A conversa fiada da pacificação

 


Em seu último livro, “Utopia autoritária brasileira: como os militares ameaçam a democracia desde o nascimento da República até hoje”, o historiador Carlos Fico contabiliza 136 anos de tentativas de golpes, em que as inúmeras anistias concedidas a golpistas não levaram a nenhuma pacificação – que volta a ser, agora, o principal argumento da oposição.

Até hoje, as várias anistias concedidas a golpistas no Brasil não levaram à pacificação e à acomodação democrática, e sim a novas tentativas de golpe. No perdão concedido por JK a Castelo Branco, por exemplo, o marechal voltou a assombrar o país com o golpe de 64 – do qual foi o primeiro presidente.

“O fato de agora existir um inquérito conduzido pela polícia adequada, a PF, de a PGR ter feito a denúncia ao STF, que aceitou essas pessoas, inclusive os militares, como réus, e elas estão começando a ir a julgamento em contexto de normalidade democrática, é absolutamente inédito. Se houver condenação, será ainda mais inédito. E ineditíssimo se não houver anistia, diz Fico ao cientista político Pablo Ortellado.

A oposição vende a proposta como forma de pacificar o país, “mas, do jeito que está, seu efeito será o oposto”, aponta Fico.

Segundo ele, a concessão da maioria das anistias não se deu  por ingenuidade, e sim pelo temor dos que estavam no poder de que duras penas não seriam respaldadas pelas Forças Armadas, atiçando a instabilidade política. “ Não é o que vivemos agora. Temos toda a condição de punir os golpistas em relativa estabilidade democrática” argumenta.

A pacificação funcionou nos processos históricos em que ambas as partes fizeram concessões. Fico lembra que acusações, como as que ligam Bolsonaro ao 8 de janeiro e ao Punhal Verde e Amarelo não se baseiam em provas robustas.

“Talvez um movimento de reconhecimento e revisão desses problemas pudesse ser um ponto de partida. Eles reconheceriam a tentativa de golpe, aceitariam a punição para Bolsonaro e generais e a ofereceriam alguma garantia de que passarão a reconhecer resultados eleitorais? , questiona Fico.

E hoje, o que deve levar todas as matizes políticas às ruas no país no combo Anistia/PEC da Bandidagem do Congresso é a segunda causa. Assim como o tarifaço de Trump nos devolveu a luta consensual pela soberania. 

A partir das 14h, no Posto 5 da Avenida Atlântica – com presença de Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil e outros artistas. Na Paulista, em frente ao MASP, e em várias capitais do país! Sua participação é essencial!!!

Comentários

  1. Tomara que o povo do Brasil não tenha desistido de lutar pelo Brasil!!!

    ResponderExcluir
  2. Marlene de Lima
    Parabéns pela iniciativa brilhante.
    Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Henrique Garcia Sobreira
    O Golpe contra o Imperador é parte da análise dele?

    ResponderExcluir
  4. Mindinho Veríssimo
    #SemAnistiaPraGolpista ; #Congressoinimigodopovo ; que hoje seja realmente uma guinada, e que rejeição pra bolsonaro/Tarcísio e deputados, seja sinal de renovação forte do congresso em 2026.

    ResponderExcluir
  5. Alcebiades Abel Filho
    Minha estimada jornalista Celina Côrtes. Estamos vivendo um outro momento histórico: a ação da EXTREMA DIREITA INTERNACIONAL que aliada a um contingente significativo de fiéis de "cabresto " nas Igrejas evangélicas (um verdadeiro banco de votos) com as "Igrejas na política" e a tradição dos militares em toda nossa história contemporânea com a mentalidade de serem os salvadores da pátria. Tornar-se ingredientes perigosos para a destruição total de nossa nação. Portanto, o momento é este: PEGAR OU LARGAR. O judiciário tem que mostrar a sua força. Penalizar todos os GOLPISTAS e esses PEIXES GRAUDOS generais de quatro estrelas tem que.perde a patente mesmo. É uma CHANCE de dar ao mundo um exemplo de como se estabelece um ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande prazer em te reencontrar por aqui!

      Excluir
    2. Alcebiades Abel Filho
      Celina Côrtes é gratificante ler as suas narrativas. Um abraço fraterno.

      Excluir
    3. Gratificante é ler uma mensagem dessas!

      Excluir
  6. Carlos Minc
    💪🏾🌏🦋💃🏿🌻🚴🏽‍♀️📽️🍾🎷🪂🙏🏼🪘

    ResponderExcluir
  7. Luiz Antonio de Almeida
    Bravos !!! 👏👏👏

    ResponderExcluir

  8. Jorge Lúcio de Carvalho Pinto
    • 1º
    Jornalista/Redator
    (editado)
    1 h

    Pacificação implica, primeiro, que os golpistas sejam punidos no rigor da lei, cumprindo penas pesadas de prisão para que novas tentativas de golpe de estado, como ocorreu, não voltem a acontecer. Depois, virá a pacificação, que começará com as eleições e a não eleição de quem quer nos tirar a democracia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles leem a pacificação como bem entendem, assim como faziam com o artigo 142 da constituição

      Excluir
  9. Reinaldo Müller
    "A oposição vende a proposta como forma de pacificar o país, “mas, do jeito que está, seu efeito será o oposto”, aponta Fico. Segundo ele, a concessão da maioria das anistias não se deu por ingenuidade, e sim pelo temor dos que estavam no poder de que duras penas não seriam respaldadas pelas Forças Armadas, atiçando a instabilidade política. “
    Os militares se viciam no Poder. Eles não largam. A oposição é ingênua. Os militares não admitem a menor contrariedade aos seus propósitos. Quero ver tirar eles do Poder.
    Ditadura militar é uma coisa ultrapassada para nós, civis, mas para eles, os militares, é tudo o que eles querem. Bolsonaro empregou muitos deles com altos salários no seu governo, e eles foram "picados" pela abelha da hashtag#grana. Querem retornar.

    ResponderExcluir
  10. Marilia Reis Costa
    #SemAnistia
    #SemAnistiaPraGolpista
    #CongressoInimigoDoPovoBrasileiro
    #extremadireitaecentrãonuncamais
    #AbaixoaPECdablindagem
    #hugomottaelirasãoosculpadosdetudo

    ResponderExcluir
  11. Eduardo Monte
    Não à anistia !!!
    Não à pec da blindagem !!!
    Não à dosimetria !!!
    Um réu foi condenado a 5 anos.

    ResponderExcluir
  12. Eltonadaopinheirodossantos Santos
    Sites aí são sábios

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trump é o Hitler do século 21

Gonet confraterniza com bolsonaristas

Lá vem o Plebiscito Popular Nacional