvidas se Lula, com todo seu negacionismo, será alguma garantia...

    ResponderExcluir
  7. Sergio Trindade
    Celina Côrtes creio que a oposição deveria estar discutindo um plano de governo para reconstruir o país, um plano convincente, social e justo. Depois disso é que vem o quem será o candidato. Também tô correndo da Bozolandia, dá nos nervos.

    ResponderExcluir
  8. Carlos Novaes
    Essa gente contratada pelo Ciro 6% pra ver se consegue decolar, é muito engraçada...🤣... Ainda que consiga chegar aos 11%, vai ficar nisso, pois é o eterno candidato do vôo de galinha, não vai muito longe sem um RIVOTRIL pra conter sua incontinência verborrágica agressiva... Ou seja, se não for economia, só fala merda!

    ResponderExcluir

  9. Celina Côrtes
    Carlos Novaes Que fique bem claro, ninguém me contrata para nada. Vc, já nao sei...

    ResponderExcluir
  10. Deise Cristina Braga Ferreira

    Queria saber em q Brasil vcs vivem…

    ResponderExcluir
  11. Zebeto Fernandes Rodrigues

    Os defensores de Lula precisam ser mais generosos com os outros candidatos. O respeito pela compreensão plural que tem os eleitores conscientes que não votarão em Lula no primeiro turno é fundamental para um segundo turno viável de vitória. Atacar candidatos de oposição no primeiro turno, tentando desconstruí-los é um caminho já conhecido com Marina Silva e com o próprio Ciro. Depois os mesmos que desconstroem, acham que no segundo turno é obrigação dos que perdem de apoiar o seu candidato vitorioso. E aí vem a derrota.

    ResponderExcluir
  12. Anna Gallo
    Os 7 partidos arrependidos que elegeram Bolsonaro se reuniram para arrumar uma 3a opção para 2022. Qual será a próxima cagada?

    ResponderExcluir
  13. Ivone Frankel
    Desculpa aí,mas uma vez coronel,sempre coronel…

    ResponderExcluir
  14. Karine Tavares
    Eu acho uma boa. Ainda mais se Ciro conseguir receber votos que iriam para Bolsonaro por causa do antipetismo ferrenho que persiste em parte nas classes mais altas e classe média, além de Lula pegar muitos votos da classe c e d que votaram no Bolsonaro em 2018. Que venha um segundo turno democrático com Ciro e Lula.

    ResponderExcluir
  15. Maysa Chebabi
    Tenho tanta desconfiança com o Ciro... O q eu a-do-ra-ria ver: Ciro e Lula no segundo turno. Isso seria bonito.

    ResponderExcluir
  16. Fernanda Pires
    Ainda tão insistindo nisso? Não aprenderam nada com 2018...

    ResponderExcluir
  17. Lúcia Coimbra
    Coronel espancador de mulher!!!

    ResponderExcluir
  18. Simara Alves
    Vamos sim, uma terceira via pra dividir os votos e colocar o genocida no segundo mandato e além do mais, a gente sempre esquece o ataque de pelanca que o Ciro deu depois de perder né... enfim, vamos pra um 2022 exatamente igual foi 2018. Parece que o buraco em que estamos está potencializando sua capacidade de ficar ainda mais fundo

    ResponderExcluir
  19. Sigried N Buchweitz
    Numa remota possibilidade de termos um segundo turno entre Ciro e Coiso, vejo muitas pessoas nesse grupo preferindo o genocida. É pena! Depois dizem que o Ciro que não aprendeu nada...

    ResponderExcluir
  20. Margareth Oliveira França
    Eu não confio no Ciro Gomes. Não se pode esquecer que em 2018 no segundo turno ele não apoiou o adversário do Bolsonaro. Foi para Paris e disse aos eleitores que votaram nele que não votassem no pior presidente para o país.

    ResponderExcluir
  21. Rita Vieira
    A terceira via e a tal polarização é o novo antipetismo, com nome diferente. VSF
    Foi essa cegueira antirepublicana que elegeu o Bolsonaro. E o Ciro tem responsabilidade nisso também.
    Não existe "polarização" nenhuma. Existe um fascista que muitos desses que agora se apresentam como alternativa ajudaram a botar lá, seja por apoio direto e declarado, seja bancando o isentão.
    Vão à pqp, vcs com esse discurso fajuto. Já deu.
    Se querem lançar candidato, blz. Democracia taí pra isso mesmo. Mas não me venham comparar fascismo com uma candidatura petista legítima e republicana, que nunca ameaçou as liberdades individuais.
    A história já desmascarou essa falácia na qual vcs insistem. Aprendam a respeitar a liberdade partidária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Só espero que haja um 3 opção, melhor que Ciro. Vou de Lula, mas qq coisa que não seja o Bozo, é melhor. Apesar do antipetismo, acho que o Lula ainda fuça acima disso.

      Excluir
  22. Sonayra Pontes Duarte Bezerra
    Parem de forçar a barra, não existe terceira via, não existe centro, existe Esquerda, e Ciro não vai ganhar em hipotese alguma!

    ResponderExcluir
  23. Andressa Andrade
    Isso, vamos mesmo votar no chiliquento.

    ResponderExcluir
  24. Rejane Stanzioni
    Eita brazilzão veio, adora um coronel... Ciro, jamais.

    ResponderExcluir
  25. Roseli Garcia
    A turma do Ciro sempre querendo torná-lo viável. Não importa de que lado esteja.
    · Responder · 53 min
    Celina Côrtes
    Roseli Garcia Só para vc saber: não sou da turma do Ciro

    ResponderExcluir
  26. Aline Alcantara
    Petistas podem chorar. Vcs perderam em 2018 e tomara que percam em 2022 só espero que não percam pro genocida .
    #Ciro2022 #nemlulanembozo

    ResponderExcluir
  27. Tania Tereza Krempel Samiya Prem
    Lula 2022

    ResponderExcluir
  28. Com todos os defeitos que ele tem, prefiro Ciro ao Lula

    ResponderExcluir
  29. Nina Pulita
    Trocar um autoritário por outro não é a melhor opção......

    ResponderExcluir
  30. Maria Beth Rosário
    Terceira via? Desde quando direita é terceira via? Estão querendo posar de centro, mas é só dar uma olhada no histórico desses partidos que fica claro que são de direita! O coronel Ciro quer ser presidente, tá atirando pra todo lado.

    ResponderExcluir
  31. Lia Lee
    O cara que parecia esquerda sendo o candidato da direita moderada... Na primeira argumentação nervosinha que emitir, vai perder o eleitorado quase todo...

    ResponderExcluir
  32. Tania Cristina
    O país polarizado realmente é um " saco".

    ResponderExcluir
  33. Cida Bueno
    O cara é maluco! Tem altos .e baixos de humor, já pensou vamos nos livrarmos de um louco par eleger outros? Jamais!!

    ResponderExcluir
  34. Карла Гонсалвеш
    O dia que Ciro for luz no fim do túnel, a escuridão é certa...

    ResponderExcluir
  35. Claudia Saturno
    E o MDB como sempre pulando pro barco que melhor lhe convém...

    ResponderExcluir
  36. Cibele Cristina Galani
    Gosto muito dele também, votaria...mas depende muito como o tal capitão estará nas pesquisas. Se precisar fortalecer o Lula, voto nele sim
    · Responder · 33 min
    Celina Côrtes
    Cibele Cristina Galani Somos duas!

    ResponderExcluir
  37. Cristiani Freitas
    Ciro Gomes?! Deus nos livre!!!
    #Lula2022

    ResponderExcluir
  38. Luiza Margarete
    O problema que Ciro decepcionou na última eleição presidencial. Não porque ficou em terceiro lugar, mas porque não manteve um comportamento democrático diante da derrota. Lamentável contarmos ape

    ResponderExcluir
  39. Maria Lucia Moreira Bastos
    Luiza Margarete Flávio Dino já pensa na possibilidade de ser você de Lula
    · Responder · 13 min
    Luiza Margarete
    Maria Lucia Moreira Bastos , e com certeza, ele será muito bem-vindo!
    · Responder · 9 min
    Celina Côrtes
    Luiza Margarete Gosto dele, acho um bom nome. O problema é ter votos!

    ResponderExcluir
  40. Lusia Maciel
    Ciro Gomes não é confiável. Nem aí para o Brasil.
    Quando não conseguiu ir para o segundo turno, foi para Paris, e deixou o Brasil à deriva, na mão de quem ele sabia ser danoso ao país.
    Tudo por despeito.

    ResponderExcluir
  41. Rosa Lenzuen
    É natural que o coroné Ciro seja candidato da direita... "Terceira via" é o eufemismo que inventaram para enganar trouxas! 🤮🤮💩🤮🤮

    ResponderExcluir
  42. Berenice A
    Ciro nao vai ser presidente nunca mais, a maior chance dele foi em 2018.
    Quem, além do Lula, teria alguma chance seria Dória, Flávio Dino e talvez até o Mandeta. Qualquer outro político não chega nem perto de ter 30% dos votos válidos.
    Eu vou de Lula, óbvio!
    · Responder · 1 h · Editado
    Berenice A Eu vou de quem tiver chances reais de vencer Ellen BolsonaroGenocida Sigetimi

    ResponderExcluir
  43. Ana Maria Oliveira Barros
    Não confio em Ciro de forma alguma .

    ResponderExcluir
  44. Eliane Maria
    Ciro se tornou uma criatura que só pensa eu seu umbigo, só voto nele se for o último caso contra bostoió

    ResponderExcluir
  45. Malu Aires
    ·
    Não vi aqui no grupo nenhuma PROPAGANDA TÃO ESCANCARADA do meu #Lula2022. Essa direita é careta, é covarde e acha que a gente é trouxa.
    Katia Walmrath
    Malu Aires vamos fazer. E somos maioria, pelos comentários.
    · Responder · 1 h
    Celina Côrtes
    Malu Aires Por incrível que pareça não foi uma propaganda, mas uma tentativa meio desesperada de afastar o fantasma do Bolsonaro. Voto em que for capaz de nos libertar desse pesadelo

    ResponderExcluir
  46. Vera Lúcia M. Santos
    Deus me livre desse Bolsonaro 2
    · Responder · 1 h
    Candida Cristina Cardoso Soares
    Ciro Gomes entreguista, nunca fui com a cara e não será agora, acho que estava certa de minhas ponderações com esse cara, nele eu não voto, fará como fez novamente entregar o país a burguesia que fede, infelizmente, estejam atentos porque ele divide o que não poderia estar dividido nesse momento crucial, temos um governo desgovernado mas muito esperto, o bolso cheio, mas pra que, veja bem você um líder de uma nação querer o mal ao seu país, ao seu povo, que tristeza, e era anticorrupção 😂😂 agora Ciro Gomes ah mostrou-se isso ninguém pode dizer o contrário 😞😔

    ResponderExcluir
  47. Mariana Rosa
    Eu voto no Lula! Ciro é oportunista e se precisar vender a alma ao diabo, ele vai vender!

    ResponderExcluir
  48. Neila Ribeiro
    Nojento!!!
    · Responder · 1 h
    Leila Pereira
    O COCÔ DO CEARÁ NEM PRA SÍNDICO GANHA !
    · Responder · 1 h
    Sandra Lopes
    Não voto no coronelzinho FDP, sou Lula 2022

    ResponderExcluir
  49. Fátima Fuhro
    Lula 2022!
    Não tem pra ninguém .
    · Responder · 1 h
    Vera Lúcia M. Santos
    #LULAPRESIDENTE2022
    · Responder · 1 h
    Marcia Monteiro
    Ou seja, a terceira via são os mesmos abutres de sempre: deram o golpe, tiraram os direitos trabalhistas, os direitos previdenciários e agora vão tirar o direito aos serviços públicos.
    · Responder · 1 h
    Fabiana Ubinha
    Atende por 6%

    ResponderExcluir
  50. Vera Lucia de Oliveira
    Mas a terceira via em 2018 foi o "coiso".
    Temos que tomar cuidado com essa terceira via, costuma piorar muito para o brasileiro.
    Por via das dúvidas, meu voto continuará no #13

    ResponderExcluir
  51. Adelaide Cargnelutti
    Mas com essa corja o Lula nem deve se meter mesmo....foram os que queriam e querem junto com a extrema direita...aniquilar o PT COMO PRENUNCIARAM COM O GEL GOLBERY DO COUTO E SILVA AINDA EM TEMPOS DE DITADURA....NA FARSA DA ABERTURA LENTA E GRADUAL DO INICIO DA DECADA DE 80...

    ResponderExcluir
  52. Leticia Nogueira Fonseca
    Essa terceira via já nasce morta.

    ResponderExcluir
  53. Adelaide Cargnelutti
    E outra LULA TEM MESMO ENVOLVIMENTO CPM CORRUPÇÃO? OPS....VIVEM AONDE? QUERIAM LAMEAR A VIDA DE LULA...AFINAL PORQUE FICOU NA CADEIRA DO PERÍODO ELEITORAL DE 2018..À ELEIÇÃO DO GENOCIDA? O QUÊ MESMO ACONTECEU COM MORO?

    ResponderExcluir
  54. Brena Rocha
    A vitória de Bolsonaro foi graças ao ódio ao PT e não a ausência de Ciro na campanha. Parem de abafar a culpa do PT em td isso.
    Haddad não ganhou na sua urna e nem no seu colégio eleitoral. A culpa é do PT e do seu fisiologismo. Ou vcs tb passam pano no que tentou fazer com Boulos na eleição passada?
    Se eu tivesse sido vítima das armadilhas e das traições que Lula fez com Ciro, teria feito igual.
    Quem deu relevância a Temer, Cunha, Machado, Eunicio e Renan, foi Lula. Quem teve esses aliados, não precisa falar do coleguinha. Diga-se de passagem, todos os fatos denunciados por Ciro no seu tempo.

    ResponderExcluir
  55. Ciro deveria conversar com Simone Tebet. Um nome feminino desse porte seria muito util na definição de votos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"Eu sei quem mandou"

Starlink dança e Musk surta

O Brasil vai dar certo